Samsung Galaxy Z Fold 5 | Review

O aumento da popularidade dos jogos em dispositivos móveis é um fenômeno relativamente recente, mas que já tem um impacto significativo na indústria. Quem cresceu no fim da década de 1990 e no começo dos anos 2000, viu algo que só tinha o famoso jogo da cobrinha se transformar em grandes produções voltadas para diferentes públicos, em especial com a chegada dos smartphones. E é este o tema da review de hoje: o novíssimo Galaxy Z Fold 5, o celular dobrável lançado pela Samsung no dia 26 de julho, no evento Galaxy Unpacked.

À convite da empresa, coloquei minhas mãos no poderoso telefone apenas dois dias após sua revelação global e, desde então, venho fazendo uso intenso dele para minhas atividades diárias, incluindo trabalho e, claro, jogos. E eu te conto tudo o que achei agora, em mais uma review do Pizza Fria!

Conhecendo o aparelho

O Galaxy Z Fold 5 é um celular dobrável que foi lançado no fim de julho deste ano pela Samsung. Ele é o sucessor do Z Fold 4, e traz algumas melhorias em comparação ao seu antecessor, como um novo processador, uma câmera mais poderosa e uma bateria maior. Vamos começar essa análise fazendo um comparativo entre os dois aparelhos.

EspecificaçãoSamsung Z Fold 4Samsung Z Fold 5
Tela interna7,6 polegadas Dynamic AMOLED 2X7,6 polegadas Dynamic AMOLED 2X
Tela externa6,2 polegadas Dynamic AMOLED 2X6,2 polegadas Dynamic AMOLED 2X
ProcessadorQualcomm Snapdragon 8 Gen 1Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
Memória12GB/128GB, 12GB/256GB, 12GB/512GB12GB/256GB, 12GB/512GB
Armazenamento256GB, 512GB256GB, 512GB
Câmera traseira108MP+12MP+10MP108MP+12MP+10MP+10MP
Câmera frontal40MP40MP
Bateria4.400mAh4.500mAh
Sistema operacionalAndroid 13Android 13
Preço oficialA partir de R$ 12.499A partir de R$ 13.999

Como mostram as especificações, o Z Fold 5 é bem semelhante ao seu antecessor. Com pequenas mudanças no processador, na memória, na câmera e no espaço disponível para armazenamento, os dois celulares são bem parecidos, mas apresentam diferenças valiosas no dia-a-dia.

Isso começa porque o Z Fold 5 vem equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, considerado hoje o mais poderoso do mercado. Na prática, significa que o telefone é capaz de rodar qualquer aplicativo ou jogo mobile de hoje sem problemas.

Ele ainda traz uma pequena mudança no conjunto de câmeras, mas que as tornaram mais poderosas. O Z Fold 5 conta com uma câmera principal de 108 megapixels, uma câmera ultrawide de 12 megapixels, uma câmera telefoto de 10 megapixels e uma câmera telefoto periscópica de 10 megapixels. No uso diário, oferece imagens com mais detalhes e cores.

Z Fold 5
Qualidade das fotos do Z Fold 5 trazem muitos detalhes (Imagem: Divulgação)

No entanto, o seu maior destaque, sem dúvida nenhuma é a tecnologia de tela dobrável. Embora tenha exatamente o mesmo tamanho do seu antecessor, o Z Fold 5 ganhou alguns “upgrades”. A primeira é a resistência: garante que ela seja dobrada 200 mil vezes sem quebrar. A segunda é que o vão quando o smartphone está fechado é quase imperceptível agora. A espessura da dobra do Z Fold 4 é de 0,5 mm, enquanto a espessura da dobra do Z Fold 5 é de 0,4 mm. É pouco, mas fez bastante diferença.

Além disso, a dobra do Z Fold 5 é feita de um novo material, o Armor Aluminum, que é mais forte e resistente a arranhões do que o material usado na dobra do Z Fold 4, tornando-o menos provável de danificar, mesmo com tombos e/ou uso pesado.

Galaxy Z Fold 5
A carcaça do Galaxy Z Fold 5 passa uma sensação de ser muito resistente (Imagem: Divulgação)

Além disso, a tela interna é um espetáculo a parte. Com resolução de 1768 x 2208 pixels e taxa de atualização de 120hz, há muita suavidade nos movimentos de transição entre aplicativos e nos jogos e filmes que oferecem mais frames por segundo. Além disso, apesar de ser quase imperceptível, ainda dá para notar, ao tocar, pequenas ondulações na tela interna, o que pode incomodar alguns usuários. A tela externa AMOLED de 6,2 polegadas, que é a principal do telefone, é nítida, com cores vivas e em um tamanho excelente até para multi-tarefas, que falarei mais sobre em seguida. Ela mantém a resolução de 2268 x 832 pixels e também oferece 120 hz de atualização.

Por fim, a bateria! O Z Fold 5 vem equipado com um modelo de 4.500mAh, que é um pouco maior do que a bateria do Z Fold 4. Além disso garantir uma maior autonomia, meu uso diário e intenso do aparelho garantia que a mesma durasse tranquilamente o dia todo, ainda encaixando um tempo para assistir alguma série ou filme no streaming a noite, antes de conectar ao carregador. Um recurso interessante que o aparelho tem é sinalizar, na tela, quanto tempo resta para ser completamente carregado. E isso é muito válido, pois é uma bateria grande e o aparelho já traz, na caixa, um carregador compatível de alta velocidade em USB-C.

O Android 13 no Z Fold 5

O Android 13 é a versão mais recente do sistema operacional para celulares do Google. Ele foi lançado em fevereiro de 2023 e vem instalado de fábrica no Z Fold 5. A experiência de uso é muito boa. O sistema operacional é rápido, suave e responsivo, principalmente ao considerarmos os novos e bem-vindos recursos que ele oferece:

  • Um novo design de interface com um foco maior na simplicidade e na consistência.
  • Melhores recursos de privacidade, como um novo painel que mostra quais aplicativos estão acessando seus dados.
  • Novos recursos de acessibilidade, como um novo modo de tela escura e um novo modo de leitura.
  • Melhores recursos de desempenho, como uma nova otimização de memória e um novo processador de imagem.

No geral, eu fiquei bem satisfeito com com a experiência de uso do Android 13 no Z Fold 5. Meu aparelho principal é um iPhone SE 2020, atualizado com o iOS 16.6 e confesso que fiquei admirado em como o SO do Google evoluiu e está mais fluído em comparação com a última vez que eu o usei com frequência, em 2015.

Alguns dos melhores recursos do Z Fold 5

Um dos recursos que eu mais gostei no Z Fold 5 é sua estabilidade em conexões Wi-Fi. Compatível com Wi-Fi 6E, ele se conecta rapidamente a roteadores compatíveis, e consegue manter uma conexão estável mesmo em casas grandes, onde o sinal costuma oscilar.

Mas isso não é tudo. Pra mim, o que mais me chamou atenção foi a função de multi-tarefas do celular. O Z Fold 5 é ótimo para isso e é possível abrir abrir vários aplicativos e janelas ao mesmo tempo, bastando arrastá-los e soltá-los para organizá-los como desejar. Quem usa o telefone para trabalho, por exemplo, é uma excelente sacada, pois é possível deixar um aplicativo de comunicação aberto ao lado (como WhatsApp, Slack, Telegram) e outro que você use para trabalhar, como Excel, Word e afins.

Uma outra função interessante do Z Fold 5 é o Flex Mode, um recurso que permite usar o celular em um ângulo de 90 graus, seja para fazer chamadas de vídeo, assistir a vídeos ou mesmo usar dois aplicativos ao mesmo tempo. É importante frisar que ele também é compatível com o S Pen, embora eu não tenha realizado este teste. Isso significa que você pode usar o S Pen para escrever, desenhar, editar fotos e muito mais.

Galaxy Z Fold 5
A função multi-tarefas do Galaxy Z Fold 5 é incrível e muito funcional (Imagem: Divulgação)

Uma outra função bem interessante do Galaxy Z Fold 5, que já estava presente em seu antecessor, é o DeX, um recurso que transforma o telefone em um computador de mesa. Isso é ótimo para trabalhar em documentos, navegar na internet ou usar aplicativos. Para usar o DeX, basta conectar seu celular a um monitor ou TV compatível usando um cabo USB-C x HDMI. No entanto, em dispositivos compatíveis, também é possível usar o DeX sem fio, mas isso exigirá uma conexão Wi-Fi forte.

Ainda sobre conexões externas, o aparelho traz o Smart View, que permite espelhar a tela do Z Fold 5 para uma TV ou monitor compatível. Funciona bem para assistir a vídeos, jogar ou fazer apresentações. Para usar o Smart View, é bem simples: basta tocar no ícone Smart View na barra de status e selecionar o dispositivo no qual deseja espelhar a tela.

Por fim, a Samsung vem aprimorando o Quick Share, que permite aos usuários compartilhar arquivos rapidamente com outros dispositivos Samsung. Durante o período de teste, tudo fluiu muito rápido em um notebook Galaxy Book3 Ultra, que também estamos testando para review.

Galaxy Z Fold 5
Dobrado em 90 graus, o Galaxy Z Fold 5 oferece um ganho de produtividade (Imagem: Divulgação)

O Z Fold 5 e seu poder para jogos

Depois de toda a análise do desempenho e características do Z Fold 5, chegou a hora de falarmos sobre o que entendemos mais aqui no Pizza Fria: jogos! E o resultado da minha experiência foi extremamente satisfatório e já dá pra concluir que tive uma das melhores experiências em jogar no celular com ele.

O pacote processador + grande tela + bateria de longa duração + Wi Fi 6E já é um chamativo natural, mas ver isso na prática foi realmente interessante. O Cloud Gaming do Game Pass funcionou perfeitamente, sem lags de conexão, e o tamanho da tela ajuda bastante a dar mais detalhes aos jogos. Até mesmo em títulos competitivos, como FIFA 23, recém disponibilizado no serviço, funcionou bem. Outro serviço que também ficou liso foi o Remote Play com o PlayStation 5. Aqui é importante frisar que o Z Fold 5 oferece compatibilidade nativa tanto com o controle do Xbox, quanto com o DualSense.

Galaxy Z Fold 5
O Z Fold 5 é um excelente aparelho para jogos (Imagem: Divulgação)

Fora isso, em jogos mobile, o telefone também brilha. Jogos que fazem parte do pacote de assinantes Netflix, como OXENFREE, usam todo o espaço da tela interna, o que aumenta muito a imersão em um aspecto 4:3. Chrono Trigger, um dos meus jogos favoritos em todos os tempos, também ficou incrível na tela interna. No entanto, alguns jogos testados, em especial os que devem ser jogados com o celular “de pé”, acabam ficando com barras pretas nas laterais.

Capinha e som

O Samsung Galaxy Z Fold 5 tem um sistema de som estéreo com dois alto-falantes, um na parte superior e outro na parte inferior do dispositivo. Achei que eles são potentes e produzem um som limpo e claro e casam bem com a proposta do smartphone, seja para assistir a vídeos, ouvir música ou jogar. Além disso, ele é compatível com Dolby Atmos, que melhora a qualidade do som, simulando o som surround e criando uma experiência de áudio mais envolvente.

Por fim, uma das grandes preocupações relacionadas ao aparelho é sobre sua proteção. E, sim, o Galaxy Z Fold 5 é compatível com capinha. A própria Samsung oferece uma variedade para ele, incluindo capinhas de couro, de silicone e outras que oferecem proteção contra quedas. O aparelho também já vem, de fábrica, com uma película protetora na tela interna, cabendo ao usuário definir como proteger a tela externa.

Galaxy Z Fold 5
Modelos de capinha, com e sem o S Pen, comercializados pela Samsung para o Galaxy Z Fold 5 (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar o Galaxy Z Fold 5?

Baseado na minha experiência, considerei o Galaxy Z Fold 5 um celular excelente para quem procura um smartphone de alto desempenho, com uma tela grande e uma câmera poderosa. E ainda dobrável, é claro. Ele se destaca em várias áreas e representa uma evolução importante em relação ao seu antecessor, o Z Fold 4. Apesar de ambos serem semelhantes em design e especificações básicas, as melhorias introduzidas no Z Fold 5 o tornam uma opção atraente, principalmente para aqueles que valorizam velocidade e recursos inovadores.

Com um processador mais poderoso, um conjunto de câmeras aprimorado, a tela dobrável e uma gama de recursos únicos, é definitivamente uma compra que eu recomendaria para quem busca mais exclusividade em um celular de alto desempenho. Apesar do preço mais elevado, e de não ser indicado para todos os públicos, é um telefone capaz de agradar diferentes vertentes, seja para uso profissional, jogos ou consumo de mídia.

O Z Fold 5 está atualmente em pré-venda no Brasil por R$ 13.799,00 em seu modelo de 1TB e chegará às lojas nacionais em breve.

*O celular Galaxy Z Fold 5 foi cedido para análise, por empréstimo, pela Samsung Brasil.

Galaxy Z Fold 5

R$ 13.799,00
9.2

Desempenho

9.5/10

Câmera

9.3/10

Telas Dobráveis

9.2/10

Funcionalidades

9.0/10

Bateria

8.8/10

Prós

  • Tela grande e dobrável
  • Bom desempenho
  • Câmera poderosa
  • Bateria de longa duração
  • Design elegante

Contras

  • Não é indicado para quem tem mãos pequenas

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.