Fire Emblem Engage | Review
Sendo o 17º game da franquia principal de jogos de estratégia com movimentação sobre tiles da Intelligent Systems Co., Ltd, desenvolvedora afiliada com a Nintendo, responsável também pelas séries Advanced Wars e Paper Mario, Fire Emblem Engage foi lançado no dia 20 de janeiro deste ano exclusivamente para o console híbrido da Big N.
Sem dúvidas, um dos pontos fortes encontrados em Fire Emblem Engage é conquistar os jogadores veteranos pela nostalgia. Junte-se aos lendários heróis dos jogos anteriores, invoque-os com o poder dos anéis dos emblemas, aprenda suas habilidades e una-se a eles para aumentar seus poderes.
E apesar da forte premissa para atrair a atenção dos jogares com os antigos heróis e a adição do sistema engage nas batalhas, será que a Intelligent Systems acertou mais uma vez na fórmula de Fire Emblem com Engage? Já sabe né amigão? Pega lá aquela pizza de ontem e vem conferir comigo em mais uma análise do Pizza Fria!
Após mil anos, o dragão divino desperta
Fire Emblem Engage se passa no continente de Elyos, dividido e governado por quatro diferentes reinos. Firene é o reino da Abundancia, Brodia o reino do Poder, Elusia, é o reindo do Conhecimento e Solm é o reino da Liberdade e além deles, a Terra de Lythos o lar dos Dragões Divinos e Gradlon, domínio do Dragão Caído, um lugar condenado a ruínas.
Esses quatro poderosos reinos, juntaram suas forças e com a ajuda dos espiritos de heróis lendários conhecidos como Emblems, lutaram em uma grande guerra, derrotaram e aprisionaram o terrível Dragão Caído, Sombron.
Mil anos se passaram e o selo que prende Sombron, está prestes a se romper. Sendo assim, o Dragão Divino desperta de seu longo sono, tendo como missão, recrutar aliados e obter os 12 anéis que contém a alma dos poderosos guerreiros Emblems, espalhados pelos quatro reinos de todo o continente.
O início de uma grandiosa jornada
Ao iniciar a campanha de Fire Emblem Engage, podemos escolher entre jogar com um personagem do sexo masculino ou feminino, alterar seu nome, que vem pré ajustado como Alear, e a data de nascimento. Porém, não temos nada além disso e personalizações mais completas como por exemplo, olhos, cabelo ou boca, ficaram de fora.
Quanto aos modos de dificuldade, Fire Emblem Engage conta com três distintos: Normal, mais voltado para os jogadores novatos e os intermediários, difícil, para os experientes e o em tradução livre, enlouquecedor, que é um modo muito difícil, direcionado a jogadores que buscam real desafio.
Além da dificuldade, podemos escolher entre modo casual ou clássico, sendo que no casual, os soldados mortos em combate irão bater em retirada e retornar curados para a próxima batalha. Já no modo clássico, os soldados mortos em combate serão perdidos para sempre. Por fim, é possível escolher entre permanecer conectado ou offline, basicamente para enviar informações para um Ranking, onde é possível saber quais unidades estão sendo mais recrutadas em fases específicas.
Apresentando os 12 Emblems
Os Emblem Rings de Fire Emblem Engage são poderosos anéis que contém a alma de antigos heróis lendários, e somente os membros da família real dos Dragões podem conjurá-los. Sendo assim, durante toda a jornada, Alear deverá encontrar um total de 12 aneis para derrotar o Dragão Caído, e cada um deles nos garante habilidades e fusões diferentes.
- Marth se encontra no anel do Rei Herói, ele ataca rapidamente e repetidamente, dominando os inimigos com uma graça ágil, além de tornar mais fácil a tarefa de esquivar de ataques.
- Celica no anel da princesa carinhosa, possui poderosos ataques mágicos e nos é um recurso valioso contra inimigos corrompidos, uma vez que a habilidade de sincronização Holy Stance, reflete parte do dano recebido desses inimigos.
- Sigurd no anel do Cavaleiro Sagrado, sua mobilidade excepcional permite que se mova pelo campo de batalha com facilidade e sua habilidade de sincronização Canter permite que a unidade se mova mais uma vez, mesmo após o ataque.
- Leif no Lorde Sábio, é um emblem muito habilidoso com uma grande variedade de armas, o que permite que ele se adapte a qualquer situação de combate. A habilidade de sincronização Arms Shield reduz o dano recebido quando o usuário tiver vantagem no sistema de triangulação de arma.
- Roy no anel do Jóvem Leão, seus excelentes ataque e defesa, o tornam adequado para as linhas de frente. A habilidade Hold Out permite que uma unidade sobreviva à maioria dos combates com 1 ponto de vida.
- Lyn fica no anel da Senhora das Planícies, e se destaca lutando sem dar a seus oponentes a chance de contra-atacar. A habilidade Alacrity, permite que uma unidade mais rápida do que um inimigo siga antes mesmo do contra-ataque.
- Eirika no anel dos Gêmeos Azure, ela pode trocar com seu irmão gêmeo Ephraim, para se adaptar a diferentes situações e sua habilidade de sincronização, a Lunar Brace faz com que o dano causado seja proporcional à defesa do inimigo.
- Ike no anel do Herói Radiante, os ataque e defesa de Ike aumentam à medida em que o poderoso herói sofre dano. A habilidade de sincronização Resolve aumenta a defesa e a resistência do personagem à medida em que o ponto de vida diminui.
- Micaiah no anel da Donzela da Aurora é a especialista em magias de cura. Com sua habilidade de sincronização Cleric, qualquer unidade pode usar cajados, independentemente da sua classe.
- Lucina no anel da Princesa Exaltada, seu poder é colaborativo, sendo assim, ela fica mais forte quando luta perto de seus aliados. A habilidade de sincronização Dual Strike capacita o usuário a participar de ataques em cadeia, independentemente do tipo de unidade.
- Corrin no anel do Ponto Crucial do Destino, pode restringir o movimento dos inimigos criando terrenos para controlar o ritmo da batalha. Sua habilidade de sincronização Dragon Vein adiciona efeitos de terreno com base no tipo de unidade do usuário, enquanto limpa a mesma área de qualquer chama ou miasma.
- Byleth no anel do Instrutor, o talento para a ensinar aumenta as estatísticas dos aliados e os guia para a vitória. A habilidade de sincronização Divine Pulse às vezes converte ataques perdidos em acertos.
A clássica movimentação sobre tiles que nunca erra
Como nos outros jogos da série principal de Fire Emblem, Engage é um jogo de estratégia com movimentação sobre tiles, ou seja, devemos selecionar nossas unidades pressionando o botão A sobre elas, e assim, escolher com o analógico esquerdo ou as setas do direcional, a área de movimentação dentro dos azulejos azuis, que irão variar de acordo com o campo de movimentação de cada personagem.
Ainda no turno de movimentação, atente-se ao local onde irá posicionar seus personagens, pois fará total diferença durante o combate. Uma unidade posicionada em uma moita por exemplo, possui vantagem de esquiva, porém, sofre penalidade no quesito deslocamento, inundações ou lugares areia movediça com outros exemplos que irão atrapalhar seu movimento.
Após o turno de movimentação, iniciamos o turno de ação e uma lista de comandos de ações como atacar, usar itens, trocar itens com aliados, esperar, dentre muitos outros, que irão variar de unidade, irão aparecer. Após a movimentação de todas unidades do jogador, o turno do inimigo é iniciado.
Um grande diferencial em Fire Emblem Engage é justamente o Engage Meter, ou, medidor de empenho, em tradução livre. Quando essa barra encher, sua unidade será capaz de se fundir com seu Emblem e jogar sincronizado com ele, ganhando mais força, habilidades e ataques especiais por três turnos.
Dentre as vantagens de se fundir com seu emblem, está o Engage Attacks, que são poderosos ataques que sua unidade poderá usar, mas apenas uma única vez a cada fusão. Além disso, essas unidades que lutam ao lado de Emblems, ganham pontos de experiência para aumentar seus vínculos, podendo adquirir para si, habilidades transmitidas pelos emblems.
Fire Emblem Engage nos presenteia com um sistema de combate simples em batalhas realmente desafiadoras e recompensadoras e no final de cada um dos estágios, podemos andar e explorar livremente os cenários procurando por tesouros, adotar animais e enviá-los a Somniel e conversar com nossos aliados para explorar ainda mais as motivações pessoais de cada unidade.
Bem vindo ao paraíso
Somniel fica localizada no céu de Elyos e abrigar uma enorme variedade de instalações. Ela é nossa base de operações e possui as mais diversas atividades para que possamos nos preparar para as próximas batalhas e fortalecer os laços com outras unidades.
Dentre os locais encontrados em Somniel estão:
- My Room, um local confortável para dormir, mas onde também é possível alterar a dificuldade do jogo ou relembrar os diversos acontecimentos passados. Podemos na opção “Reminisce” rever todas as cenas passadas tanto das missões principais quanto secundárias e escutar as músicas do jogo.
- Café Terrace, peça um café para beber e relaxar com os amigos na cafeteria mais badalada de Somniel. Os cafés garantem melhoria em atributos para próxima batalha, que variam entre força, destreza, magia, resistência e velocidade, além de fortalecer os laços com seus aliados. Ainda no café podemos explorar o quadro de avisos, onde podemos fazer doações para os reinos, a fim de obter mais recursos e recolher os fragmentos de vínculo, no quadro de conquistas.
- Câmara do Anel, lugar de descanso onde os Emblem Rings ficam guardados. É possível aqui, utilizar os fragmentos de vínculo para adquirir habilidades específicvas dos Emblems, criar anéis de vínculo, à partir dos poderes dos 12 aneis dos guerreiros, fundir esses anéis de vínculo, polir os aneis e fortalecer armas com materiais adquiridos nos Trials.
- Arena é um local de treinamento, fique à vontade para usar se estiver passando dificuldade durante as missões, as batalhas são 1 contra 1 e automáticas, é um ótimo local para ganhar experiência e onde você poderá também fortalecer vínculos com seus Emblems.
- Praça central é onde fica o portão principal de Somniel, local onde encontramos as lojas e temos acesso para praticamente todos os outros locais.
- Área da piscina é um local perfeito para relaxar entre as batalhas e onde você encontrará o mercado o mercado de pulgas, contendo presentes, varas de pesca e outros itens.
- Pomar que como o próprio nome explica, é um belo pomar onde podemos colher frutas que nos servem de ingrediente para os lanches no Café Terrace.
- Temos também um lago para percar peixes e outras criaturas em um divertido mini game de pesca para quebrar o ritmo das duras batalhas.
- Pátio de treinamento, é um jardim onde podemos treinar para chegar mais fortes na próxima batalha. Aqui teremos o treinamento de força que vai variar de flexões, e garantem um boost de força para próxima batalha, abdominais que nos garantem um boost de vida e agachamento, para bosst na destreza. Além disso, o mini game Wyvern Ride está nesta área, uma espécie de on rail shooter, onde você precisa mirar e quebrar alvos para adquirir pontos.
- Além dessas áreas teremos o curral, onde ficam os animais adotados em toda Elyos, a gruta, lar do simpático e dócil amiguinho Sommie, que você deve alimentar e acariciar periódicamente, o cume de observação e a torre dos desafios.
- A torre dos desafios por sua vez é um local onde você realmente colocará em teste suas habilidades em estágios que serão realmente desafiadores. Três tipos de desafios nos são ofertados, o Tempest Trial, onde você deverá encarar diversas batalhas consecutivas, Relay Trial onde poderá jogar cooperativo online com outros jogadores e por fim o Outrealm Trial onde será possível desafiar online outros jogadores utilizando exércitos e mapas editados.
Por fim, Somniel é um lugar riquíssimo em atividades e sem dúvidas você passará inumeras horas por aqui. O fato do game conter um modo de jogo online cooperativo e jogador contra jogador, onde ainda por cima é possível personalizar estágios e criar campos de batalha, fez com que o fator replay do jogo seja praticamente infinito e foi outro grande acerto da produtora.
O incrível trabalho audiovisual em Fire Emblem Engage
Fire Emblem Engage é um jogo lindo e rico em cada detalhe. Todos os estágios são extremamente bem coloridos, detalhados e ambientados, as animações nas batalhas são de longe as melhores em toda a franquia, além do jogo rodar sem quedas de quadro e fluindo muito bem no console híbrido da Nintendo.
Quanto às músicas e efeitos sonoros, sem dúvidas são um show à parte e como de costume na franquia, se encaixam perfeitamente à toda ambientação. Além disso, o melhor de tudo é que você tem a opção de ficar curtindo essas belíssimas composições de Yuka Tsujiyoko em Somniel no seu quarto ou na Music box do Café Terrace.
Vale a pena jogar Fire Emblem Engage?
Apesar de já ser um fã de longa data da série, confesso que Fire Emblem Engage me surpreendeu. O game é lindo e suas animações estão extremamente bem feitas, a dublagem com localização para o inglês conseguiu ficar tão boa quanto a japonesa, as músicas continuam lindas e cativantes e o game possui estágios realmente desafiadores.
Então sim, sem dúvidas Fire Emblem Engage é um prato cheio para todos os fãs de jogos de jogos estratégia. É difícil, se jogado ao menos no normal e em modo clássico, possui diversas missões da campanha principal e muitas outras secundárias, além de um modo online que vai deixar o fator replay praticamente infinito.
Além disso, Engage conta com diversos mini jogos para quebrar a gameplay e ainda nos deixa livre para andar e explorar livremente os cenários. Fire Emblem Engage foi lançado exclusivamente para Nintendo Switch e está disponível na Nintendo eShop do Brasil por R$ 299,00 na versão padrão, e R$ 448,00 com o passe de expansão.
*Review elaborada com código fornecido pela Nintendo.