Baldur’s Gate 3: as melhores builds do game
Baldur’s Gate 3 é um jogo que exige bastante análise para se criar um personagem, sobretudo por ser um jogo baseado no lendário sistema de RPG D&D. Desta forma, você deverá analisar bem os pontos de cada raça e classe para ver se ambas se encaixam no seu estilo de jogo. Portanto, esta lista trará algumas das builds mais interessantes, mostrando aspectos essenciais de se dominar. Contudo, é interessante de se ressaltar que as builds trazidas abaixo são só algumas opções possíveis e, ao contrário do que era visto em Divinity: Original Sin 2, não há como criar uma classe híbrida. Assim, é essencial que você tente otimizar a criação de seu personagem. Confira todos os detalhes abaixo!
Lista das builds
Clérigo
- Estatística primária: Sabedoria
- Melhores raças: Anão Dourado, Elfo da Floresta
- Melhores habilidades:
- Truques: Orientação, Resistência, Chama Sagrada
- Feitiços: Perdição, Escudo da Fé, Raio Traçante, Palavra Curativa, Infligir Ferimentos
- Melhor subclasse: Domínio da Vida
Um clérigo faz muitas curas, mas elas não são a única habilidade deles em Baldur’s Gate 3, embora seja o que eles fazem de melhor. Supondo que você esteja jogando com um clérigo porque deseja ajudar todos os seus amigos, esta é a build ideal para você. Para aumentar a eficácia de seus feitiços de cura, foque na subclasse Domínio da Vida. Você então tem seus feitiços de cura para manter seu grupo vivo, seus debuffs para impedir que seus inimigos ataquem e seus feitiços de suporte como Escudo de Fé e Resistência. O objetivo desta build em especial é manter todos vivos em todos os momentos.
Guerreiro
- Estatística primária: Força
- Melhores raças: Githyanki, Anão do Escudo (armas de força) Halfling Pé-ligeiro (armas de destreza), Elfo Altaneiro (armas de destreza e INT para conjuração de Cavaleiro de Eldritch)
- Melhor subclasse: Mestre de Batalha
Ao contrário das classes mágicas de Baldur’s Gate 3, você terá poucas opções ao começar como guerreiro, tendo basicamente apenas a sua escolha de arma. No nível 2, você pode escolher uma especialização, focando em seu estilo de arma. Já no nível 3, porém, é quando você pode escolher sua subclasse. Você pode ser um Cavaleiro de Eldritch se quiser, mas a melhor escolha é seguir o caminho do Mestre de Batalha, que permite ataques mais interessantes.
Patrulheiro
- Estatística primária: Destreza
- Estatística secundária: Sabedoria
- Melhores raças: Elfo, Halfling, Drow
- Melhores habilidades: Destruidor de magos, Domador de feras
- Melhor subclasse: Domador de Feras
Como um patrulheiro, você pode ir longe ao fazer amizades com os animais, além de atirar suas flechas em qualquer coisa que o ameace. Quebra-magos concede a você o truque Golpe Certeiro, que lhe dá uma vantagem nas jogadas de ataque contra uma criatura. Tal como acontece com o guerreiro, você também pode dobrar uma arma no nível 2. Para esta construção, escolha Arquearia como seu estilo de luta principal. Além disso, você também pode escolher alguns feitiços como Curar Feridas, Pulo Jump e Andarilho. No nível 3, vá para a subclasse Domador de Feras para completar sua transformação animal.
Ladino
- Estatística primária: Destreza
- Melhores raças: Halfling, Alto Elfo, Drow
- Melhor subclasse: Ladrão
O objetivo do ladino em Baldur’s Gate 3 é simples: usar da furtividade para executar ataques para eliminar os inimigos o mais rápido possível. Nesta classe, você não fará nenhuma escolha até o nível 3. A partir deste nível será possível selecionar. Existem alguns argumentos a serem feitos para Malandro Arcano aqui, mas as outras classes devem cobrir você nessa frente. Em vez disso, geralmente é melhor focar apenas em suas habilidades furtivas e escolher o Ladrão, que recebe uma ação bônus extra a cada turno.
Bruxo
- Estatística primária: Carisma
- Melhores raças: Tiefling, Meio-Elfo, Halfling Pé-ligeiro
- Melhores habilidades:
- Truques: Explosão Mística, Mão de Mago.
- Feitiços: Gargalhada Nefasta de Tasha
- Melhor subclasse: O Grande Velho
O bruxo é outra classe que pode desempenhar vários papéis em Baldur’s Gate 3. Para esta build, é melhor se concentrar em tornar seus oponentes incapazes de lutar e, em seguida, usar a Explosão Mística para eliminá-los. No nível 2, você pode escolher duas Invocações Eldritch – certifique-se de que uma delas seja Explosão Agonizante. Ele adiciona seu modificador de Carisma ao dano de sua Explosão Mística, o que o torna em um personagem muito poderoso. Combine isso com sua capacidade de impedir que os inimigos o ataquem e você se tornará em um grande adversário.
Mago
- Estatística primária: Inteligência
- Melhores raças: Alto Elfo, Tiefling
- Melhores habilidades:
- Truques: Seta de Fogo, Raio de Congelamento, Aperto Chocante.
- Feitiços: Armadura de Mago, Mãos Ardentes, Graxa, Míssil Mágico, Sono, Raio de Bruxa
- Melhor subclasse: Evocação
O mago é, provavelmente, a build mais divertida de Baldur’s Gate 3. Você terá um grande número de opções para escolher a cada novo nível. No entanto, os feitiços acima combinam dano puro com alguns feitiços utilitários. Além disso, sempre use o modo de suspensão. No nível 2, você poderá escolher uma subclasse, Evocação ou Abjuração. A Abjuração é um pouco mais complicada do que a Evocação, mas é difícil superar o maior dano causado pela Escola de Evocação.
Sobre Baldur’s Gate 3
Baldur’s Gate 3 é um RPG da nova geração situado no mundo de Dungeons and Dragons e oferece aos jogadores uma ampla seleção de raças e classes do D&D, ou a opção de criar um personagem original. A trama envolve amizade, traição, sacrifício, sobrevivência e tentação pelo poder absoluto em meio a um conflito entre demônios, divindades e forças sobrenaturais sinistras. Os jogadores podem jogar sozinhos, escolhendo cuidadosamente seus companheiros, ou com até quatro amigos no modo multijogador.
Os jogadores interessados já podem pré-encomendar a edição Deluxe ou a edição de colecionador, ambas disponíveis na PlayStation Store. A edição Deluxe inclui um pacote de canções tocáveis de Bard, uma skin exclusiva de dados, uma bolsa de aventureiro, o download digital da trilha sonora original, um livro de arte e folhas de personagem, além de acesso antecipado de 72 horas ao ato 1 do jogo. A edição de colecionador inclui todos os itens da Deluxe, além de um mapa de pano de Faerûn, um conjunto de folhas de personagem inspirado em D&D, um chaveiro de girino de metal, um pacote Magic: The Gathering e um diorama de batalha de 25cm com o Devorador de Mentes vs. Drow.
Baldur’s Gate 3 já está disponível para PC, via Steam, GOG.com e NVIDIA GeForce Now. Além disso, o título segue com lançamento previsto para PlayStation 5 para o dia 6 de setembro e também está em desenvolvimento para Xbox Series X|S.