WRC Generations | Review

Jogos de corrida sempre me encantaram. Simuladores ou não, cada um tem seu toque de emoção em especial. E em WRC Generations, game da KT Racing e da Nacon para PC, via Steam e Epic Games Store, Xbox e PlayStation e Nintendo Switch, a coisa não seria muito diferente. Contudo, antes de começar esta crítica, vale ressaltar que a experiência nela se deu utilizando um volante Logitech G29, que incorpora um maior realismo – e ainda mais dificuldade – ao jogo. Sem mais delongas, vamos aos detalhes do jogo oficial do Campeonato Mundial de Rali da Federação Internacional de Automobilismo em mais uma review do Pizza Fria!

Uma nova era do rali

Em 2022, o WRC, Campeonato Mundial de Rali irá incorporar motores híbridos, e em WRC Generations não seria diferente. Com esta novidade, os carros foram totalmente modificados, tendo muito mais performance e exigindo adaptação e estratégia por parte das equipes, que terão que lidar com ainda mais força nos carros. Desta maneira, WRC Generations também teve mudanças de jogabilidade para acompanhar esta adição importante, onde o jogador poderá controlar a bateria do veículo ao longo dos trajetos em busca de mais velocidade e de um melhor tempo.

Além disso, WRC Generations é o título com maior número de conteúdo da franquia, contanto com 750 km de etapas especiais divididas em 22 países, 49 equipes da temporada de 2022 do Rally 1, 2 e Junior, 37 carros e diversos bônus e 165 etapas cronometradas, permitindo que os jogadores explorem diversos tipos de percurso e desafios em diferentes biomas.

WRC Generations
(Imagem: Divulgação)

Outra adição ao WRC Generations é o novo modo Ligas, que possibilita os jogadores a desafiarem adversários de nível similar online, indo em busca da categoria Lendas. Além disso, modos já conhecidos como Corridas Rápidas e modo Carreira estão ainda mais bem projetados, permitindo que o jogador escolha os diversos trajetos ou simplesmente entre na carreira do WRC em busca de glória, tendo o controle de diversos aspectos técnicos e da própria equipe, que pode ser criada do zero.

Um simulador interessante, mas difícil

A primeira coisa percebida em WRC Generations é que o jogo é muito mais focado em uma simulação de rali do que em modos arcade. Contudo, o jogador poderá escolher assistências e outros detalhes para que a experiência não fique extremamente difícil. Particularmente, vim de jogos focados em corridas de Fórmula 1 e GT3, e a diferença nos controles foi gritante. Nas primeiras corridas, penei para fazer curvas fechadas e para manter o carro na pista. Mas, felizmente, tudo é questão de prática – e de alguns acertos nas configurações.

Por ser um novato em WRC Generations e em simuladores de rali no geral, pude ir definindo certas assistências na tração do veículo, freios, marcha e tudo o mais até ir pegando o jeito da coisa e, naturalmente, tomando um maior controle do carro. Ainda assim, vale ressaltar que a experiência de rali é bem difícil, mas muito interessante e desafiadora. Em WRC Generations tive realmente a sensação de estar dentro de um carro, sentindo todos os impactos no volante, muito bem simulados com o force feedback. Isso pra mim, somado a verdadeira sensação de se guiar um carro em altas velocidades por caminhos irregulares e estreitos foi incrível.

WRC Generations
(Imagem: Divulgação)

Ou seja, por mais que seja possível adequar o WRC Generations ao jogador, e que o título apresente tutoriais bem explicadinhos, ele ainda precisará ter uma noção de direção em rali. Pontos de frenagem, uso dos freios do pedal e de mão, derrapadas, mudanças de marcha e tudo mais. Neste ponto, jogadores mais acostumados com jogos arcade poderão ficar um tanto quanto frustrados, pois conseguir controlar um carro possante não é uma tarefa fácil. Assim, já digo para os jogadores sem paciência para buscarem outra alternativa mais voltada para o modo arcade.

Aspectos técnicos

WRC Generations apresenta gráficos interessante e condizentes com sua proposta, mas não espere algo próximo à realidade. Além disso, traz uma física muito similar ao que podemos observar em ralis reais. Ou seja, capotagens cabulosas podem acontecer com qualquer erro cometido, algo que faz o piloto ter que redobrar sua atenção durante os trajetos, que são repletos de pedras, fossas, curvas acentuadas e muito mais. Ainda neste quesito, vale ressaltar que as pistas contam com diversos detalhes, simulando localizações reais presentes no Campeonato Mundial de Rali.

Além disso, pilotos, equipes e veículos são licenciados, trazendo nomes conhecidos das três divisões já citadas. Para os fãs habituados a acompanhar o campeonato, certamente isso é um acréscimo interessante. A dublagem (em inglês), ocorrida durante os percursos, em que o copiloto explica o nível das curvas e outros detalhes do trajeto. Isso é muito bacana e facilita bastante para quem tem facilidade com a língua. No entanto, se você tiver dificuldades, fique tranquilo: imagens detalhadas aparecem no centro da tela auxiliando a sua tomada de decisão e o processo de direção.

WRC Generations
(Imagem: Divulgação)

Um outro detalhe que vale ser ressaltado é que em WRC Generations, cada terreno faz o carro reagir de uma forma, derrapando mais ou menos, tendo aderência ou não, algo avisado ao longo do preparo do veículo antes da sessão. Ou seja, você terá que lidar também com aspectos mecânicos da suspensão, pneus e tudo mais. É claro, o jogo pode dar uma ajudinha nisso, mas é bom que a gente aprenda a se virar pra dominar melhor a máquina.

Vale a pena comprar o WRC Generations?

Com uma pegada bem focada em simulação, WRC Generations é um bom jogo de rali, mas afasta o público mais casual por ter uma física bem focada em simular as reações do carro às diferentes adversidades encontradas nas variadas pistas disponíveis no game. Isso não necessariamente é um ponto ruim, mas merece ser ressaltado. Com equipes, pilotos e carros licenciados, além de modelos clássicos, o título apresenta uma enorme variedade de coisas para serem feitas, contando com um tutorial bem bacana em seu início.

O modo de Campanha nos coloca para gerir toda uma equipe de rali e traz uma maior imersão nos processos dos campeonatos oficiais da categoria na FIA. No entanto, ainda acho que o game poderia ter gráficos um pouco mais realistas e polidos, tendo em alguns momentos assets que parecem ser um pouco genéricos. Contudo, isso não atrapalha a experiência principal, que é a jogabilidade, que se mantém bem próxima da realidade, sobretudo com volantes como o G29 e tantos outros modelos.

Concluindo, se você é fã de desafios e de simuladores de rali, WRC Generations é um jogo feito para você. Caso seja um jogador mais ligados a títulos arcade, sugiro que busque algo diferente, pois WRC Generations exige certa prática do jogador mesmo com uma série de assistências ativadas.

*Preview elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Nacon.

WRC Generations

+R$ 52,84
8.2

Jogabilidade

8.2/10

Gráficos e sons

8.0/10

Licenças, jogadores e imerão

8.4/10

Extras

8.0/10

Prós

  • Carros, equipes e pilotos licenciados
  • Variedade de etapas, contando com cerca de 165
  • Simulação desafiadora, focada em um realismo

Contras

  • Por ser realista demais, pode afastar alguns jogadores mais casuais
  • Gráficos poderiam ser um pouco melhores

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.