AnálisesNintendoPCPlayStationSlideXbox

LEGO Star Wars: A Saga Skywalker | Review

Eu sou muito fã de Star Wars. Desde muito criança, a franquia sempre me encantou. E bem, isso não seria diferente com os jogos. LEGO Star Wars: A Saga Skywalker é um jogo da Warner Bros. GamesTT Games, The LEGO Group e Lucasfilm Games, que estará disponível para Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo SwitchPC, via Steam nesta terça-feira, 5. Contudo, nós do Pizza Fria adiantamos para vocês uma análise antecipada! Confira todas as nossas impressões da junção de dois sucessos em um jogo: LEGO e Star Wars!

Uma aventura com a marca LEGO

Como eu disse na preview de LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, os jogos LEGO contam com algumas marcas registradas. As que mais me encantam e divertem certamente são a jogabilidade, com seus blocos e pecinhas, e o senso de humor leve para recontar histórias conhecidas como a da saga dos Skywalker. E LEGO Star Wars: A Saga Skywalker não deixou nada a desejar nestes pontos, mantendo uma jogabilidade leve e divertida, além de uma série de acontecimentos divertidos, contando a história dos nove filmes da saga de uma forma dinâmica para fãs e novatos no universo Star Wars.

Porém, ao contrário do que possa parecer, esta aventura LEGO nos coloca para além de um modo focado apenas na narrativa dos filmes, permitindo aos jogadores explorarem diversos mapas e planetas, além de missões secundárias para liberar diversas bonificações. Isso aumenta significativamente a sobrevida do jogo, pois os nove capítulos duram cerca de 17 a 22 horas, se seguidos de maneira a desconsiderar as missões secundárias e a exploração. Ou seja, há muita coisa a ser explorada nesta galáxia muito, muito distante…

LEGO Star Wars A Saga Skywalker 1
O espaço é o limite! (Imagem: Divulgação)

Outro aspecto que é incrível no jogo é a variedade de personagens, que incluem desde os divertidos droides R2D2 e C3PO, até vilões como Darth Maul e Boba Fett. Poder controlar uma enorme variedade de personagens de toda a franquia é uma experiência divertida e prazerosa. Junto ao humor típico dos jogos LEGO, tudo fica ainda mais tranquilo, até mesmo em alguns momentos que contam com pequenos (e fáceis, convenhamos) quebra-cabeças. Ao finalmente jogar LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, confirmo uma percepção obtida ainda nos vídeos de gameplay, colocando o jogo como uma homenagem nostálgica e, ao mesmo tempo, uma porta de entrada para padawans ou younglings conhecerem este vasto universo.

Desta forma, acredito que LEGO Star Wars: A Saga Skywalker tenha sido um título feito por fãs. Isso fica perceptível na maneira em que os episódios são levemente recontados, colocando nós, jogadores, no meio de acontecimentos icônicos da saga. E como um fã de jogos e de Star Wars, adoro a ideia de estar dentro da ação, que é bem guiada e leve, diferentemente de jogos com a densidade de, por exemplo, um soulslike. Mas é claro, não dá pra comparar, pois a proposta de LEGO Star Wars: A Saga Skywalker é a de ser justamente um jogo leve e simples, onde o objetivo é se divertir sem se preocupar com perder vidas ou coisas assim.

LEGO Star Wars A Saga Skywalker 1
Reviva momentos épicos da franquia no melhor estilo LEGO. (Imagem: Divulgação)

A jogabilidade

Uma das partes mais gostosas de LEGO Star Wars: A Saga Skywalker é a jogabilidade, que nos permite explorar e batalhar em terra, nos céus e, obviamente, no espaço. Como dito anteriormente, a variedade de personagens e naves é prazerosa e, mesmo que não variando tanto a jogabilidade, nos fazem querer explorar cada personagem e suas respectivas habilidades e, em paralelo, os planetas e suas peculiaridades, além de, claro, seus bônus e desafios. O trabalho em equipe entre os personagens ao longo da história também é interessante, pois cada um conta com habilidades específicas que se complementam, servindo para uma série de fatores como atingir locais difíceis, dar golpes poderosos, etc.

Com esses detalhes, cada personagem se torna único, mesmo que os comandos de ataque e defesa não sejam tão diferentes. Aliás, no jogo não há tantos desafios que nos obriguem a se preocupar tanto com tais aspectos. A ideia geral é quebrar tudo para recolher pecinhas de LEGO ao redor do mapa, explorar bastante, destruir o máximo de inimigos e escolher se vale a pena seguir a história ou rodar os mapas atrás de novidades e mistérios. E acredite, os planetas apresentam uma boa variedade de coisas para se fazer e lugares secretos para serem descobertos…

LEGO Star Wars A Saga Skywalker 1
As cutscenes são muito boas em LEGO Star Wars: A Saga Skywalker. (Imagem: Divulgação)

Poder fazer certos upgrades nos personagens também é uma forma de mudar a jogabilidade e conseguir certos benefícios como correr mais rápido ou aumentar um determinado golpe. Isso permite uma certa customização, que pode ser feita também ao escolher – e até mesmo encontrar no mapa – algumas skins, como a roupa de um Stormtrooper que foi derrubado.

Vale a pena comprar LEGO Star Wars: A Saga Skywalker?

Como fã e jogador, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker me proporcionou ótimos momentos, que inclusive me fizeram ver o quão pode ser jogar algo mais “light”, mesmo preferindo jogos com uma pegada mais “séria”. Revisitar a história de uma de minhas franquias favoritas com todo esse estilo bem humorado de LEGO foi incrível. Melhor ainda foi poder fazer isso com um belíssimo trabalho áudio, que inclusive conta com a dublagem totalmente em português do Brasil, um dos pontos mais interessantes que pude perceber.

Sobre gráficos, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker, como o próprio nome diz, não oferece coisas ultrarrealistas, focando em mostrar como seria a saga feita de… LEGO, óbvio. Porém, é de se ressaltar aqui a qualidade da iluminação e dos reflexos em diversos mapas, coisa que agrega mais beleza a um jogo colorido e muito bem polido.

Concluindo, LEGO Star Wars: A Saga Skywalker é um jogo realmente é mais infantilizado, mas que pode render boas risadas e lembranças dos filmes. Além disso, pode ser um título que convencerá aos mais jovens a darem uma chance aos filmes de uma das franquias mais consagradas do cinema mundial. De qualquer maneira, a diversão é garantida!

*Review elaborada no PlayStation 5, com código fornecido pela Warner Bros. Games.

LEGO Star Wars: A Saga Skywalker

8.5

História

8.5/10

Jogabilidade

8.5/10

Gráficos e sons

8.5/10

Extras

8.5/10

Prós

  • Todos os nove filmes da saga Skywalker
  • Variedade de personagens jogáveis, planetas e mapas
  • Excelente dublagem em português brasileiro
  • Feito com carinho para fãs de Star Wars

Contras

  • Jogabilidade pode ser infantil para alguns
  • História é recontada de forma meio rápida

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.