Como jogar Final Fantasy XIV Online de graça e traduzido em português

*Por Matheus Feldmann (@FeldmannMts)

Final Fantasy XIV, game da Square Enix, com certeza é um dos jogos que mais tiveram algum tipo de mídia esse ano e você certamente conhece alguém que joga o jogo, já viu algum streamer comentar sobre, ou até mesmo já se deparou com algumas das notícias que rondam por ele recentemente. E hoje eu quero te mostrar que dá sim pra jogar esse jogo maravilhoso sem precisar pagar nada, e aproveitar centenas de horas de conteúdo gratuito.

Durante a pandemia muitas pessoas procuraram jogos para desafogar da solidão e do tédio de ficar em casa. Alguns jogos fizeram sucessos absurdos por conta disso, em 2020 tivemos o Animal Crossing New Horizons, e em 2021 tivemos o estrondoso sucesso de Final Fantasy XIV Online.

Esse MMORPG tem se destacado por diversos motivos no último ano, mas com certeza o principal deles seja a sua carismática comunidade (e também a debandada dos jogadores de WoW, mas isso é papo pra outra hora), que vem abraçando os novos jogadores e streamers de forma extremamente carinhosa.

Com todo esse sucesso, Final Fantasy XIV Online se tornou o jogo mais lucrativo da franquia inteira, atingindo a marca de 24 milhões de jogadores ao redor mundo, informação revelada pelo diretor Naoki Yoshida ao IGN. E obviamente todos esses holofotes atraíram novos jogadores, mas infelizmente vários deles desistem de jogar o jogo ao descobrirem que é necessário pagar uma mensalidade para jogá-lo, fora as expansões que são vendidas separadamente.

final fantasy xiv 1
Homenagem feita pelos jogadores para o streamer Summit1g, onde dezenas de pessoas saudaram a chegada dele em uma das expansões do jogo. (Imagem: Reprodução)

Entretanto, muitas pessoas não sabem que o jogo possui sim um “Free Trial”, mas não um trial comum. O teste gratuito de Final Fantasy XIV Online engloba todo o jogo base, com uma campanha de cerca de 40 horas de duração, a primeira expansão do jogo e limitando o nível do jogador, permitindo jogar até o nível 60.

Tudo isso podendo testar TODAS as classes do jogo no mesmo personagem, o que permite mais ou menos 300 horas de gameplay sem precisar pagar um centavo. Um dos maiores exemplos dessa duração toda do teste gratuito é o streamer Asmongold, que jogando todos os dias o jogo por várias horas demorou dois meses para terminar o conteúdo gratuito do jogo.

Como jogar Final Fantasy XIV Online de graça?

PC

  • Para jogar Final Fantasy XIV Online de graça no PC, basta ir na sua conta do Steam e pesquisar “Final Fantasy XIV Online Free Trial”, e então clique no resultado da busca.
final fantasy xiv
(Imagem: Reprodução)
  • Abrindo a página da demonstração na Steam, é só clicar em “Instalar Demonstração”, selecionar o diretório de instalação desejado e esperar o download terminar.
  • Após o término do download, abra o jogo na sua biblioteca da Steam.
  • O jogo abrirá o seu launcher oficial, com uma tela semelhante a essa:
final fantasy xiv
(Imagem: Reprodução)
  • Nesse momento o launcher irá te direcionar para o site que gerencia sua conta do jogo, o mogstation.com.
  • No Mog Station você deverá criar a sua conta, inserindo seu e-mail, seu nickname e sua senha. Isso mesmo, nada de cartão de crédito por enquanto.
  • Após criar sua conta, confirme seu e-mail e pronto!

Obs: Antes de logar no jogo, é recomendado fechar o launcher do jogo e abri-lo novamente.

  • Agora o launcher oficial irá baixar o jogo completo, e após isso é só jogar!
  • Pronto, agora é só se aventurar em Eorzea!

PlayStation 4

Para aproveitar o free trial de Final Fantasy XIV Online no PS4, o processo é quase o mesmo:

  • Primeiramente é só procurar pelo Final Fantasy XIV Online na PS Store.
  • Após isso procure na página do jogo na parte de complementos pela versão de “Avaliação Gratuita”.
  • Baixe essa versão, e após o download abra o jogo crie sua conta e aproveite o jogo!

Vale destacar novamente que essa versão por mais que possua bastante conteúdo, ainda é uma versão de teste grátis, ou seja, você terá algumas restrições em seu jogo. Como por exemplo você só poderá ter um personagem por servidor em até no máximo 8 servidores, só poderá ter no máximo de 300 mil gil’s que são a moeda padrão do jogo, entre outras limitações, mas honestamente nenhuma que restrinja a experiência de forma tão significativa assim.

Como jogar Final Fantasy XIV Online em português

Infelizmente o Final Fantasy XIV Online não possui localização oficial para o português. Isso com certeza afasta vários jogadores que não dominam o inglês, ainda mais em um jogo tão focado na história e na narrativa. Entretanto, na versão de PC do jogo, a comunidade se mobilizou para traduzir os diálogos da história principal para as pessoas poderem aproveitar da melhor forma a história do jogo.

Essa tradução é feita através do add-on “Tataru – Helper”, que traduz os diálogos para diversas línguas, incluindo o português. Ele funciona pegando os diálogos do jogo, e traduzindo via Google Translator, mas é possível trocar o mecanismo de tradução para o de sua preferência. Para instalar a tradução é bem simples:

  • Baixe o arquivo “Setup.exe”.
final fantasy xiv
(Imagem: Reprodução)
  • Abra o arquivo como administrador e instale o software.

Obs: É importante ressaltar que talvez o firewall do seu Windows bloqueie a instalação do software, mas não se preocupe, que não há nenhum perigo em instalar a tradução.

  • Agora abra o seu “Tataru Helper”, para configurá-lo da melhor forma.
final fantasy xiv
(Imagem: Reprodução)
  • Clique em “Language” e selecione a língua Portuguesa, mas repare que também é possível configurar o aplicativo da forma que você preferir, alterando a fonte, o tamanho dela, cor de fundo e etc.
  • Após isso clique em “Configurações de Tradução”, e aqui é onde possui todas as configurações importantes do programa.
final fantasy xiv
(Imagem: Reprodução)
  • Aqui é possível alterar o mecanismo de tradução, mas o importante aqui é selecionar o idioma do seu jogo e o idioma que será traduzido.
  • Após isso, abra o seu jogo juntamente com o add-on baixado e você verá uma janela transparente no seu jogo. É aqui que será traduzido os textos do jogo para você, você pode alterar o local da janela e o tamanho clicando e arrastando nas bordas dela.
  • E seu Final Fantasy XIV Online ficará mais ou menos assim:
final fantasy xiv
(Imagem: Reprodução)

Infelizmente por se tratar de uma tradução não oficial, esse add-on não é muito agradável visualmente, mas ajuda muito as pessoas que querem entender melhor a história do jogo, que diga-se de passagem é tão boa quanto qualquer outro Final Fantasy.

Após tudo isso aproveite o jogo, e divirta-se! E fica uma dica extra: crie um personagem no servidor “Behemoth” que é onde boa parte dos brasileiros se encontram para jogar. Até a próxima!

Pizza Fria

    Perfil criado para postagens de textos colaborativos. Quer aparecer no Pizza Fria? Entre em contato conosco!