AnálisesNintendoSlide

Super Mario Galaxy 1 + 2 | Review

A lendária franquia Super Mario completa 40 anos em 2025, mas quem ganha os presentes somos nós. Após 18 anos do lançamento original para o Nintendo Wii, Super Mario Galaxy (2007) e Super Mario Galaxy 2 (2010) retornam em uma versão aprimorada, trazendo diversas melhorias tanto para o primeiro, quanto o novo console híbrido da Big N.

Com uma interface de usuário atualizada, capítulos extras no livro de história, um novo modo de ajuda e legendas totalmente localizadas para o português do Brasil, Super Mario Galaxy 1 + 2 marca um triunfante retorno de um dos maiores clássicos estrelados por Super Mario. A coletânea reafirma o legado da franquia, que redefiniu o gênero de plataforma com seus planetas de gravidade invertida e um nível de criatividade que permanece inigualável até hoje.

Viaje por um universo colorido e repleto de mundos encantadores, para resgatar a princesa Peach e recuperar as estrelas roubadas por Bowser. Reviva essa jornada inesquecível, ou jogue-a pela primeira vez em grande estilo. Ficou curioso para saber como essa aventura espacial de Super Mario ficou no Nintendo Switch 2? Então prepare um café bem quentinho, aqueça o coração e vem comigo nessa análise nostálgica do Pizza Fria!

Em uma galáxia muito, mas muito distante

Acredito que, a essa altura do campeonato, muitos de vocês já tenham jogado o primeiro Super Mario Galaxy, seja na versão original, lançada em 2007 para o branquinho da Nintendo, ou em 2020, através da coletânea Super Mario 3D All-Stars. Essa coletânea, vale lembrar, foi descontinuada pela própria Big N e, hoje, pode ser encontrada apenas em formato físico, geralmente por uma pequena fortuna em lojas especializadas, fóruns ou marketplaces.

Dito isso, meus amigos, como o próprio nome sugere, Super Mario Galaxy 1 + 2 reúne ambos os títulos da franquia em versões remasterizadas lindíssimas, com novas funcionalidades e, acredite se quiser, totalmente localizadas para o português do Brasil. Nunca foi tão fácil e preciso coletar Lumas ou se desafiar com os inúmeros puzzles espalhados por essas aventuras cósmicas.

Super Mario Galaxy 1 + 2
Jogar Mario Galaxy agora ficou ainda mais imersivo com a localização para o nosso idioma. (Imagem: Reprodução/Filipe Villela/Pizza Fria)

A Nintendo realmente acertou em cheio ao dar aquele tão merecido “tapa” no visual dos dois jogos, a sensação ao jogar Super Mario Galaxy 1 + 2 é muito mais próxima de um remake do que de uma simples remasterização, e isso é algo que certamente vai agradar tanto os veteranos que estão revisitando essa grandiosa galáxia quanto os novos astronautas de primeira viagem. Sem exageros, essa é a maneira definitiva de se jogar ambos os Super Mario Galaxy.

Uma jornada entre as estrelas

A cada cem anos, um cometa cruza o céu do Reino Cogumelo. Mas, em certa ocasião, um cometa gigantesco cobriu completamente os céus, fazendo chover inúmeras estrelas cadentes. Os Toads, encantados com o fenômeno, levaram essas estrelas até o castelo, onde elas se uniram e se transformaram em uma grande Estrela do Poder. Foi um momento de pura alegria para o povo do Reino Cogumelo, e aquela noite ficou eternizada como o Festival das Estrelas, celebrado uma vez por século em homenagem à passagem do cometa.

É nesse cenário mágico que o primeiro Super Mario Galaxy tem início. Durante a noite do festival, Princesa Peach envia uma carta convidando nosso querido encanador bigodudo para uma visita especial ao castelo. No entanto, a paz não dura muito, o caos se instala quando Bowser e seu exército invadem o Reino Cogumelo, destruindo tudo pelo caminho e, de quebra, sequestrando o castelo com a princesa dentro.

Após ser atingido por um ataque de Magikoopa, Mario desperta em um pequeno planeta misterioso, ao lado de um adorável Luma, uma estrelinha que logo se torna sua companheira de jornada. É então que ele conhece Rosalina, a protetora do cosmos, que lhe concede o poder de viajar pelo espaço para resgatar sua amada Princesa Peach.

Super Mario Galaxy 1 + 2
Com a ajuda dos Lumas e seu espírito heroico, Mario parte em uma inesquecível jornada intergaláctica para mais uma vez salvar Princesa Peach das garras do terrível Bowser. (Imagem: Reprodução/Filipe Villela/Pizza Fria)

Com a ajuda de Rosalina e dos Lumas, Mario recupera a Maxiestrela e reacende o Farol, chegando ao lendário Observatório de Cometas, um ponto de partida que serve como o lobby central do jogo. Lá, Rosalina explica que, a cada cem anos, o observatório viaja livremente pela galáxia, contudo, desta vez, uma força misteriosa os atraiu até aquele planeta e roubou as Estrelas do Poder, deixando a nave em estado de hibernação.

Agora, cabe a Mario usar as estrelas restantes para restaurar as funções do Observatório e recuperar as Estrelas do Poder espalhadas pelo universo. Com a ajuda dos Lumas e seu espírito heroico, ele parte em uma inesquecível jornada intergaláctica para mais uma vez salvar Princesa Peach das garras do terrível Bowser.

Uma nova aventura nas estrelas

Super Mario Galaxy 2 também começa durante o Festival das Estrelas, quando, mais uma vez, Princesa Peach convida Mario para assistir à chuva de estrelas cadentes em seu castelo. No caminho, o encanador bigodudo encontra uma criaturinha curiosa e confusa, que parecia perdida, mas logo se une a ele em sua caminhada rumo ao castelo.

Porém, como de praxe, o herói chega tarde demais, e uma versão gigantesca e assustadora de Bowser surge para sequestrar Peach mais uma vez, roubando também o poder das estrelas. Com tamanha energia em mãos, o vilão leva a princesa até o centro do universo, deixando Mario com uma nova e desafiadora missão. Dessa vez, ele contará com a ajuda de Mestre Luma, um jovem Luma que caiu de sua nave e decide acompanhar Mario em sua jornada intergaláctica. Juntos, eles partem em busca de respostas, e de uma forma de alcançar o centro do universo para resgatar a princesa.

Durante sua viagem pelo espaço, Mario conhece Lubba, o carismático líder da equipe dos Lumas, ele revela que as Estrelas do Poder foram roubadas por Bowser, comprometendo o funcionamento da nave deles. Em troca de ajuda, Lubba propõe um acordo, se Mario coletar o máximo possível de Estrelas do Poder, poderá usar a espaçonave para seguir em sua missão de resgate.

Super Mario Galaxy 1 + 2
Embarque nessa charmosa nave que é a cara do Mario, e bora salvar a Princesa Peach outra vez! (Imagem: Reprodução/Filipe Villela/Pizza Fria)

Assim, após selar o acordo e assumir o comando da nave em forma de rosto, a Nave Mario, o encanador e o jovem Mestre Luma partem em mais uma jornada cósmica repleta de desafios e inúmeros planetas excêntricos.

Uma experiência repaginada para todos os jogadores

Antes de mais nada, vale destacar que, em ambas as novas versões do jogo, é possível escolher entre dois modos de dificuldade, o Modo Ajuda, ideal para jogadores casuais que desejam apenas se divertir, sem grandes desafios, oferecendo mais vidas, recuperação facilitada após quedas e outros benefícios, e o Modo Normal, perfeito para quem busca uma experiência equilibrada entre ação e narrativa.

Super Mario Galaxy talvez seja uma das séries mais ambiciosas do encanador bigodudo da Big N, entregando mundos vastos, diversificados e praticamente sem limitações, trata-se de um jogo de ação, plataforma e aventura em 3D, no qual Mario explora e flutua livremente pelos estágios. O game brinca literalmente com diversas mecânicas criativas, como a gravidade, os controles de apontar e os movimentos por sensor, que na época do Nintendo Wii foram uma verdadeira revolução.

No Nintendo Switch, a jogabilidade está ainda melhor que no título original, enquanto os controles de apontar do Wii Remote podiam falhar ocasionalmente, agora tudo funciona de forma fluida e precisa. Um simples toque em um botão é o suficiente para recentralizar o cursor no meio da tela, deixando a experiência mais prática e intuitiva, sem comprometer o charme clássico da jogabilidade de Super Mario Galaxy.

Super Mario Galaxy 1 + 2
Enquanto o primeiro game aposta mais em uma exploração mais livre e contemplativa, o segundo é mais focado na ação e desafios rápidos. (Imagem: Reprodução/Filipe Villela/Pizza Fria)

E se o primeiro Mario Galaxy já era incrível, o segundo eleva a experiência para outro patamar, e a grande estrela dessa sequência é o fiel companheiro de Mario, o dinossauro Yoshi, que retorna cheio de personalidade e com habilidades únicas.

O dinossaurinho colorido não só permite alcançar áreas mais distantes com seu salto, como também engole inimigos, dispara projéteis e até interage com frutas especiais que concedem poderes temporários, como correr mais rápido, inflar como um balão ou enxergar o invisível, elementos que trazem um dinamismo incrível às fases, e fazem com que cada uma se destaque de maneira única.

Desempenho e trilha sonora de Super Mario Galaxy no Nintendo Switch 2

Tanto Super Mario Galaxy quanto Super Mario Galaxy 2 estão rodando lindamente no Nintendo Switch 2, com gráficos aprimorados, texturas mais nítidas e cores vibrantes que trazem aquele brilho especial que só a Big N sabe entregar. É impressionante ver o quanto esses clássicos envelheceram bem, e como essa nova versão conseguiu realçar ainda mais a magia visual das galáxias.

No quesito desempenho, Super Mario Galaxy 1 + 2 estão incrivelmente estáveis no híbrido da Nintendo, ambos rodam a 60 quadros por segundo constantes, tanto no modo portátil quanto no dock, sem qualquer sinal de travamentos, bugs ou gargalos. Os tempos de carregamento também merecem elogios, com transições rápidas e suaves entre as fases e cenários.

Outro ponto que merece destaque é a trilha sonora, meus amigos, antes mesmo de iniciar o jogo, as músicas de Super Mario Galaxy já estavam grudadas na minha cabeça, e com razão, pois cada fase é embalada por composições orquestradas espetaculares, que misturam emoção, aventura e nostalgia na medida certa. É o tipo de trilha que te faz parar um instante só para ouvir, e que reforça por que Super Mario Galaxy é lembrado até hoje como uma das experiências mais marcantes da franquia.

Super Mario Galaxy 1 + 2
O dinossaurinho colorido retorna a Mario Galaxy 2 cheio de personalidade e com habilidades únicas. (Imagem: Reprodução/Filipe Villela/Pizza Fria)

Ah, e tem um detalhe que os fãs vão adorar, agora, no menu principal de cada jogo, ao pressionar o botão menos, é possível acessar a Original Sound Track completa de Super Mario Galaxy, interpretada pela lendária Mario Galaxy Orchestra.

Os efeitos sonoros continuam impecáveis, dos pulos precisos do encanador aos simpáticos gritos dos Lumas, tudo soa nítido e encantador, e para fechar com chave de ouro, o jogo chega totalmente localizado em português do Brasil, tornando a experiência ainda mais imersiva, acessível e prazerosa para o público brasileiro.

Vale a pena jogar Super Mario Galaxy 1 + 2?

Sem sombra de dúvidas, sim! Vale, e muito a pena, revisitar essa galáxia, ou embarcar nela pela primeira vez. Ambas as aventuras estelares de Super Mario são o tipo de experiência que transcende gerações, misturando nostalgia, inovação e carisma em doses perfeitas.

Mesmo após tantos anos desde o lançamento original no Nintendo Wii, os jogos continuam maravilhosos e, agora, com visuais aprimorados, jogabilidade refinada e localização completa em português do Brasil, Super Mario Galaxy 1 + 2 pode ser considerado a versão definitiva desses clássicos.

Além do charme e da leveza de sempre, a coletânea entrega uma aventura espacial com identidade própria, que desafia e surpreende em cada planeta visitado. É um pacote que agrada tanto quem viveu essa jornada no passado, quanto os novos exploradores, seja pela trilha sonora orquestrada que arrepia, pelas mecânicas inovadoras de gravidade, ou simplesmente pela sensação única de voar entre planetas coloridos.

Super Mario Galaxy 1 + 2 é exclusivo para o Nintendo Switch (sendo totalmente compatível com o Nintendo Switch 2), e continua sendo uma das experiências mais marcantes já criadas pela Big N. O jogo está disponível na Nintendo eShop do Brasil por R$ 399,00, não deixe de vestir seu traje espacial e bora dar mais algumas voltinhas por essas galáxias deslumbrantes!

*Review elaborada em um Nintendo Switch 2, com código fornecido pela Nintendo.

Super Mario Galaxy 1 + 2

BRL 399,00
8.5

História

8.0/10

Gameplay

9.0/10

Gráficos e Sons

10.0/10

Extras

7.0/10

Prós

  • Totalmente localizado para o nosso idioma.
  • Belíssimos graficos remasterizados com cores vibrantes.
  • Trilha sonora orchestrada impecável.
  • Divertido para os novos jogadores, e nostálgico para os veteranos.

Contras

  • Poderiam ter adicionado um conteúdo extra da coletânea.

Filipe "Bdama" Villela

    Aficionado por jogos desde cedo, de Bomberman, Zelda, Sonic ou Mário, indo dos clássicos das gerações passadas, até os indies e mais variados AAA atuais. Viciado em desafios, colecionador de platinas e consoles antigos, para mim não importa a plataforma ou gráficos de um jogo, sou movido pela emoção da aventura de conhecer e desbravar novos mundos, uma viagem única que apenas cartuchos e cd's podem nos levar. Embarque comigo nesse mundo de possibilidades infinitas e venha descobrir novos mundos e maneiras de se aventurar!