ListasPCPlayStation

5 filmes de luta que inspiraram Sifu

Sifu, game recentemente lançado para PlayStation 4, PlayStation 5 e PC, via Epic Games Store, é um título que tem chamado muita atenção na internet, e tem caído na graça do povo. Vários streamers e criadores de conteúdo têm se divertido com o novo jogo da Sloclap e gerado vários momentos de raiva, mas também muitas risadas para o público. O jogo, que conta com um sistema de combate bastante completo, somado à toda sua temática, consegue ser um título que resgata o saudosismo dos filmes de artes marciais.

E para todos aqueles que terminaram o jogo (parabéns!), e estão com aquele sentimento de “quero mais”, ou até mesmo aqueles que ainda não jogaram o jogo, e estão namorando-o, aqui vai uma listinha com 5 filmes que inspiraram o jogo e você precisa assistir para pegar os detalhes e referências, e surfar um pouco mais no hype do jogo. Então vem comigo, e caso queria ler nossa análise completa do jogo, clique aqui.

1 – Oldboy

É impossível falar de Sifu e não falar de Oldboy, visto que o filme é uma das principais inspirações do jogo. O longa conta a história de Oh Dae-su, interpretado por Choi Min-sik, um homem que sai para beber, mas acaba parando na delegacia. Logo após se resolver com as autoridades o protagonista, entra em uma cabine telefônica e acaba desaparecendo.

Após acordar o homem se encontra em uma espécie de prisão, somente com uma televisão em sua cela. Sem saber o que está acontecendo ele descobre através dessa TV que ele é o principal suspeito pela morte da sua esposa. Após 15 longos anos preso nesse quarto de hotel, Oh Dae-su é solto inexplicavelmente, e parte em uma jornada em busca de vingança.

2 – Kill Bill – Volume 1 e 2

Um dos maiores sucessos do diretor Quentin Tarantino, Kill Bill conta a história de vingança de Beatrix Kiddo (interpretada por Uma Thurman), uma assassina profissional que decide sair da vida do crime e acaba sofrendo uma tentativa de homicídio pelos seus antigos companheiros. Após alguns anos em coma a protagonista acorda com somente um objetivo… Matar Bill.

O filme é um show em termos de direção e fotografia e acabou influenciando o jogo Sifu em diversos aspectos na direção de arte. Por se tratar de uma obra do Tarantino, ambos os volumes são filmes bastante violentos e caricatos, e contam com excelentes coreografias nas cenas de luta, para criar cenas de ação cada vez mais incríveis e absurdas durante a jornada de vingança contra Bill.

3 – Police Story

Police Story (em português Police Story – A Guerra das Drogas) é um filme de ação e comédia escrito, dirigido e protagonizado por Jackie Chan. O longa é citado pelos desenvolvedores de Sifu como uma das maiores inspirações do jogo. O filme conta a história de Ka Kui um policial de Hong Kong que conseguiu prender um dos maiores traficantes de drogas praticamente sozinho. Agora ele tem de proteger a antiga secretária desse criminoso que irá depor no tribunal contra ele, pois a vida dela está ameaçada de morte. Porém vários problemas irão surgir na jornada do policial.

O filme é bastante divertido e possuí excelentes cenas de ação, isso somado à uma coreografia de cair o queixo nas cenas de luta, torna um excelente filme para qualquer um que se interessou por Sifu.

4 – Enter the Dragon

É impossível falar de filmes de artes marciais sem falar de Bruce Lee, e principalmente do maior filme dele, Enter the Dragon, conhecido em português como Operação Dragão. O filme foi a última participação de Bruce Lee, antes do seu falecimento três semanas antes da estreia do filme. O longa é considerado um dos melhores filmes de luta de todos os tempos, tendo a participação do próprio Bruce Lee no roteiro e na direção do filme, que acabou inserindo falas da sua própria filosofia de vida.

O filme conta a história de Lee, um investigador contratado para investigar um grande mafioso chamado Han, o qual estaria organizando um grande torneio de artes marciais que supostamente seria uma fachada para a venda de drogas. Lee além de combater essa conspiração também tenta ajudar duas pessoas, Roper e Williams que acabaram entrando no torneio sem saber do verdadeiro objetivo dele.

5 – Crouching Tiger, Hidden Dragon

Crouching Tiger, Hidden Dragon, ou em português O Tigre e o Dragão, é um filme bastante diferente dos outros citados aqui, pois ele pertence ao gênero “wuxia” um gênero de filmes que consiste em artes marciais envolvendo a ficção e a fantasia. Entretanto o filme é considerado um clássico do gênero de artes marciais e é uma fonte rica de inspiração para o jogo da Sloclap.

O longa conta a história de duas mulheres ambas excelentes lutadoras que vivem na Dinastia Ching. Uma das protagonistas busca uma vida longa da aristocracia chinesa, mesmo que isso custe viver uma vida à margem da sociedade, A outra personagem vive uma jornada em busca de honra e justiça, porém terá de lidar com os problemas que o amor traz. Eventualmente o destino das duas se cruza e ambas terão que tomar medidas drásticas que poderão mudar suas vidas e seus objetivos.

Extra – Curta-metragem de Sifu

Não é novidade para ninguém que Sifu é um jogo extremamente inspirado em filmes de artes marciais, e a desenvolvedora do jogo, a Sloclap, sabendo disso lançou um curta metragem com atores reais interpretando o Jogo. O curta mostra um pouco da narrativa e contém excelentes cenas de luta.

Apesar do curta ter como objetivo promover o jogo, ele é muito bem produzido, dirigido e coreografado. O curta foi dirigido pelo diretor e youtuber Christopher Clark Cowan. O curta funciona muito bem como uma introdução ao protagonista e à história do jogo.

Sobre Sifu

Sifu é um beat ‘em up estiloso e intenso, contando com um combate corpo a corpo visceral em um cenário urbano contemporâneo. Dos mesmos criadores de Absolver, aclamado jogo de luta para PS4, o título apresenta a vingança de um jovem aprendiz de kung fu contra os assassinos de sua família. É um contra todos, sem nenhum aliado e com inúmeros inimigos. Ele só poderá contar com seu domínio sobre o kung fu para prevalecer e preservar o legado de sua família.

Matheus Feldmann

Game Designer de formação, preservador de jogos antigos, amante de MMORPG's, Jogos de Luta, jogos indies e RPG's em geral. Também assumo o posto de maior defensor de jogos ruins, especialmente Daikatana.