Road 96: Mile 0 | Preview
Road 96 foi lançado em agosto de 2021 para PC e Nintendo Switch, e conquistou uma parcela interessante de jogadores com sua narrativa política intrigante, e a jogabilidade roguelite, que traçava rumos diferentes para jogadores, dentro de uma linha pré-determinada de histórias. Atingindo 79 de Metacritic, o título ganhou versões para PlayStation e Xbox no ano passado e, agora, terá uma prequela: Road 96: Mile 0, previsto para chegar em abril para as mesmas plataformas que receberam o game original.
À convite da DigixArt e da Ravenscourt, jogamos o primeiro ato de Road 96: Mile 0 para conhecer o jogo, e também entender que tipo de mudanças as empresas pretendem trazer para o título. Quer saber o que achei? Vem comigo em mais um preview do Pizza Fria!
Uma história promissora
O trecho de Road 96: Mile 0 que fomos convidados a testar não é longo, tão pouco marcante, mas já nos dá indícios do que o game pretende oferecer aos jogadores em termos narrativos. Controlamos Zoe, uma das principais personagens do jogo original, e sua relação com Kaito, um personagem inédito na franquia, mas que vem de Lost in Harmony, game lançado pela DigiArt em 2018.
Road 96: Mile 0 explora a relação de Zoe e Kaito, dois adolescentes que se tornaram melhores amigos, mas que possuem vidas bem diferentes. A primeira é moradora de um condomínio luxuoso, voltado para a elite de Petria, e é filha do Ministro do Petróleo. Já Kaito é filho de trabalhadores comuns, que mantém o luxo ostentado pela ditadura.
A proposta de Road 96: Mile 0 é desafiar a amizade dos dois, e também aquilo que eles acreditam. Com uma barra no canto superior esquerdo, que anda para a esquerda ou para a direita de acordo com as respostas que os jogadores definem, o rumo da história vai se desenhar. No primeiro ato, nada de muito relevante acontece e, mesmo eu escolhendo ideias mais libertadoras, não houve consequência disso. Afinal, é só o começo do jogo.
No entanto, fiquei com a sensação de curiosidade. Conhecemos alguns personagens que parecem que serão importantes para a história, como o filho do presidente Tyrak, o segurança de Zoe, além de revermos velhos conhecidos de Road 96, como John e Sonya Sanchez.
Mudanças interessantes
Assim que Road 96: Mile 0 começa, já experimentamos um trecho de gameplay que é uma novidade na franquia, mas inspirado em Lost in Harmony: um runner musical em que controlamos primeiro Kaito, e depois Zoe, ao som de uma versão orquestrada de Bella Ciao, o hino da liberdade, que se transformou em um hit pop nos últimos anos – muito por conta de La Casa de Papel, da Netflix. Ao melhor estilo de Subway Surfers, nosso objetivo é terminar a música, coletando pontos e desviando de obstáculos até chegar ao final. Falhar não é um problema, pois você retorna a um ponto seguro. No final, ganhamos uma pontuação que, acredito eu, vai estar disponível em rankings online na versão final.
Essas seções de gameplay de Road 96: Mile 0 se repetiram mais três vezes ao longo do preview, em especial, nos momentos em que terminamos alguma das missões que temos que cumprir no jogo. De novidade em relação à run inicial, há apenas a inclusão de Quick Time Events, que consiste em apertar botões na hora certa para pontuar mais.
No entanto, a essência de escolhas e exploração do jogo segue a mesma de Road 96. Andamos pelo mapa, encontramos personagens, colecionáveis, escolhemos uma ação, que terá uma reação, e assim o game evoluí. Há também um minigame em que pichamos nosso esconderijo, e podemos fazê-lo de uma forma livre. Me incomodou, no entanto, que não houve uma mudança na perspectiva do personagem, que continua em primeira pessoa e sem qualquer acréscimo. Ou seja, quando estamos controlando, somos um personagem sem pé, mãos, sem voz e nossas ações são definidas apenas pelo cursor que direcionamos com o mouse ou analógico.
Dito isso, é importante ressaltar que o estilo artístico da franquia continua exatamente o mesmo. Os personagens são caricatos, e em momentos que precedem as sessões inspiradas em Lost in Harmony, até mesmo exagerados. Mas ideia segue similar ao do jogo anterior. O desempenho, nesse preview, foi suave. Com gráficos no máximo, rodando em uma RTX 2080 em 4K, o jogo segurou 120 FPS, o que mostra uma boa qualidade nos PCs. Os loadings também foram rápidos em um SSD SATA III, e imagino que deva ficar ainda melhor nos consoles da nova geração.
O que esperar de Road 96: Mile 0?
Se você esperava que Road 96: Mile 0 fosse ser um “mais do mesmo” em comparação ao título inaugural da franquia, fico feliz em confirmar que o jogo evoluí em alguns aspectos. A prequela insere elementos interessantes de gameplay que dão uma outra cara ao game, mesclando também com aquilo que já conhecíamos de Road 96. E apesar do trecho de história que testamos ser apenas o começo, ele parece bem promissor. Foi o suficiente para alimentar meu hype! Road 96: Mile 0 será lançado em formato digital no dia 4 de abril para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, via Steam e Epic Games Store, e Nintendo Switch.
*Preview elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela PLAION.