Uma pizza com Cintia Viani, executiva de TVs da LG do Brasil

Acontece em São Paulo (SP), desde o dia 5 de julho, a CASACOR 2022, que segue em exibição até 11 de setembro. Apontada como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Brasil, o evento tem como um dos parceiro oficiais a LG Electronics, que oferece todo o equipamento tecnológico integrado à exibição. A convite da empresa, conhecemos a mostra e, em especial, as novos modelos de TVs da LG que chegam ao Brasil no segundo semestre de 2022: OLED evo C2 e OLED evo | Gallery Edition, ambas com features voltadas para o público gamer e indicadas para os consoles da nova geração, PlayStation 5 e Xbox Series X.

LG TV OLED LifeStyleShoot G2 2 TVs da LG
A LG OLED evo | Gallery Edition é um dos novos modelos que chega ao Brasil (Imagem: Divulgação)

Na ocasião, conversamos com Cintia Viani (foto ao lado), executiva de TVs da LG do Brasil, não só para conhecer os modelos, como também os planos futuros da empresa para o segmento. Confira o bate-papo:

Cintia Viani TVs da LG
Cintia Viani, Gerente de Produtos – TVs da LG (Imagem: Divulgação)

🍕🧊 – Em relação às TVs da LG voltadas para o público gamer, quais são os planos da LG para agora e para um futuro próximo?

Cintia Viani – O segmento gamer é muito importante para LG, então a gente têm features, atributos e funcionalidades desde as nossas TVs mais básicas, até as mais especificadas. Por exemplo: todas as nossas TVs vêm com app da Twitch integrado, nós somos a única marca que oferece isso para o consumidor. Mas a gente tem TVs como a linha OLED, que é uma linha renomada e reconhecida pelo público que joga, como também veículos, sites e profissionais especializados. Ganhamos prêmios que são renovados a cada ano. Inclusive, com a linha C OLED, ganhamos o prêmio de inovação da CES em 2022, justamente o prêmio voltado a esse segmento.

A linha OLED é nossa linha mais especificada, então a gente tem atributos voltados para quem joga. Isso significa que temos uma TV 4K, com quatro entradas HDMI 2.1, já preparadas para os jogos e consoles da nova geração. Elas contam com suporte VRR (taxa de atualização variável), ALLM (modo de baixa latência automático), compatibilidade com G-Sync, que é uma exclusividade da LG, FreeSync, sem falar no tempo de resposta das nossas TVs, que por conta da tecnologia OLED, são de 1ms. São questões muito relevantes para quem joga.

Esse ano é um ano muito importante para LG, porque a gente lança, pela primeira vez, a menor OLED do mundo no Brasil, a de 42 polegadas, visando um segmento muito importante dentro deste segmento de games, que são as pessoas que jogam no PC. Hoje conseguimos ampliar muito a gama de opções para o consumidor que quer ou ter uma TV de 83 polegadas em casa para assistir os melhores filmes, e também jogar no seu no console, ou então um consumidor que prefere um produto menor, justamente para jogar na melhor tecnologia um jogo de PC ou console.

 🍕🧊 – Há planos de oferecer TVs da LG com telas com taxas atualizações maiores do que 120hz?

Cintia Viani – A LG se preocupa muito numa experiência completa, e a prova disso é o reconhecimento da mídia especializada, de quem realmente joga nos nossos produtos. O que eu quero dizer com isso é que não a gente não olha um atributo isolado, então a taxa de atualização é muito importante, tanto é que nossa OLEDs são todas 120hz.

Mas existe toda uma preocupação de aliar tecnologias para garantir a melhor experiência. Você jogar a 120hz no painel OLED, que já garante um tempo de resposta muito mais rápido, é diferente de você jogar numa TV 120hz com tela de LCD. Então a combinação dessas tecnologias garante a melhor experiência, isso sem contar o G-Sync. Nosso objetivo é unir tecnologias diferentes para garantir uma melhor experiência, ao invés de focar em um feature específico, como a taxa de atualização.

🍕🧊 – A LG foi a pioneira disponibilizado o aplicativo da NVIDIA GeForce Now. Há planos para disponibilizar aplicativos de outras empresas de streaming de jogos?

Cintia Viani – A LG mantém contato e planos com todas as empresas do segmento. Lançamos GeForce Now, e existem conversas para que novas plataformas e questões cheguem aos nossos consumidores. Não sei precisar quando vai acontecer, mas as conversas obviamente existem e, assim que possível, lançaremos para nossos consumidores.

TVs da LG
A LG OLED evo | Gallery Edition chega com o tamanho único de 65 polegadas (Imagem: Lucas Soares/Pizza Fria)

🍕🧊 – Uma das atrações da OLED Evo é o Dark Room Mode. O que exatamente ele faz?

Cintia Viani – É uma atualização do nosso otimizador de jogos. Basicamente, é uma adequação do produto de acordo com o ambiente. Notamos que as pessoas gostam de jogar em ambientes escuros, então trazemos novas funcionalidades, que oferece uma calibração do produto, garantindo a melhor experiência. A tecnologia foi aprimorada para trazer esse conforto extra aos consumidores. E falando em conforto, as TVs da LG oferecem o Eye Confort, que é uma tecnologia que diminui a luz azul do produto em até 50% e também tem o Flicker-free, o que preserva a saúde dos olhos. É algo super bacana para este segmento.

As novas TVs da LG voltadas para o público gamer

LG OLED evo | Gallery Edition (série G2)

LG OLED evo | Gallery Edition representa o design mais refinado de toda a linha e conta com uma apresentação para montagem nivelada na parede, com um visual polido e minimalista. A tecnologia OLED evo, geralmente já mais brilhante e nítida do que os displays OLED convencionais, está equipada com o novo processador inteligente α9 (Alpha9) Gen 5, com a tecnologia Brightness Booster que permite que as Smart TVs da série G2 ofereçam 30% mais brilho por meio de dissipação de calor aprimorada e um algoritmo mais avançado.

Tamanho disponível: 65 polegadas

LG TV_2022_65_G2_OLED evo
Imagem: Divulgação

LG OLED evo (série C2)

A série OLED evo C2 apresenta a performance da linha C, unida ao novo Processador AI α9 (Alpha9) Gen 5, um design redefinido com extremidades ainda mais estreitas que tornam a instalação na parede mais integrada, além de agora também contar com um painel OLED evo com até 20% de aprimoramento no brilho e nitidez. Dentro dessa linha há uma nova opção de polegada: a primeira OLED de 42” do mundo, desenvolvida especialmente para o público gamer com tempo de resposta rápido, otimizador de jogos e recursos exclusivos, seja para jogos de PC ou consoles de última geração.

Tamanhos disponíveis: 42 polegadas (nova) a 83 polegadas

LG TV 2022_77_C2_OLED evo
Imagem: Divulgação

*O jornalista viajou a convite da LG.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5 e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.