Mario + Rabbids Sparks of Hope | Review

Mario + Rabbids Sparks of Hope é o mais novo jogo da inusitada junção entre o mundo do mascote bigodudo da Nintendo e os coelhos insanos da Ubisoft. O game que será lançado dia 20 de outubro para o Nintendo Switch é um jogo de ação com sistema de combate inovador e promete inúmeras possibilidades na criação de estratégias.

Quer saber quais desafios nos aguardam nesta grandiosa aventura? Já sabe né? Vai dar aquele pulinho lá na geladeira, pega a pizza de ontem e se junte a mim, à turma do Mario e os Rabbids e bora conferir essa aventura galáctica na análise antecipada do Pizza Fria!

Uma incrível aventura galáctica

A aventura tem início, no nostálgico castelo de Peach, a princesa comenta com Mario, Rabbid Peach e Bip-O que os Rabbids estão mais agitados que o normal naquele dia e pede para que o grupo encontre o macacão perdido do Rabbid Mario, que está escondido em um arbusto.

A partir dali, podemos andar livremente pelos jardins do castelo, explorar, procurar pelo macacão perdido e aprender alguns comandos interagindo com outros Rabbids, em uma forma de tutorial que vai nos ensinando, os comandos básicos do jogo.

Mario + Rabbids Sparks of Hope
Aproveite a introdução para aprender alguns comandos básicos e para apreciar o castelo da Peach. (Imagem: Reprodução)

Após entregar o macacão perdido, a turma é surpreendida por seres espaciais, perseguidos por uma espécie de arraia voadora, que acaba carregando Rabbid Peach em um voo rasante. Sendo assim, Mario, Bip-O e Vésper, uma das criaturinhas que é uma espécie de mistura entre Rabbid com Luma, de Mario Galaxy e partem para ajudar Rabbid Peach.

Após uma série de confrontos, nossa turma é surpreenda por um estranho e terrível vilão chamado Calamita e somos resgatados por uma inteligência artificial criada por Bip-O, chamada Gena, que informa aos heróis que Calamita está conquistando e corrompendo a galáxia com uma energia chamada de Malumbra.

Gena nos informa também, que o epicentro das atividades do vilão é o forte da Calamita e que uma eternidade seria precisa para viajarmos até aquela distância, ao menos que, a forma purificada da energia de Malumbra fosse usada para criar túneis de passagem para chegarmos de forma quase instantânea até o forte.

Sendo assim, escolhemos a dificuldade do game e viajamos para salvar os Sparks e trazer a ordem de volta à galáxia. Mario e seus amigos, junto de seus valentes aliados Rabbids, passarão por uma surpreendente aventura interplanetária e encontrarão, personagens estranhos, terríveis inimigos e até mesmo aliados inesperados.

Mario + Rabbids Sparks of Hope
Os Sparks são uma inusitada mistura entre Rabbids e Lumas, de Mario Galaxy e são fortes aliados na luta contra Calamita (Imagem: Reprodução)

A sábia formula que agrada todos os públicos

Mario + Rabbids Sparks of Hope pode ser jogado em até três níveis de dificuldade diferente, se você for iniciante no estilo estratégia ou se estiver mais interessado em curtir a história do que propriamente encarar desafios, a dificuldade tranquila está disponível para você.

Porém, se você quiser uma aventura um pouco menos fácil para curtir de maneira justa essa aventura, a dificuldade média é a recomendada.

Por fim, se você é um expert em jogos de estratégia e quer realmente aproveitar ao máximo o que a jogabilidade livre e fluida do jogo pode nos proporcionar, escolha o exigente e divirta-se.

É importante ressaltar aqui, que independente da dificuldade escolhida no início, ela pode ser alterada a qualquer momento durante a missão.

Mario + Rabbids Sparks of Hope
Para agradar a todos os gostos, Mario + Rabbids Sparks of Hope conta com três diferentes níveis de dificuldade. (Imagem: Reprodução)

A exploração pelos mapas é livre

Mario + Rabbids Sparks of Hope não é um game só de batalhas, aqui, contamos com um delicioso modo de exploração onde podemos andar pelos mapas livremente, procurar itens, moedas e estrelitas, resgatar Sparks perdidos, resolver quebra cabeças, completar desafios das moedas vermelhas e procurar por diversas missões secundárias.

No modo exploração, controlar os personagens e a câmera são feitos com os botões analógicos, segurar X enquanto movimentamos, faz com que nossos heróis corram, pressionar o botão A é o botão de ação e B é o botão para cancelar uma ação. Apertar para baixo no direcional abre a página da cura de equipe onde você pode curar toda equipe em troca de moedas coletadas em batalhas ou pelos cenários.

Mario + Rabbids Sparks of Hope
Essas estrelitas espalhadas pelo chão alimentam e fortalecem os Sparks. (Imagem: Reprodução)

Pressionar ou para cima no direcional abre o menu de orientação, com informações do mapa e as missões principais ou opcionais, memórias onde temos uma série de informações sobre o mundo de Mario + Rabbids e a aba progresso onde podemos verificar quanto do jogo foi concluído.

Pressionando o botão Y abrimos outro menu onde podemos verificar informações sobre os heróis, árvores de habilidades, e modificar os visuais de armas, podemos também remanejar a equipe, verificar e equipar Sparks e selecionar itens. Por fim, com desenrolar da aventura, Bip-O adquire novas habilidades, o poder de onda é acionado ao pressionar o botão Zr, essa habilidade ativa ou destrói elementos em torno dos heróis e com Zl Bip-O usa a varredura para visualizar ou revelar pistas ou detalhes invisíveis nos estágios.

Durante a exploração, encontraremos também diversos inimigos espalhados pelo mapa e temos a opção de dar uma investida para iniciar o combate, ou fugir, caso essa seja a intenção. Antes de uma batalha, é possível verificar a dificuldade do combate, observando o numero e a cor em cima do inimigo.

Explorando as mecânicas das batalhas

No quesito liberdade, Mario + Rabbids Sparks of Hope teve uma incrível implementação em relação ao primeiro jogo. Enquanto em Kingdom Battle, nossos heróis se moviam entre tiles, a movimentação agora é livre, e delimitada apenas por um espaço demarcado no estágio, o que nos dá uma grande sensação de liberdade e abre um leque ainda maior de possibilidades de estratégias.

Durante os combates os comandos são bem simples e intuitivos, como de costume, o analógico esquerdo é usado para mover e o direito para girar a câmera, o botão Zl para mirar e A para executar uma ação. As setas para baixo, cima, esquerda ou direita, alternam entre os heróis e Y passa o turno para o inimigo.

Além de poder atacar com o botão ZL, podemos usar as técnicas com ZR, as habilidades dos Sparks com L e posteriormente R e selecionar para utilizar um item pressionando X, deixando claro que, cada herói tem sempre 2 pontos de ação em cada turno.

Mario + Rabbids Sparks of Hope
O novo estilo de batalha nos concede uma enorme liberdade para criação de estratégias. (Imagem: Reprodução)

O game conta com uma ampla lista de golpes e estratégias para superarmos os desafios, e nem todos consomem pontos de ação. Temos por exemplo o pulo em equipe onde nossos heróis devem estar próximos para que um possa arremessar o outro para se moverem no ar por um tempo limitado e a investida, um ataque bastante útil acionado quando pressionamos A próximo a um inimigo.

Durante os estágios em Mario + Rabbids Sparks of Hope, nos deparamos com diversas estruturas como caixas e muretas. Sempre que possível, é importante usar a cobertura para proteger seu herói do ataque de inimigos. Quando estamos atrás de uma cobertura, podemos usar o botão de ação para mirar nos inimigos e atirar e no fim da ação, ainda estaremos atrás proteção.

Conhecendo os personagens iniciais

De início, temos 6 personagens jogáveis em Mario + Rabbids Sparks of Hope, e cada um dos heróis, possui suas particularidades como armas específicas, técnicas e arvores de habilidades. São eles:

  • Mário, o Faz-Tudo, é um personagem muito versátil, usa uma arma dupla e se especializa em acertar mais de um inimigo por rodada, causando dano com uma grande variedade de ataques.
  • Luigi é o Combatente Furtivo, usa um arco conhecido como Alvo-Certo, como arma e seus ataques à distância infligem muito dano aos inimigos.
  • Princesa Peach, é a Protetora e utiliza a Guardassola, usa uma espécie de guarda chuvas como arma e se especializa em proteger os outros heróis.
  • Rabbid Mario é o Brigão e utiliza as murraças, uma espécie de luvas e causa muito dano com seus ataques de curto alcance.
  • Rabbid Luigi é a Peste e usa o Disco-Ruptor para atacar. Ele é um especialista em prejudicar os inimigos, reduzindo o dano que eles podem causar.
  • Rabbid Peach é a Diva da Cura. Ela usa o Tiro-Triplo como arma e além dos seus ataques acertarem longas distâncias, é quem tem grande poder de cura para auxiliar durante os confrontos.
Mario + Rabbids Sparks of Hope
Encontraremos outros aliados no decorrer da história, mas não vou estragar a surpresa… (Imagem: Reprodução)

Cada vez mais fortes

Vida, movimento, arma e técnica, esses são os atributos comuns de cada herói que devem ser evoluídos através da árvore de habilidades, utilizando os prismas de habilidade que são adquiridos quando passamos de nível. Cada um dos heróis tem seu próprio conjunto de prismas de habilidade e eles podem ser usados e restituídos a qualquer momento, sem custo algum.

Além das quatro colunas acima citadas, temos uma última na árvore de habilidades, que está bloqueada inicialmente. Para desbloquear, temos de encontrar e derrotar um inimigo épico, que derrubar um item chamado Prisma Dourado e é utilizado para desbloquear a coluna dedicada a melhorar as habilidades dos Sparks.

Além de contarmos com a árvore de habilidades para evoluir os heróis, temos ajuda dos Sparks, que podem avançar de nível e ficar mais fortes, ao beber uma poção estelar ou se forem alimentados com certa quantidade de estrelitas.

Mario + Rabbids Sparks of Hope
Vida, Movimento, Arma e Técnica podem ser melhorados desde o início com os prismas de habilidades. (Imagem: Reprodução)

Belíssimo trabalho audiovisual

O Nintendo Switch tem recebido grandes jogos com gráficos e performance acima da média nesses últimos meses e Mario + Rabbids Sparks of Hope com certeza é um deles. A Ubisoft acertou em cheio e deu um show no quesito ambientação. Tudo está lindo, os cenários são ricos e muito bem detalhados, além disso, o game flui muito bem. Mesmo com partículas de chuva, neve ou folhas secas caindo, personagens não jogáveis espalhados pelo cenário e diversos outros detalhes, tudo roda perfeitamente no console híbrido da Nintendo.

Mario + Rabbids Sparks of Hope
O novo Mario + Rabbids é lindo, com certeza a Ubisoft acertou em cada detalhe. (Imagem: Reprodução)

As músicas do novo Mario + Rabbids, foram compostas por uma equipe de peso, Yoko Shimomura, que compôs a trilha sonora de jogos como Final Fight e Street Fighter 2, Grant Kirkhope, ex-compositor da Rare, trabalhou em jogos como Donkey Kong Land 2, Banjo-Kazooie e Super Smash Bros. Ultimate e Gareth Coker que trabalhou em Ori and The Blind Forest e Immortals Fenyx Rising.

Preparem um bom fone meus amigos pois as composições e os sons são maravilhosos e se encaixam perfeitamente na temática que cada um dos planetas ou estágios, querem nos passar, contribuindo assim, para uma imersão ainda maior nos mundos do game.

Vale a pena jogar Mario + Rabbids Sparks of Hope?

Não perde tempo mais não, Mario + Rabbids Sparks of Hope é um jogo lindo e está muito bem polido. Sem dúvidas é uma obra obrigatória para os donos do Nintendo Switch, e o melhor de tudo, o game está TOTALMENTE legendado em português do Brasil, e muito bem localizado, diga-se de passagem. A Ubisoft acertou em cheio em cada detalhezinho do game e se você ainda não reservou o seu, vou deixar o link abaixo.

Mario + Rabbids Sparks of Hope estará disponível para o Nintendo Switch à partir do dia 20 de outubro na Nintendo eShop por R$ 299,99 na versão Standard e R$ 429,99 na versão Gold.

*Review elaborada com código fornecido pela Ubisoft.

Mario + Rabbids Sparks of Hope

+ R$ 299,99
10

História

10.0/10

Jogabilidade

10.0/10

Audiovisual

10.0/10

Extras

10.0/10

Prós

  • Excelente localização para o português do Brasil.
  • Lindo e fluido, roda muito bem no Nintendo Switch.
  • Os Rabbids são cômicos e nos garantem boas risadas.
  • O sistema de batalha nos garante muita liberdade.

Filipe "Bdama" Villela

Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!