Shadow Labyrinth | Preview
Shadow Labyrinth é um jogo de ação, exploração e combate em plataforma 2D, desenvolvido e publicado pela Bandai Namco. Com lançamento previsto para o dia 18 de julho deste ano, o título chegará ao PC e aos consoles da atual geração. Nós, do Pizza Fria, tivemos a honra de testar antecipadamente um trecho da versão para Steam do game.
Produzido por Seigo Aizawa — veterano responsável por títulos como Pac-Man 99 e Super Smash Bros. for Wii U —, Shadow Labyrinth apresenta uma versão alternativa e inovadora de Pac-Man, criado nos anos 80 por Tōru Iwatani. O jogo dá continuidade à história do episódio Pac-Man: Circle, da série Secret Level, disponível na Amazon Prime Video.
Explore, lute e evolua de presa a predador para cumprir o verdadeiro objetivo de Puck — nome pelo qual Pac-Man é conhecido no Japão. Descubra os mistérios por trás de sua invocação e mergulhe em uma aventura repleta de ação e desafios. Ficou curioso para saber como está ficando esse crocante jogo de plataforma 2D com mecânicas diferenciadas? Então confira agora nossa preview completa de Shadow Labyrinth!
O labirinto das Sombras
Em Shadow Labyrinth, controlamos o Espadachim Nº8 e Puck. Ainda que os objetivos dos protagonistas não estejam totalmente claros na versão de testes, logo no início encontramos os Bosconianos — uma raça alienígena cujo planeta foi ameaçado por uma entidade maligna que agora se esconde neste mundo. Formamos então uma aliança para avançar em nossa jornada.
Durante as cerca de três horas que tive para testar Shadow Labyrinth, explorei três áreas distintas: a Ilha dos Fugitivos, a Base da Linha de Frente e as Ruínas Bosconianas. E posso afirmar que a experiência foi bastante promissora.
Na primeira área, a Ilha dos Fugitivos, somos apresentados a três caminhos diferentes, cada um com um tipo específico de desafio. Ao descer a plataforma, enfrentamos ondas sucessivas de inimigos até conquistar uma das três peças da chave dourada. O caminho à esquerda exige raciocínio, ao mover plataformas para abrir passagem. Já o trajeto à direita foi o mais interessante: controlamos diretamente o Puck em uma sequência de saltos precisos, desviando de raios mortais e serras gigantes.
Na segunda área, a Base da Linha de Frente, todos esses elementos se misturam em um cenário extenso. Para minha surpresa, consegui alcançar a batalha contra o chefe, o G-Host — uma espécie de máquina com Pinky, o fantasminha rosa clássico, em seu núcleo. Pinky tenta constantemente se posicionar à frente de Puck para emboscá-lo, como nos velhos tempos.
Por fim, explorei as Ruínas Bosconianas, terceira e última área da demo. Esse desafio exigiu ainda mais habilidade do Espadachim Nº8 e de Puck, enfrentando um inimigo gigantesco inspirado no clássico beat ‘em up de horror Splatterhouse. Com diversas habilidades liberadas, essa foi a área que melhor demonstrou o dinamismo e a intensidade dos combates em Shadow Labyrinth.
Diferentes dinâmicas e combates responsivos
Com base no que pude experimentar, a jogabilidade de Shadow Labyrinth é simples e bastante responsiva. A gameplay se mostra envolvente e desafiadora, com diferentes dinâmicas que tornam a progressão ainda mais interessante. O sistema de combate é fluido e eficiente: o Espadachim Nº8 e Puck podem executar golpes normais ou ataques especiais que consomem PPE — uma espécie de “mana” que se recarrega automaticamente. Além disso, os personagens podem se esquivar e utilizar um golpe específico para atordoar os inimigos.
Durante a aventura em Shadow Labyrinth, é possível equipar vantagens que auxiliam os heróis. Elas vão desde melhorias simples, como o aumento do limite de PV (pontos de vida), até aprimoramentos mais estratégicos, como um tempo maior de invencibilidade após sofrer dano. As habilidades são divididas em três categorias:
- Habilidades básicas: Algumas delas podem ser aprimoradas nos pontos de salvamento, utilizando a ORA coletada por Puck ao derrotar inimigos. Essas habilidades variam desde ataques simples até opções como o Tiro ACTIV, que serve como um gancho para alcançar objetos distantes, escalar paredes ou interagir com plataformas. Todas são habilidades passivas e ficam equipadas automaticamente após serem adquiridas.
- Habilidades PPE: Essas utilizam a barra de PPE para executar ataques poderosos, como o Raio PPE ou o Tiro PUCK PPE. Apenas uma pode ser equipada por vez, sendo possível alterná-las rapidamente por meio da roleta de habilidades.
- Habilidades especiais: Também limitadas a uma por vez, essas trazem uma camada adicional de profundidade ao combate. Durante os testes, experimentei um movimento de parry, que permite repelir ataques, além da Barreira PPE, que cria um campo de energia temporário como defesa adicional.

Audiovisual de Shadow Labyrinth
Shadow Labyrinth impressiona visualmente com cenários amplos, ricos em detalhes, que integram elementos do primeiro e do segundo plano de forma harmoniosa. O Espadachim Nº8 possui uma aura sutil ao seu redor, o que ajuda a destacá-lo em áreas escuras. Da mesma forma, os inimigos contam com cores vivas que facilitam sua visualização em meio ao ambiente sombrio do jogo.
No quesito áudio, tudo está muito bem executado — ao menos até onde pude testar. As trilhas sonoras contribuem para criar uma atmosfera envolvente e condizente com cada cenário, enquanto os efeitos sonoros reforçam a imersão. Jogar Shadow Labyrinth com fones de ouvido é altamente recomendado: em diversos momentos, é possível ouvir o nostálgico “tuc, tuc, tuc” do Pac-Man ao coletar as ORAS.

Outro ponto digno de destaque é a localização: Shadow Labyrinth conta com legendas totalmente em português do Brasil. Fica aqui o agradecimento à equipe da Bandai Namco pelo cuidado com o público brasileiro.
O que esperar de Shadow Labyrinth?
Após algumas horas de teste com Shadow Labyrinth, saí entusiasmado com o que vi. O título entrega cenários belíssimos, trilha sonora e efeitos sonoros bem trabalhados, além de uma jogabilidade diversificada, intuitiva e responsiva. Fãs antigos dos jogos da Bandai Namco certamente perceberão uma série de referências, inimigos e personagens inspirados em clássicos da empresa.
Agora, resta aguardar até o dia 18 de julho para conferir a versão final de Shadow Labyrinth. A pré-venda já está disponível: no PC, via Steam, o jogo pode ser reservado por R$ 148,50. No PlayStation 5, está à venda na PSN Brasil; no Xbox Series X|S, pode ser adquirido pela loja da Microsoft; e para Nintendo Switch 1 e 2, ambas as versões estão disponíveis na Nintendo eShop. Em todas essas plataformas, o preço é R$ 149,50.
*Preview feita em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Bandai Namco.