ArtigosDestaqueNintendoPCPlayStationXbox

Overwatch 2 – Temporada 16: a temporada mais completa de todas!

Desde que tive a oportunidade de testar o novo modo de Overwatch 2, o Estádio, eu senti que essa temporada seria completamente diferente. Pois é, e não deu outra. Nessa altura do campeonato, a Blizzard caprichou na renovação do game, sendo o momento perfeito para os jogadores que estavam afastados dos combates voltarem. Com a Temporada 16, veio uma avalanche de novidades que vão além do modo já mencionado, uma nova personagem, colaborações que tocam o coração de quem cresceu vendo anime e excelentes adições aos Passes de Batalha.

Portanto, se você é fã de FPS com aquele tempero de ação frenética, uma série de personagens estilosos e eventos de temporada que fazem valer cada minuto em jogo, se prepare, porque este artigo vai te mostrar por que essa é, sem dúvida, a melhor fase de Overwatch 2!

Estádio: o novo modo que renova Overwatch 2 de uma maneira incrível

Sem dúvida alguma, esse é o maior feito no universo de Overwatch. O lançamento do modo Estádio (ou Stadium, como permanece nas artes oficiais) é o terceiro pilar de Overwatch 2, ao lado dos modos Jogo Rápido e Competitivo. Trazendo partidas no formato melhor de sete rodadas, a proposta é clara: dar aos jogadores o controle completo sobre como moldar sua partida. Particularmente, esse acabou sendo o meu modo favorito, sobretudo pelas oportunidades dadas pelo sistema, que é bem balanceado.

Nele, cada jogador começa com um herói básico e, a cada rodada, ganha Créditos de Estádio para personalizar seu personagem. São habilidades extras, melhorias específicas e novas possibilidades táticas a cada turno, em um estilo MOBA. No início, pode parecer muita informação, mas acredite se quiser, logo fica viciante! Você entra numa espiral de otimizações e combos malucos que fazem com que nenhuma partida seja igual à outra. Com essa ideia brilhante, a Blizzard conseguiu trazer uma variação bem rica para o jogo, que sempre nos surpreende.

overwatch 2 temporada 16 estádio
Imagem: Divulgação

Agora, sabe qual é a cereja do bolo? A possibilidade de se jogar em terceira pessoa. Isso muda tudo em termos de percepção do combate e posicionamento, sobretudo ao utilizarmos heróis mais móveis. E falando em variedade, apesar do número inicial de heróis estar limitado a 17 (por questões de balanceamento), a promessa é de expansão contínua, com atualizações constantes que trarão novos personagens, mapas, itens e ajustes. Ou seja, o que está ótimo, vai ficando ainda melhor. Portanto, se você curte disputas acirradas em que cada detalhe conta, este é o modo para você!

E, para dar aquela incentivada, o novo modo veio com um evento especial: o Estádio: Iniciação. Cumprindo desafios no modo, o jogador pode desbloquear itens cosméticos exclusivos, como o visual Soldado: 76 Iniciante do Estádio e a Juno Grandes Astros do Estádio. Além disso, quem alcançar o nível Elite no modo recebe visuais permanentes para Genji, Moira e Orisa, trazendo um estilo único para a elite de Overwatch 2. No entanto, essas recompensas têm tempo limitado, então se você curte colecionáveis e visuais exclusivos, vale entrar logo e garantir os seus.

overwatch 2 temporada 16 estádio evento
Imagem: Divulgação

Freja: a nova heroína de dano

Se a temporada já não estivesse recheada de coisas boas, a Blizzard resolveu lançar Freja, uma nova heroína de dano com foco em precisão, mobilidade e… vingança. Armando sua Besta Célere, ela é praticamente uma caçadora de elite, ideal para quem curte personagens rápidos e mortais. Entre suas habilidades, temos a Investida Ágil, que impulsiona horizontalmente, e a Lufada aos Céus, que a faz ganhar altura. Já sua habilidade suprema, o Disparo de Boleadeira, prende o alvo e arrasta outros inimigos próximos, criando janelas perfeitas para eliminações em grupo.

Jogar com Freja é dinâmico, tático e, em boas mãos, devastador. Mas atenção: ela exige conhecimento de mapa e leitura de jogo. Afinal, como o próprio texto promocional diz, “ela nunca erra o alvo”. E, de fato, se você conseguir controlar a nova personagem, vai conseguir surpreender muitos jogadores que ainda não dominaram a jogabilidade dela. Isso é sempre interessante, já que na próxima temporada, há sempre aquela chance de darem uma nerfada nela. Faz parte!

overwatch 2 temporada 16 freja
Imagem: Divulgação

Banimentos de Heróis: o meta nunca mais será o mesmo

Quem joga o modo Competitivo sabe: às vezes, o maior desafio não é nem o inimigo que se encara, mas o meta engessado que insiste em repetir composições. Felizmente, a Temporada 16 escutou os pedidos da comunidade e entregou uma novidade excelente para reverter essa situação: o banimento de heróis nas partidas ranqueadas. Funciona assim: antes do início da partida, cada equipe vota para banir dois heróis (um por função), totalizando até quatro exclusões possíveis. Isso adiciona uma camada estratégica completamente nova ao jogo. Quer travar aquele flanqueador chato? Ou impedir o pick do suporte que está desequilibrando as partidas? Agora dá.

Essa dinâmica favorece os jogadores e jogadoras com conhecimento amplo do elenco e promove uma série de variações nas composições das equipes, além de exigir adaptação constante por parte de todos. Se a ideia era deixar o Competitivo mais interessante, a Blizzard acertou demais na escolha. Muito bom!

overwatch 2 temporada 16 banimento competitivo
Imagem: Divulgação

Passe de Batalha chega com tudo e mais um pouco

Com 80 níveis recheados de recompensas, o Passe de Batalha da Temporada 16 de Overwatch 2 é um dos mais temáticos e completos até agora. A estrela da vez é a Juno Coração da Esperança, um visual Mítico que acompanha um enredo digno de anime. Vale ressaltar que esse cosmético não é só bonito. Ele evolui visualmente conforme você avança em seus níveis internos, desbloqueando formas como a Princesa Doki, a versão Corrompida e a Protetora Radiante, sendo todas com visuais, efeitos e animações únicos. No nível máximo, ainda será possível desbloquear o Aspecto Iridescente, uma versão prismática do traje, mas que estará disponível somente a partir do dia 20 de maio.

overwatch 2 temporada 16 passe de batalha
Imagem: Divulgação

Mas tem muito mais no Passe de Batalha! A versão premium traz consigo além de 1.000 moedas, visuais lendários, impulso de EXP e muito mais. Confira abaixo um comparativo com todos os detalhes!

BenefícioPasse de Batalha Premium (16ª Temporada)Passe Premium + 20 Saltos de EscalãoPasse Supremo: 16ª Temporada
Preço1.000 Moedas2.200 MoedasR$ 184,00
Escalões de Recompensa8080 + 20 saltos automáticos80 + 20 saltos automáticos
Visuais Lendários de Overwatch555
Caixas de Itens LendáriasAté 2Até 2Até 3
Impulso de EXP20%20%20%
Prismas Míticos808080
Saltos de EscalãoNão incluído+20+20
Skins ExclusivasNão incluídoNão incluídoFreja Coração da Coragem
Illari Roqueira Infernal
Moedas de Overwatch (bônus)Não incluídoNão incluído+2.000 Moedas

O Passe Premium custa 1000 moedas e já vale o investimento para quem curte desbloquear tudo o que o jogo tem a oferecer. Ele dá acesso a:

  • 80 Prismas Míticos (essenciais para evoluir o visual da Juno)
  • Duas Caixas de Itens Lendárias
  • Vários visuais incríveis, incluindo:
    • Brigitte Coração da Força
    • Ashe, Lifeweaver e Mauga Roqueiros Infernais
    • Genji Espadachim da Realeza
    • Venture Máscara de Rosa

Já o Passe Ultimate, que custa R$ 184,00 reais, um valor relativamente alto para os jogadores e jogadoras do Brasil, traz tudo do Premium e mais:

  • 20 níveis avançados automaticamente
  • 2.000 moedas Overwatch
  • Skins exclusivas: Freja Coração da Coragem e Illari Roqueira Demoníaca

É um investimento alto, é verdade. Porém, para quem está de olho em colecionáveis exclusivos, pode valer muito a pena, especialmente se for fã da nova heroína ou quiser acelerar a progressão.

overwatch 2 temporada 16 passe de batalha 2
Imagem: Divulgação

Recompensas grátis? Temos também!

A versão gratuita do Passe não fica para trás. Ela oferece:

  • Skins épicas como Tracer Coração Heroico e Moira Corações Vazios
  • 600 moedas Overwatch
  • 1.500 créditos
  • Caixa de Itens Lendária
  • Vários sprays, ícones, emotes e poses de vitória no tema Dokiwatch

De uma forma geral, podemos considerar o Passe da Temporada 16 como uma seleção bem robusta, mostrando que a Blizzard, pelo menos aqui, ainda respeita os jogadores que preferem não gastar muito dinheiro com o jogo. Ah, e é claro: vale lembrar que os Passes não dão diferença alguma no quesito jogabilidade, mesmo rendendo boosts de 20% de EXP. Portanto, é muito mais uma questão de estilo!

Dokiwatch: um crossover com cara de anime

Falando mais sobre o pacote Dokiwatch, ele expande o tema do Passe de Batalha com visuais para várias personagens femininas: Kiriko, D.Va, Widowmaker, Brigitte, Mei e a própria Juno. Esses visuais automaticamente me lembraram demais o estilo das personagens de Sailor Moon e, embora não seja meu estilo favorito de skin, certamente vai agradar uma boa parte do público.

Porém, o destaque deste pacote vai para a D.Va Noturna, que interpreta a vilã da temporada, enquanto as outras assumem papéis heroicos, cada uma com uma identidade própria dentro da narrativa mágica. Até a Mercy vai ganhar um visual Mítico no estilo Dokiwatch em breve. A Blizzard soube brincar com referências e entregar um conteúdo bacana. O Pacotaço Dokiwatch está custando 5.900 moedas, trazendo o total de 20 itens, com visuais, pingentes de armas, cartões de nome, sprays e ícones de jogador.

overwatch 2 temporada 16 dokiwatch
Imagem: Divulgação

Os mechas de Gundam Wing invadem o mundo de Overwatch 2!

A parceria com Mobile Suit Gundam Wing é outro ponto alto. Celebrando os 30 anos da franquia, Overwatch 2 trouxe quatro visuais lendários inspirados em trajes clássicos da série. São eles:

  • Reaper Deathscythe
  • Ramattra Epyon
  • Soldado: 76 Tallgeese
  • Mercy Wing Zero

E, novamente, a Blizzard deu um verdadeiro show! As skins são ricas em detalhes, respeitam o design original dos mechas e ainda vêm acompanhadas de cosméticos adicionais na loja. Quem adquirir o Pacotaço Overwatch 2 x Gundam Wing leva tudo de uma vez. Essas skins estarão disponíveis só até 12 de maio, então se você é fã da série ou quer um visual que grite “meu herói é um robô gigante estiloso”, o momento é agora!

A temporada mais completa desde o lançamento de Overwatch 2

Como eu disse lá no início deste artigo, a Temporada 16 de Overwatch 2 é a maior de todas, não sendo apenas uma atualização. Ela é uma reimaginação do que o jogo pode ser, e isso ficou claro com o modo Estádio, que dá aos fãs um modo competitivo renovado e repleto de possibilidades. Além disso, tempos também a adição Freja, uma heroína divertida e técnica, que traz algo a mais ao elenco já extremamente robusto. Tambén são dignos de menção os eventos e colaborações como Dokiwatch e Gundam Wing, em que temos uma explosão de estilo e nostalgia que toca públicos diferentes com a mesma força.

Por fim, para os jogadores compeititivos, o destaque realmente ficou na adição dos banimentos de heróis, que finalmente mostra uma atenção da Blizzard às críticas da comunidade, bem como o sistema de passes, mesmo com algumas limitações ligadas a valores, entrega um conteúdo acima da média. Portanto, resumindo minha modesta opinião sobre este jogo: se você estava esperando o momento certo para voltar a jogar, esse momento é agora! Afinal, Overwatch 2 nunca esteve tão brilhante e divertido!

Sobre Overwatch 2

Overwatch 2 continua a oferecer uma visão otimista da Terra num futuro próximo. A história gira em torno de um mundo que vale a pena ser salvo, onde supersoldados, cientistas, ciborgues e ômnicos se enfrentam pelo controle de locais inspirados em lugares reais ao redor do mundo. Com 38 heróis e heroínas únicos, cada um com habilidades e armas potentes, os jogadores são levados a cooperar e se adaptar em uma variedade de mapas vibrantes, enfrentando desafios únicos.

O game da Blizzard já está disponível gratuitamente para jogar no mundo todo com cross-play e progressão entre plataformas para jogadores de PC, via Battle.net e Steam, e consoles Xbox Series X|S, Xbox OnePlayStation 5, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Álvaro Saluan

Completamente apaixonado por videogames, escreve e pesquisa sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte. Vai dos jogos de esporte aos RPGs tranquilamente, admirando cada experiência. Seu maior ídolo dos jogos é Hideo Kojima.