TEKKEN 8 | Review

Eu amo jogos de luta. Facilmente é o gênero de jogos que eu mais dediquei horas treinando, estudando cada golpe, cada frame e cada match up em diversos jogos diferentes como The King of Fighters, Guilty Gear, Mortal Kombat, Marvel vs Capcom e principalmente Street Fighter. Entretanto existe uma franquia que passou longe do meu radar, e essa franquia é TEKKEN. Não é que nunca joguei TEKKEN, muito pelo contrário! TEKKEN 5 é, para mim, um dos melhores jogos já feitos, porém, de forma geral, eu nunca me dediquei a fundo em aprender as técnicas, estratégias, frames e personagens da franquia. TEKKEN, até então para mim, sempre foi trocação sem precisar pensar muito.

Porém, desde o anúncio de TEKKEN 8, decidi que iria mudar essa realidade. Decidi entender o porque essa franquia é tão amada e tão admirada mundo a fora, sendo uma das maiores franquias e uma das comunidades mais ativas e fiéis que existe na indústria. Então à convite da Bandai Namco, fui encarregado dessa missão, de mergulhar nessa análise. Dito isso, é importante deixar claro que essa é uma análise de um “novato” na franquia e em jogos de luta 3D. No entanto, se você é veterano da franquia e está com dúvidas do jogo, já te adianto que o jogo é maravilhoso e de longe um dos melhores jogos de luta já lançados.

Se você está curioso em como cheguei a essa conclusão e, assim como eu, tem vontade de aprender e entrar nessa franquia, vem comigo em mais uma análise do Pizza Fria, que vou contar um pouco da minha jornada e de como TEKKEN 8 funciona nessa perspectiva.

O que é TEKKEN 8?

TEKKEN 8 é o mais novo título de uma das franquias mais famosas do mundo, e com certeza a franquia mais famosa dos jogos de luta 3D. TEKKEN sempre foi marcado por sua complexidade, seu estilo de jogo mais acelerado, visuais estonteantes, muito conteúdo diferente para aproveitar no jogo e principalmente a sua confusa, maluca, bizarra e maravilhosa história. Porém, como eu disse anteriormente, eu nunca fui um jogador de TEKKEN então eu tive que fazer um intensivo sobre a lore para entender todo o contexto de TEKKEN 8.

E confesso que antes do jogo lançar eu procurei todo material possível sobre a história, mas em pouco tempo a Bandai Namco publicou um excelente vídeo promocional que resume bem a história do jogo, vídeo esse narrado pelo lendário Brian Cox, ator no filme Tróia e Coração Valente.

A história então continua a Odisseia da família Mishima, agora com Jin e Kazuya se opondo um ao outro (de novo), mas agora com propósitos diferentes. Jin quer consertar os erros do passado, principalmente dos eventos do TEKKEN 6, e para isso decidi por um fim a essa guerra interminável que acompanha a família Mishima a décadas.

Kazuya por outro lado, agora presidente da Mishima Zaibatsu (de novo), possui algum plano maléfico estranho e para concretizá-lo ele precisará criar um caos no planeta Terra. E para isso, ele anuncia o mais novo “Torneio do Punho de Ferro”, torneio esse que reúne lutadores representantes de todos os países com o objetivo de representar suas nacionalidades, e colocar à prova quais países são dignos de viver no novo reinado de Kazuya.

TEKKEN sempre teve essa história simples, e por muitas vezes boba que se assemelha muito a AMV’s dos anos 2000 que todo mundo assistiu no YouTube como “Rock lee vs Gaara – Linkin park”, ou seja, essa breguice se torna a coisa mais incrível e divertida do mundo. Então, se você assim como eu, também é um novato na franquia só curta essa jornada e se divirta.

TEKKEN 8 também faz um excelente trabalho em resumir toda essa novela dos jogos anteriores para os lutadores de primeira viagem, pois dentro do jogo há diversas cutscenes que resumem muito bem a história de cada um dos jogos, então além de se inteirar no contexto do novo game, você pode ver qual história te interessa mais e quem sabe voltar para jogar esses jogos mais antigos.

Tekken 8
Estou colocando uma foto do King porque eu apanhei demais para ele durante as minhas ranqueadas. (Imagem: Divulgação)

O combate

Não da pra falar de um jogo de luta sem falar do sistema combate. TEKKEN 8 traz bastante do passado da franquia, então os veteranos não vão ter muita dificuldade em se adaptar aos novos sistemas, mas se você também for um novato como eu, saiba que TEKKEN 8 é facilmente o jogo de luta mais complexo que eu já joguei.

É impressionante a quantidade de sistemas e interações que o jogo possui, pra começar pelos cenários que possuem características diferentes, uns com parede, outros sem, outros essas paredes quebram, outros o chão quebra e por ai vai. Então entender e dominar cada cenário e como quebrar cada parte dele com seu boneco é uma camada bem diferente de outros jogos de luta. Nessa equação também entra um simples fator que é a terceira dimensão, o que adiciona mais complexidade ai para suas esquivas, defesas e posicionamento no mapa.

Tudo isso sem contar o fato de que cada personagem de TEKKEN 8 possui mais de 100 golpes diferentes, então é bom separar umas boas horas no modo treino para internalizar esses comandos e quando usá-los em cada uma das partidas e saber contra quais personagens e contra quais golpes usar.

TEKKEN 8
Os visuais de TEKKEN 8 dispensam comentários de tão lindos. (Imagem: Divulgação)

Falando assim parece muito complexo, e realmente é, porém TEKKEN 8 traz uma opção chamada aqui “Special Style” que funciona como os controles modernos do novo Street Fighter 6, é uma maneira de amenizar a curva de aprendizado dos recém chegados nos jogos de luta. O digo aqui que o Special Style é facilmente o melhor sistema para te ensinar o jogo, a quantidade de coisas que ele te ensina e te permite fazer é absurda. Porém, não se anime muito, pois esse sistema não me parece algo competitivo, mas sim uma ferramenta para aprender o jogo. Ou colocar os amigos noobs pra jogar e brincar.

A grande novidade do sistema de combate do jogo é a adição do “Heat”, uma barra que você possui em todos os rounds que, ao ativá-la, seu personagem fica mais forte, lhe da acesso a novos golpes, e algumas novas propriedades para outros golpes. O Heat dura um tempo pré-determinado e pode ser usado a qualquer momento da partida, porém você também pode gastar toda a sua barra de Heat para dar um golpe poderoso no inimigo. Esse é um sistema que incentiva bastante a agressividade em todos os rounds, pois como você recupera essa barra no início de cada round o jogo implora para você gastar esse recurso sem precisar pensar muito.

TEKKEN 8
Fora os gráficos absurdos do jogo, vale o destaque para os efeitos especiais dos golpes que também estão lindos.(Imagem: Divulgação)

Outra mudança importante que TEKKEN 8 traz em relação ao TEKKEN 7 é em relação aos seus Rage Arts. Os Rage Arts são os golpes especiais que todos os personagens têm e só podem ser usados quando você estiver com a vida baixa. No título anterior, você só conseguia usar um Rage Art na partida inteira, então gerenciar esse recurso era imprescindível para vencer. Entretanto, em TEKKEN 8, você tem acesso a esse golpe uma vez por round, ou seja outro sistema que reforça a agressividade e a velocidade entre os players.

O conteúdo extra

TEKKEN sempre foi marcado por ser um jogo que possui muitos conteúdos diferentes, principalmente envolvendo a customização de personagens. E em TEKKEN 8 isso se manteve, com o game esbanjando conteúdos para você gastar horas e horas jogando. Incluindo a campanha, que dura cerca de 5 horas, os modos Arcade que contam um pouco mais da história dos personagens, os modos online casuais e ranqueados.

Vale comentar também sobre o modo Treino de TEKKEN 8, modo esse que veio no lançamento com diversas funcionalidade e para mim um dos modos treinos mais completos que eu já vi, juntamente com o de Street Fighter 6. Diferentemente do modo Treino no lançamento do TEKKEN 7, que veio com algumas features faltando e outras sendo cobradas como DLC, como os dados dos frames dos golpes.

Porém, o destaque maior vai para a customização de personagens de TEKKEN 8, que te permite criar cosplays de vários personagens diferentes, te permite criar algumas aberrações também, o importante aqui é soltar a criatividade e montar seus personagens favoritos como preferir.

TEKKEN 8
É possível jogar até com a Lara Croft em TEKKEN 8 graças ao sistema de customização de personagens. (Imagem: Subreddit r/Fighters)

Vale a pena comprar TEKKEN 8?

TEKKEN 8, como eu disse no início dessa análise, já é para mim um dos melhores jogos de luta já feitos. A profundidade que o game traz tanto nos seus sistemas de gameplay, quanto nos modos de jogo e conteúdos extras é invejável para qualquer título do gênero. Acredito que esse talvez seja um dos, senão o melhor TEKKEN já feito. Entretanto, somente os fãs mais assíduos podem afirmar isso.

Apesar de tudo, falando na ótica de um novo jogador, TEKKEN 8 faz um excelente trabalho em introduzir os recém chegados à sua história, aos seus personagens, aos seus sistemas e funcionalidades. Então além de ser um jogo completo para os mais dedicados a subir nas ranqueadas, ele é a porta de entrada perfeita para novos lutadores.

TEKKEN 8 está disponível para PC, via Steam, para PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

*Review elaborada na versão de PlayStation 5, com código fornecido pela Bandai Namco.

TEKKEN 8

+ R$ 269,90
9

História

8.5/10

Gameplay

9.0/10

Gráficos e Sons

9.5/10

Extras

9.0/10

Prós

  • Graficamente lindo
  • Sistema de combate profundo e complexo.
  • Excelente variedade de personagens
  • Rollback Netcode
  • Customização de personagens

Contras

  • As partidas online estão com bastante problema de conexão

Matheus Feldmann

Game Designer de formação, preservador de jogos antigos, amante de MMORPG's, Jogos de Luta, jogos indies e RPG's em geral. Também assumo o posto de maior defensor de jogos ruins, especialmente Daikatana.