Rocket Knight Adventures: Re-Sparked | Review
Rocket Knight Sparkster finalmente chegou aos consoles da atual geração! Não como eu queria (um novo jogo em 2D-HD como o herói realmente merece), porém, fruto de uma parceria entre a Konami e a Limited Run Games, a coletânea Rocket Knight Adventures: Re-Sparked foi lançada no dia 11 de junho para Nintendo Switch, PlayStation e PC, e nos entrega um saboroso pacote com os três jogos do cavaleiro gambá, que empunha uma poderosa espada capaz de disparar projéteis de energia, e que possui um foguete em suas costas.
Os games de grande sucesso na década de 90, foram lançados originalmente para SEGA Genesis e Super Nintendo, voltaram com novos recursos como opção de salvamento e carregamento a qualquer momento, rebobinar em tempo real, um modo museu, tocador de músicas e a opção de ir diretamente enfrentar os chefes do jogo.
Mas e aí, ficou curioso e quer saber como a coletânea de jogos do antigo mascote da Konami ficou no console mais poderoso da atual geração? Pois já sabe o que fazer, né? Dê aquela pausa rápida para passar um coado quentinho, procura aquela pizza geladinha de segunda-feira, e bora comigo nessa análise explosiva, do Pizza Fria!
Três clássicos inesquecíveis
Logo ao abrir a coletânea, assistimos a uma curta, porém, bela introdução, e percebemos o esmero da desenvolvedora para com os títulos do ex-mascote da Konami. Em seguida, somos levados a um menu simples, onde iremos selecionar, além dos três clássicos títulos, e seus respectivos modos Boss Rush, um modo museu e o tocador de músicas.
Quanto aos clássicos da coletânea temos, Rocket Knight Adventures, primeiro jogo do gambá herói, lançado em 1993 para SEGA Genesis, Sparkster – Rocket Knight Adventures 2, lançado em fevereiro de 94, e a sequência do primeiro jogo, também lançado para o SEGA Genesis, e o terceiro game da coletânea, Sparkster, lançado em outubro 94 para o Super Nintendo, também a sequência do primeiro game, mas no console da grande rival da Sega na década de 1990.
Em Rocket Knight Adventures, o reino de Zebulos, lar do líder dos Rocket Knights, Sparkster, vem recebendo ataques constantes de seus vizinhos Devotindos. Oprimidos pelos ataques, as forças Zebulianas são quase exterminadas, deixando todo império à beira do abismo. Até que o heroico Rocket Knight, Sparkster, sente a presença do cavaleiro corrompido Axle Gear, que raptou a princesa e pretende usá-la como refém para chantagear o rei, e obter a chave do selo que selou um antigo mal, uma espécie de estrela da morte, chamada Estrela Porco, que possui poder para destruir todo o mundo.
E assim, a jornada de Sparkster inicia. Não haverá futuro se a princesa não for resgatada das garras de Axle Gear, o destino de Zebulos está agora em suas mãos, jogador.
Sparkster – Rocket Knight Adventures 2 é a sequência do primeiro game, e graças a coragem do Rocket Knight, Sparkster, o império Devotino foi totalmente eliminador, trazendo finalmente paz, ao reino de Zebulos. Porém, infelizmente essa paz não durou muito tempo, e as terras de Elhorn foram engolidas pela guerra, dessa confusão em massa, surge o império Gedol, um império cruel que usou magia para controlar todas as regiões do continente.
E assim, sabendo da existência do lendário herói solitário Sparkster, e da ameaça que o gambá representa a seu trono, o tirano ordenou que seu exército eliminasse a única esperança real de Elhorn, dando início a nossa nova empolgante e divertida aventura.
Sparkster, game lançado para o console da Nintendo, também é a sequência do primeiro jogo, onde o gambá lendário exterminou o exército Devotino, porém, anos depois daquela importante batalha, o Exército dos Lobos, liderado pelo Generalíssimo Lioness, causou um golpe de estado no reino de Eginasem, sequestrando a princesa Flora.
Seu rival Rocket Knight Axel Gear novamente está ajudando as forças invasoras, tornando a tarefa do cavaleiro solitário, ainda mais difícil. Junte-se a Sparkster mais uma vez, lute contra todos os guerreiros e robôs inimigos, derrote o gambá traidor e infiltre-se no navio de guerra inimigo. Combata mais uma vez as forças do mal, salve a princesa, e seu reino da destruição iminente.
Jogabilidade simples e responsiva
Os três games da coletânea Rocket Knight Adventures: Re-Sparked são jogos de ação em plataforma 2D, e ambas as jogabilidades são simples e responsivas o suficiente para nos garantir uma experiência satisfatória. Enquanto no primeiro jogo do SEGA Genesis, utilizamos apenas dois botões, um para salto, e outro para ataque, que se segurado por um tempo acionam o foguete, no segundo game, o foguete fica a cargo de um terceiro botão, e por fim, o game do Super Nintendo, possui uma espécie de Dash com a espada, acionado com os botões superiores do controle.
Além disso, a coletânea nos entrega o recurso de rebobinar, pressione e segure o botão L2, e você poderá voltar suas ações em até 5 segundos. Por fim, com R2, abrimos um menu de sobreposição onde podemos configurar tamanho da tela, que varia entre cheia, nativa 2X, Nativa, esticada e a minha favorita, 4:3, podemos aplicar um filtro de CRT, que adiciona linhas horizontais à tela, desligar as bordas, ou selecionar entre 8 diferentes, resetar o jogo, salvar e carregar, ou sair e retornar ao menu principal.
Modo museu e tocador de música
Rocket Knight Adventures: Re-Sparked possui um modo museu riquíssimo em conteúdos, em anúncios, você poderá apreciar 8 páginas de anúncios em alta definição dos jogos na época, 4 em japonês e 4 em inglês, as 10 versões das capas dos três jogos, as japonesas, americanas e europeias, inúmeros documentos dos desenvolvedores, com artes conceituais de Sparkster, seus inimigos, NPCs e cenários, manuais de todas as versões dos games, e vídeos, que entregam três artes conceituais do vídeo de introdução criado para a coletânea.
Por fim, o tocador de músicas que também é bem completinho, Sparkster fica de boas, curtindo um som, enquanto você aprecia aquela deliciosa trilha sonora sintetizada que somente o poderoso chip YM2612 do Megão, poderia nos entregar na época.
Desempenho e audiovisual
Por se tratar de uma coletânea de jogos da década de 90, não era para menos que o desempenho nos consoles da atual geração seja impecável, e durante minha jogatina, não tive problemas com bugs, gargalos, ou travamentos, a não ser aqueles normais de quando a tela enchia de inimigos e o game dava aquelas pequenas travadas. Quando aos gráficos, a adição do filtro CRT foi muito bem-vinda para suavizar os pixeis e poder modificar o tamanho da tela, também deixa a experiência mais fiel e agradável aos olhos, senti falta apenas de mais opções de filtros, como as linhas verticais na tela, por exemplo.
Quanto às músicas e efeitos sonoros, um destaque para o chip da Yamaha que citei logo acima, nas versões de SEGA Genesis, que entregavam músicas sintetizadas com extrema qualidade naqueles pequenos cartuchinhos da época. Porém, se teve uma coisa que senti falta nessa coletânea de jogos, foi a localização para o português do Brasil, pois, apesar de termos um museu rico em conteúdo, com os manuais e tudo mais, nada daquilo está localizado para o PT-BR, uma grande mancada.
Vale a pena jogar Rocket Knight Adventures: Re-Sparked?
Rocket Knight Adventures: Re-Sparked sem dúvidas vale a pena, porém, apesar de ser um grande fã do herói solitário, e a coletânea trazer os três jogos, com alguns novos recursos, pelo valor que está sendo oferecido, eu esperaria uma promoção, e aí, sim, compraria. Os games em si estão impecáveis, com filtro para suavizar a imagem, extras, e novos recursos para os jogadores da atual geração, que muitas vezes se frustram em jogos de plataforma com mais dificuldade, mas ainda assim, são jogos antigos, e não estão nem localizados para o português do Brasil.
Porém, se você não se importa com valores, e quiser garantir agora mesmo as aventuras do Rocket Knight Sparkster, eles está sendo vendido por R$ 149,50 para PlayStation 4, PlayStation 5, PC, via Steam, e Nintendo Switch. Ah, e caso esteja procurando Gift Cards para parcelar a compra, dê um pulinho na Nuuvem, nossos parceiros têm as melhores condições para você.
*Review elaborada em um PlayStation 5, com código fornecido pela Konami.