Cyber Citizen Shockman 3 | Review
Cyber Citizen Shockman 3: The Princess from another world é um jogo de ação em plataforma com perspectiva em 2D, originalmente lançado e publicado pela nipônica Masaya Games, empresa que seria responsável posteriormente pela série de RPG tático Langrisser, para o PC Engine CD-ROM em 1992, mas apenas no Japão. Eis que mais de 30 anos após o lançamento do game original, a Ratalaika Games e a Shinyuden trouxeram o game ao ocidente.
Curta diversos níveis em estágios de plataforma e tiro com rolagem lateral, lute contra chefes poderosos, sozinho ou em cooperação com um amigo no modo para dois jogadores, aproveite a nova galeria de imagens e os recursos práticos de emulação como retroceder, avançar, salvar e carregar o jogo, selecione entre o texto original em japonês ou aproveite o jogo com a nova localização para o inglês.
Então, quer descobrir como essa joia dos anos 90 se saiu no console híbrido da Nintendo? Pois bem, já sabe, não é? Faça uma pausa rápida no jogo, vá até a cozinha, prepare aquele café fresquinho para esquentar o coração, pegue a pizza quatro queijos na geladeira e venha desfrutar comigo de mais uma análise do Pizza Fria!
Quase merecidas férias
Quando Sonya, originalmente Kyapiko na versão japonesa do jogo, ganha um grande prêmio na loteria, ela e Arnold, conhecido como Tasuke no Japão, proporcionam um “merecido descanso” ao professor e viajam para uma ilha tropical ao sul para desfrutar de férias merecidas no paraíso azul. No entanto, eles mal sabem que, subitamente, esse paraíso perfeito está prestes a se transformar em um inferno quando uma misteriosa nave espacial aparece para atacar a cidade.
E assim, nossos heróis, Arnold e Sonya, incapazes de permanecer parados enquanto o caos se instaura, transformam-se rapidamente em Shockman para combater esse novo e enigmático adversário!
Jogabilidade anos 90
Como mencionado, Cyber Citizen Shockman 3: The Princess from Another World é um jogo de ação e plataforma 2D que inclui fases no estilo shooter. Embora a maioria dos estágios avance lateralmente, há momentos intensos de progressão vertical. Os controles são simples, intuitivos e responsivos.
O PC Engine da NEC tinha apenas dois botões em seu controle original, o que simplifica a jogabilidade. Você tem um botão de ataque que, ao ser pressionado, faz o herói disparar um projétil poderoso, e outro para pular. No novo jogo, segurar o botão “+” abre o menu, ZL retrocede e ZR acelera o jogo.
Desempenho e audiovisual no Nintendo Switch
Durante toda a minha jogatina, não encontrei problemas de progressão no jogo, sem bugs ou gargalos que prejudicassem minha experiência. No entanto, em algumas animações, apesar de ser claro que os personagens estavam dialogando, não havia som de vozes ou música, e até as legendas falharam, fazendo-me perder parte significativa da história.
Em relação ao aspecto audiovisual, Cyber Citizen Shockman 3: The Princess from Another World oferece o que de melhor os consoles de CD podiam proporcionar naquela época. De fato, crianças, em 1992, essas impressionantes cutscenes animadas, com dublagem em japonês e músicas instrumentais repletas de sons de bateria e sintetizadores que vocês experimentarão neste jogo, eram consideradas revolucionárias. Além disso, é importante destacar que a nova versão conta apenas com legendas em inglês e japonês, deixando de fora outros idiomas.
Os conteúdos extras da nova versão
Cyber Citizen Shockman 3: The Princess from Another World oferece uma vasta gama de conteúdos extras em comparação com o jogo original, e a Ratalaika Games esmerou-se em aprimorar a experiência para os novos jogadores. Antes de começar a jogar, é possível acessar o menu de configurações para ajustar detalhadamente os comandos, como os botões de saltar, atacar, rebobinar ou acelerar, além de aplicar filtros para melhorar a imagem, ajustar a tela para 4:3 ou pixel perfeito, e adicionar efeitos como CRT ou brilho de arcade, todos personalizáveis ao gosto do jogador.
Também é possível habilitar truques, como tornar o herói invencível, ativar golpes que derrotam inimigos e chefes com um único ataque, desbloquear o modo bônus, normalmente acessível apenas após concluir o jogo, ativar o modo de depuração sem código e até escolher estágios específicos, além de alterar a versão do game, a velocidade de rebobinamento e ligar ou desligar as legendas.
Para completar, Cyber Citizen Shockman 3: The Princess from Another World inclui uma galeria esplêndida com a arte do CD original de 1992 do PC Engine, várias ilustrações dos personagens e o manual original completo. É uma verdadeira viagem nostálgica ao passado, apresentada com alta qualidade e a opção de zoom para uma apreciação detalhada.
Vale a pena jogar Cyber Citizen Shockman 3: The Princess from Another World?
Independentemente de ter jogado o primeiro ou segundo Cyber Citizen, é indiscutível que vale a pena experimentar o terceiro título da série Shockman. Ele se destaca como uma excelente escolha de jogo de ação e plataforma, oferecendo diversões variadas na jogabilidade, além de melhorias em relação ao jogo original, conteúdos extras e filtros para adaptar a imagem às TVs modernas. Cyber Citizen Shockman 3: The Princess from Another World vai agradar tanto jogadores casuais quanto os mais dedicados, com recursos que facilitam a progressão para aqueles que desejam desfrutar da história sem grandes desafios.
Cyber Citizen Shockman 3: The Princess from Another World chegou ao ocidente no dia 3 de maio para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.
*Review elaborada em um Nintendo Switch, com código fornecido pela Ratalaika Games.