Kraino Origins | Review
Kraino Origins é o jogo de um homem só. Totalmente desenvolvido por Angel Dorantes da Gametomic, e publicado pela Elden Pixels, o game que já está disponível para o PC, via Steam, desde setembro de 2022, chega hoje para o console híbrido da Big N, o Nintendo Switch.
Kraino Origins é um jogo de ação em plataforma com progressão lateral, bem no estilão retro mesmo, com foco em combates rápidos corpo a corpo e exploração, onde você deverá buscar por aprimoramentos e novas armas secundárias para auxiliar Kraino em sua jornada.
Explore um mudo habitado por ghouls, fantasmas, esqueletos e todos os tipos de monstros e ajude Kraino, a combater o mal que o criou. Como será que a essa jornada foi adaptada ao Nintendo Switch? Já sabe né meu amigo, da aquela pausinha na jogatina aí, da aquela corrida na cozinha, prepara o cafézinho, pega a pizza de ontem e vem conferir em mais uma review antecipada do Pizza Fria!
Aventure-se em outro mundo
Em uma terra distante, o terrível Dr. Batcula criava um exército nefasto com todo tipo de monstros. Porém, uma de suas criações, o esqueleto guerreiro Kraino, permaneceu na morte, uma força do bem. Agora, cabe ao heroico esqueleto, usar todo o seu poder do mal para combater fogo contra fogo.
Assim, ele viajará pelo mundo, enfrentará senhores nefastos, descobrirá novas armas e deverá transpor diversos desafios para derrotar seu maléfico criador, o Dr. Batcula.
Ajuste sua experiência antes de começar
No menu definições, encontrado na tela inicial de Kraino Origins, podemos ajustar volume da música e efeitos sonoros, alternar entre quatro paletas distintas de cores, e deixar com a tela esverdeada, como um portátil dos anos 90, por exemplo, e ativar ou desativar o modo plus, que oferece melhorias significativas na iluminação dos cenários. Além disso, Kraino Origins pode ser jogado em seis idiomas diferentes, incluindo o português do Brasil. Por fim, também podemos mexer nos comandos que são totalmente personalizáveis.
Os comandos que vem por padrão no game são realmente bem simples, responsivos e intuitivos, com analógico esquerdo ou setas direcionais, movimentamos Kraino, pressionar o botão B o faz pular, enquanto Y lança um ataque e para cima e Y o faz girar sua foice, usada para atacar e proteger dos projéteis inimigos. Já o botão X fica responsável por usar as armas secundárias, apertar A enquanto estiver no ar, faz um ataque para baixo, enquanto os botões superiores L ou R alternam entre projéteis. Por fim, os botões +, abre o inventário e -, abre o menu de definições do jogo.
Bem-vindo de volta ao mundo dos mortos
Kraino Origins é um jogo de plataforma com fortes inspirações em Castlevania e Shovel Knight, e pela arma do herói, arrisco a dizer que ainda mais inspirado na expansão Specter of Torment, onde também controlamos um guerreiro com uma foice. Não é um game longo e possuí um total de 14 estágios, divididos em 8 fases principais, que contam com pontos de checagem e um chefe no final, e as 6 fases de desafio, que não possuem chefes e nem pontos de checagem, ou seja, você precisa vencer o desafio do início ao fim sem morrer.
Em cada uma das fases principais do game, deveremos sempre explorar cada canto, para encontrar os três fragmentos de crânio escondidos, que juntos, aumentam o ponto de vida do personagem, 1 crânio azul, que aumenta o ponto de magia e Kalcimore, um vendedor de armas onde encontraremos as armas secundárias.
Durante os estágios principais, nos deparamos com paredes falsas que nos revelam passagens secretas, já as fases de desafio são menores, porém, realmente mais desafiadoras. No geral, elas não têm passagem secreta, a não ser as que contém baús de tesouro mesmo, porém, um crânio verde, usado para melhorar as armas secundárias, estará aguardando Kraino no final de cada uma delas.
Kraino possui um arsenal variado para lutar contra o mal
Além da foice, arma primária usada por nosso protagonista esquelético, em Kraino Origins contamos com mais 6 poderosas armas secundárias variadas que podem ser aprimoradas.
- A bola de fogo como o próprio nome sugere, conjuramos uma bola de fogo que ataca em linha reta. Com upgrade ela vira a Superbola de fogo, maior e mais poderosa, atravessa paredes para queimar os inimigos.
- O Machado é jogado para o alto e alcançar lugares difíceis de acertar, é bem semelhante ao que temos nos jogos da franquia Castlevania. Com seu upgrade, ele passa a ser o poderoso Machado de Gelo, muito útil, uma vez em que além de ferir, congela temporariamente os inimigos.
- A bomba é uma garrafa explosiva que cria uma pequena parede de fogo, mas com a sua melhoria, passa a ser a Superbomba, uma grande bomba que explode e espalha pequenas chamas ao redor dos inimigos.
- A Bola de Espinhos é uma bola de ferro com fincos que quica pelos cenários, com a melhoria ela vira a Superbola de Espinhos, que quica e causa uma dor fedorenta.
- O Bumerangue de Ossos é literalmente um bumerangue feito de ossos, com upgrade ele é o Superbumerangue de Osso e fica maior e mais forte.
- Por fim, o Escudo Ecto, que como o próprio nome sugere, é um escudo de almas ligeiramente irritadas que protege o herói. Com seu upgrade ele passa a ser o Superescudo Ecto, com almas muito irritadas que te protegem Kraino e ferem os inimigos que as tocam.
Belíssimo trabalho em píxel-art de Kraino Origins
Kraino Origins fica ainda mais incrível quando você lembra que ele foi desenvolvido por apenas uma pessoa, Angel Dorantes. Sim, ele mesmo é quem foi o designer gráfico, programador e responsável pelo áudio do jogo. Sendo assim, é importante destacar que Dorantes fez um incrível trabalho em pixel-art e garantiu a Kraino Origins, cenários ricos em detalhes com belíssimos efeitos de iluminação e modelagem de inimigos e personagens muito bem construídos.
Quanto ao desempenho, o game roda extremamente bem tanto no modo dock, quanto em portátil, e independentemente do Modo Plus estar ativo ou não, o jogo não trava em momento algum, não apresentou nenhum bug e nem gargalo. Quanto ao áudio, as batidas sintetizadas das músicas em chiptune do game são realmente boas e dão um tom sombrio à frenética jornada do esqueleto.
Vale a pena jogar Kraino Origins?
Sem sombra nenhuma de dúvidas que sim! Apesar de ser um game curto e que pode ser totalmente completado em cerca de três horas, Kraino Origins bebe da fonte de excelentes franquias como Castlevania e Shovel Knight, o que é ótimo, uma vez em que possui elementos de plataforma muito bem definidos, belíssimos gráficos pixelados, composições musicais muito bem elaboradas, nível de dificuldade equilibrada, apesar de não poder ser ajustada, além de estar muito bem localizado para o português do Brasil, com localização feita pela galera da Level UP Translation.
Além disso, essa bela obra pixelada está sendo vendida a uma bagatela de R$ 38,49 na Nintendo eShop do Brasil para o Nintendo Switch e pelo mesmo valor na Steam, caso você queira jogar no PC.
*Review elaborada no Nintendo Switch, com código fornecido pela Elden Pixels.