EA Sports WRC: como configurar seu Logitech G29 e G920
O EA Sports WRC é o título mais recente da Codemasters sob a chancela da Electronic Arts, e traz consigo toda a perícia da desenvolvedora em simulação de rally. Para quem utiliza os volantes Logitech G29 ou G920, o jogo funciona muito bem, mas as configurações padrão podem deixar o volante pesado e sem vida. Felizmente, o jogo oferece uma ampla gama de opções de personalização do force feedback (FFB), permitindo ajustes para deixar o volante mais leve e responsivo, sem perder a sensação de controle nas curvas mais exigentes.
Neste guia, vamos explorar as configurações ideais para o Logitech G29/G920 no Logitech G Hub (para jogadores de PC) e no próprio jogo, garantindo uma experiência de direção mais imersiva e agradável. Saiba mais a seguir!

Configurando o Logitech G29 ou G920 no PC e consoles
Passo 1: configurações no Logitech G Hub (exclusivo PC)
O EA Sports WRC possui um recurso de Soft Lock, que ajusta automaticamente o ângulo de direção de cada carro. Para que isso funcione corretamente, é necessário configurar o volante para 900° no G Hub e calibrá-lo no jogo. Jogadores de console podem ignorar essa etapa, pois o G Hub só afeta o jogo no PC.
- Abra o Logitech G Hube crie um novo perfil para o EA Sports WRC.
- Aplique as seguintes configurações:
- Faixa de operação: 900°
- Sensibilidade: 50
- Mola de centralização: Desligado

Essas configurações garantem que o volante funcione de maneira otimizada com o jogo.
Passo 2: configurações no EA Sports WRC
Configurações avançadas
Em Opções & Extras > Controles > Logitech G29 / G920 > Avançado:
- Linearidade da direção (steering linearity) : 0 (mantenha para uma direção linear)
- Soft Lock: Ativado (garante que cada carro use seu ângulo de direção real)

Certifique-se de calibrar o volante no jogo para que o Soft Lock funcione corretamente.
Configurações de Vibração e Force Feedback
Em Opções & Extras > Controles > Logitech G29 / G920 > Vibração:
- Vibração e feedback (vibration and feedback): Ativado (on)
- Torque de auto-alinhamento (self aligning torque) : 85 (controla a força principal do FFB)
- Atrito do volante (wheel friction): 0 (desligue para evitar peso desnecessário)
- Atrito dos pneus (tyre friction): 20 (ajuste baixo para evitar sobrecarga)
- Suspensão (suspension): 60 (vibrações causadas por irregularidades da pista)
- Derrapagem dos pneus (tyre slip): 0 ou 40 (vibração ao perder tração)
- Motor (engine): 100 (vibração ao atingir a faixa vermelha)
- Colisão (colision): 100 (vibração ao bater em obstáculos)
- Soft Lock: 150 (força ao girar além do ângulo máximo)
- Força de centralização (steering centre force): Ativado (centraliza o volante no início das etapas)
- Escala da força de centralização: 100

O torque de auto-alinhamento é a principal força do FFB, mas valores muito altos podem deixar o volante pesado demais. Já o atrito do volante e o atrito dos pneus devem ser ajustados com cuidado para evitar que o volante fique “entorpecido”. Já a suspensão e a derrapagem dos pneus adicionam detalhes à experiência, mas devem ser usadas com moderação para não sobrecarregar o sistema.
Agora é com você!
O EA Sports WRC é uma excelente adição ao mundo dos simuladores de rally, com etapas longas e uma grande variedade de carros. Embora as configurações padrão do force feedback possam deixar o volante pesado, os ajustes sugeridos ajudam a tornar a experiência mais leve e envolvente. Com a promessa de suporte a VR em futuras atualizações, o jogo tem tudo para se tornar um favorito entre os entusiastas de corrida. Aproveite as configurações recomendadas e domine as trilhas com seu Logitech G29 ou G920!