PGA Tour 2K23 | Review

Depois de um ano sem lançar uma nova edição, sendo PGA Tour 2K21 a última, finalmente foi lançado PGA Tour 2K23, mais um ano sob os cuidados da 2K e da HB Studios. Trazendo uma versão aprimorada com diversas novidades, PGA Tour 2K23 segue trazendo o melhor do golfe, um esporte pouco convencional ao público brasileiro. Antes de iniciarmos mais uma análise, vale ressaltar que em 2022, a Electronic Arts também anunciou seu jogo, EA Sports PGA Tour, deixando os fãs do esporte um tanto quanto confusos quanto a questão de licenciamento. De toda maneira, essa rivalidade no mundo dos games de golfe pode ser muito benéfica para nós, jogadores. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

A jogabilidade de PGA Tour 2K23

Ao iniciarmos PGA Tour 2K23, automaticamente somos colocados diante de um tutorial que explica detalhadamente como o jogo funciona. E, seguindo o que foi observado no game anterior, ao jogar no PC, temos a opção de usar dois tipos de controle, podendo dar tacadas com o stick do controle ou pelo mouse. Obviamente, segui jogando no controle, por ser mais fácil e até mesmo cômodo. E a premissa segue como outrora: ao movimentar o stick pra trás e para frente, tal como você faria se tivesse o taco nas mãos, somos convidados a prestar toda a atenção em timing, velocidade e força. Depois disso é só ver a bolinha voar!

E a impressão que tive ao jogar PGA Tour 2K23 é que essas características estão ainda mais difíceis de serem dominadas. Em diversos momentos, bato rápido demais na bolinha, fazendo com que a trajetória seja completamente tirada da expectativa mostrada pelos menus do jogo. Contudo, o lado interessante de PGA Tour 2K23 é que ele se mostra um jogo democrático, oferecendo uma infinidade de opções para tornar a jogabilidade adaptativa ao jogador. É claro, nos modos online a coisa é bem mais complexa, saindo totalmente dessas configurações. Na maior parte das sociedades online, o jogo conta com um nível de dificuldade muito alto. No meu caso, gosto mesmo de disputar contra a máquina.

PGA Tour 2K23
Até Stephen Curry está no jogo! (Imagem: Divulgação)

Assim a curva de aprendizado de PGA Tour 2K23 segue sendo tranquila e até quem não conhece lá muito bem o mundo do golfe consegue se sair bem. Eu, como já estou habituado com a franquia e tantos outros jogos em arcade, não tive muitos problemas a não ser acostumar com o timing de batida na bolinha. Assim, pra fazer essa review, fui adequando o jogo ao meu estilo e nível, o que torna o jogo mais possível de ser jogado e, ao mesmo tempo, desafiador, com rivais cada vez mais arrojados; Tiger Woods está fortíssimo, sendo o garoto-propaganda da vez.

Uma das novidades presentes em PGA Tour 2K23 é a entrada do modo Topgolf, simulando o campo de tacadas presente em Las Vegas. Neste modo, tal como na vida real, os jogadores deverão jogar dez bolas em uma série de alvos destacados de diferentes tamanhos e distâncias, ganhando pontos e MyPLAYER XP ao longo do caminho. Neste modo, é possível jogar sozinho, de maneira local ou online, incluindo partidas privadas e matchmaking, e uma tabela de classificação online mostrará sua posição contra outros competidores ao redor do mundo. É uma adição interessante, mas não conta com a mesma emoção de um percurso de 18 buracos, convenhamos.

PGA Tour 2K23
Tiger Woods está de volta! (Imagem: Divulgação)

Concluindo, PGA Tour 2K23 mantém a qualidade da jogabilidade, sobretudo ao apresentar mais uma vez um tutorial detalhado, mas também apresentando novas opções de configuração e um modo de jogo mais casual. O resto será aprendido ao longo de vários percursos, em que os jogadores conseguirão entender na prática a influência do vento, de cada um dos tacos, tipos de tacadas e outras tantas variáveis deste esporte maravilhoso.

MyPLAYER, MyCAREER e licenciamentos

Em PGA Tour 2K23, poderemos criar um jogador, que pode ser utilizado durante os modos online e offline, contando com um robusto passe de temporada, o Clubhouse Pass, disponível de forma paga e também gratuita, oferecendo muitos prêmios. PGA Tour 2K23 traz ainda mais opções de customização, com roupas e itens de diferentes marcas reais, além de estilos de penteado, modificações faciais e tudo mais. Contudo, vale ressaltar que na parte física, o jogo deixa um pouco a desejar, sendo realmente o destaque desta edição as inúmeras marcas licenciadas. Contudo, essas modificações visuais não aprimoram os stats do personagem. Isso é modificado através de um sistema de habilidades, arquétipos e outros itens como a própria bolinha, que conta com características variadas.

PGA Tour 2K23 traz como capa o lendário jogador Tiger Woods, ausente na versão 2021. Não só ele, mas Justin Thomas, Lexi Thompson, Tony Finau, Lydia Ko, Collin Morikawa, Will Zalatoris, Brooke Henderson e vários outros estão presentes e, como se pode perceber, foram adicionadas jogadoras reais na franquia. E, seguindo a edição anterior, o game apresenta um sistema de rivalidade no MyCAREER que rende itens e outros prêmios aos jogadores. Além disso, o modo segue com um excelente estilo de transmissão e equipe de comentários, que trazem ao game muita imersão, parecendo mesmo uma etapa do PGA Tour.

PGA Tour 2K23
O Topgolf é uma das novidades de PGA Tour 2K23. (Imagem: Divulgação)

PGA Tour 2K23 inclui também 20 cursos licenciados, número que pode ser aumentado futuramente. Como novidades estão percursos como o South Course do Wilmington Country Club, o Renaissance Club e o St. George’s Golf and Country Club. Mas caso você se sinta entediado de jogar as opções oficiais, agora temos em PGA Tour 2K23 o Course Designer, que nos oferece a oportunidade de criar campos e compartilhá-los com o mundo todo.

Incrementando ainda mais no que era visto em 2021, PGA Tour 2K23 traz mais novidades nesses modos e ainda mais desafios para os jogadores. Desta forma, o que era bom, ficou ainda melhor. Aliás, convenhamos… ao não ter outro jogo para rivalizar no mercado, o jogo da 2K nada de braçada sozinho. Assim, como souber aproveitar essa “folga” de um ano na produção de um novo game, conseguiu aprimorar o que era visto antes e entregar um jogo bem gostoso e visualmente bonito, rodando com especificações máximas em uma GeForce RTX 3060 Ti.

PGA Tour 2K23
Outra adição é o Course Designer. (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar PGA Golf Tour 2K23?

Essa é sempre a pergunta de milhões… vale a pena comprar o jogo? Olha, essa é uma resposta extremamente pessoal, sobretudo se analisarmos que este é um jogo de simulação de um esporte pouco conhecido no Brasil. Desta forma, se você é entusiasta, assim como eu, PGA Tour 2K23 é um excelente simulador, trazendo uma infinidade de possibilidades e emoções. Em meu período de experiência, percebi que o game não apresentou bugs e, para melhorar, o desempenho da versão de PC está muito mais otimizado do que em seu antecessor, PGA Tour 2K21.

A jogabilidade continua excelente e os gráficos apresentados estão ainda melhores. A dublagem do jogo, ainda que em inglês, conta com novas linhas de fala, aumentando um pouco a variedade dos diálogos durante as transmissões. Outro ponto que vale ser considerado ao adquirir o game, é a questão das inúmeras possibilidades de customizar o gameplay, enquadrando-se assim aos jogadores mais exigentes e também aos mais casuais, que querem só relaxar enquanto andam pelos variados percursos licenciados, que são lindíssimos.

Lançado para Xbox Series X|S, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4 e PC, via Steam, PGA Golf Tour 2K23 segue reinando sozinho no mundo do golfe virtual. Todavia, vale citar que a edição mais barata do game está custando em torno de R$ 300,00 que, embora seja o preço padrão dos lançamentos na atualidade, segue sendo altíssimo, algo que afasta demais os novos jogadores e até mesmo aqueles que curtem mesmo o golfe.

*Review elaborado em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela 2K.

PGA Tour 2K23

+R$ 299,90
9

Jogabilidade

9.0/10

Gráficos e sons

9.0/10

Licenças, jogadores e imerão

9.0/10

Multiplayer

8.8/10

Prós

  • Imersão do jogo segue sendo um ponto fortíssimo
  • O MyCAREER está sensacional
  • Variedade de itens, jogadores e percursos licenciados aumentou
  • Dificuldade totalmente adequável ao jogador

Contras

  • Jogo não conta com legendas em português
  • Poucas opções de customização da parte física do avatar

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.