Life of Delta | Review

Life of Delta é um jogo de aventura point ‘n’ click inserido em um mundo pós apocalíptico. Uma grande guerra ocorreu, resultando na eliminação de todos os humanos existentes. Agora, os robôs de serviço dominam o mundo, composto também criaturas dos mais variados estilos, desde lagartos , passando por Javalis.

Nosso protagonista, Delta, é um amável e pequeno robô, que tenta sobreviver em um ambiente completamente hostil. Infelizmente o destino de Delta foi cruel, com o mesmo sendo descartado, pronto para ser derretido. No entanto, um salvador aparece! Joe leva Delta para casa e conserta o robô, fornecendo uma nova oportunidade e vida para Delta. Porém, soldados descobriram o ato irregular de Joe e seu destino acaba sendo a prisão. Agora, Delta deve partir em uma missão de resgate do amigo, passando por diversos locais de Megacity, descobrindo pistas e conhecendo novos personagens no processo.

Life of Delta possui potencial necessário para conquistar o público que adora puzzles ou seu formato point ‘n’ click é uma dor de cabeça? Confira o resultado em mais uma análise futurista e robótica aqui no Pizza Fria!

A jornada de Delta

O primeiro impacto que você vai sentir é o visual proporcionado pelo estilo artístico de Life of Delta. A estética adotada reflete bem o mundo em que Delta e demais criaturas vivem, repletas de fumaça, cores compostas por padrões de metal e ferrugem e a atmosfera com iluminações que são um destaque a parte. O segundo impacto será a ausência de uma tradução. Sim. Caso você tenha problema com jogos em inglês e não aceite bem a opção em espanhol como tradução alternativa, esse jogo pode criar dificuldades.

Afinal, estamos lidando com um título onde apontamos elementos no cenário, cujas descrições estão em inglês, passando por uma série de resolução de quebra-cabeças. Com a ausência de um mouse, nosso analógico do controle é o cursor, que funciona bem, apesar de um pouco lento para meu gosto pessoal. Itens estão espalhados pelo cenário, com cada um acionando uma combinação ou ação específica para o avanço de Delta. Alguns objetos no cenário acionam os famosos puzzles (quebra-cabeças) do jogo e esse é o momento em que o título separa os amantes de puzzles em jogos, daqueles que realmente odeiam esquentar a cabeça com esse tipo de desafio.

Life of Delta
O visual e a atmosfera de Life of Delta combinam com o mundo pós apocalíptico. (Imagem: Reprodução)

Os desafios passam por diversas sequencias, desde o hackeamento de computadores, o que pode ocasionar um curto-circuito ou a sequência em que deciframos um código. Os puzzles são variados, com características um tanto quanto…incomuns. As pistas para a solução do puzzle nem sempre são visíveis, somente após inúmeras tentativas e erros de nossa parte.

Puzzles exigem que o jogador desenvolva seu raciocínio lógico, criatividade e a habilidade de resolução de problemas. Outro detalhe importante é o estímulo ao pensamento crítico, onde analisamos a situação, identificamos padrões e encontramos as soluções viáveis. A forma de pensar utilizando a lógica e análise também é útil em diversos momentos na vida real, com o treinamento nesse sentido ajudando a lidar com problemas complexos. Nem sempre as respostas são óbvias e uma abordagem criativa é a melhor solução, com pensamentos “fora da caixa”, explorando possibilidades.

Nesse sentido, Life of Delta será uma excelente ferramenta para o desenvolvimento do jogador. No entanto, sabemos que esse estilo de jogo pode permanecer na biblioteca como um “jogo de Nicho”.

Life of Delta
Observar todos os elementos no cenário é fundamental para a jornada em Life of Delta (Imagem: Reprodução)

Os personagens em Life of Delta

Life of Delta entrega diversos personagens interessantes. Rinocerontes estão vestidos de soldados, temos robôs de diferentes tamanhos e formas, além de outros animais fantásticos. Clicando sobre os personagens, abrimos a possibilidade de um pequeno diálogo com os mesmos, que também fornecem pequenas dicas sobre o que fazer em determinadas situações, orientando o jogador que eventualmente estiver perdido. Os puzzles associados aos personagens geralmente englobam a combinação entre objetos, com puzzles mais acessíveis que os restante.

Os personagens de maior destaque certamente são os demais robôs que surgem na jornada de Delta, onde sua aparência replete o tipo de função que exercem, além de apresentarem personalidades únicas. O robô andarilho que fuma cigarros, o robô cowboy, passando pelo robô que fabrica poções e usa uma capa maneira, todos tornam o universo de Delta e vivo.

A arte conceitual empregada em cada personagem é única, se destacando em contraste com o ambiente. Muitos apresentam pinturas mais coloridas ou adotam cores mais vibrantes. Além disso, detalhes adicionais como a placa, tudo e pistão empregados em sua estrutura são visíveis. Apesar de não falarem e apenas emitirem sons robóticos, cada som possui uma característica distinta, que vão desde do som rouco e ameaçador ao som que soa gentil e profundo.

Life of Delta
Personagens com detalhes incríveis e personalidade. (Imagem: Reprodução)

Andando por Megacity

No quesito jogabilidade e cenários, Megacity é o destaque, com uma abordagem muito mais para a furtividade e a neutralização de guardas. Controlar Delta pode ser desafiador, ainda mais em se tratando do controle do PlayStation e a ausência de um mouse. Muitos dos clicks acabam não agindo de forma responsiva como gostaríamos e delta demora a se movimentar. Ele não é mega rápido, mas também não é uma tartaruga.

A maneira como foi implementada a movimentação de Delta pode soar cansativa com o tempo, e sequer existe um sistema de ajuda em determinados momentos que achei necessário, aumentando minha frustação e acabando com a paciência que, sinceramente, acreditava ter. Nem sempre minhas esperanças eram atendidas e ficava mais perdida que qualquer outra coisa, olhando para a tela em busca de uma luz sobre como interagir com tal objeto no cenário e como movimentar Delta em outro.

Life of Delta
Delta adota diversas abordagens para coletar informações. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar Life of Delta?

Life of Delta é um jogo com personalidade, desafios e notável visual artístico. Porém, não está livre de limitações. A ausência de uma tradução é uma delas, além do gameplay, composto em sua essência de puzzles que não agradam à todos os jogadores atuais. Como resultado, muitos desses mesmos puzzles se perdem em meio ao jogo, sem a necessidade real de existirem naquele momento, soando apenas como uma adição para prolongar a gameplay curta que o título proporciona.

Apesar das características únicas que definem sua essência, Life of Delta teria tudo para brilhar um pouco mais, facilitando a vida de jogadores ocasionais com textos em português e adições de mais dicas em tela para os puzzles “exagerados”. Aguarde uma boa promoção antes de adquirir o jogo.

Life of Delta já está disponível para PC, via Steam, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

*Review elaborada no PlayStation 5, com código fornecido pela Daedalic Entertainment.

Life of Delta

+ R$ 59,99
6.8

História

7.0/10

Gráficos e sons

7.0/10

Gameplay

5.5/10

Extras

7.5/10

Prós

  • Fases pintadas à mão são o destaque
  • Alguns minijogos são bem envolventes
  • Personagens com carisma e personalidade

Contras

  • Sem legendas PT-BR
  • Lentidão no sistema point 'n' click
  • Alguns puzzles desnecessários

Vanessa Lopes

    Gamer raiz, assoprava cartuchos e executava jogos no MS-DOS. Carioca que ama dias chuvosos, gostaria de ser paulista e morar na terra da garoa. Cria conteúdos sobre jogos, tenta dominar dados, porém, super noob em Power BI.