Atari revela edição expandida de Atari 50: The Anniversary Celebration

Atari e a desenvolvedora Digital Eclipse anunciaram nesta terça-feira, 25, uma expansão significativa para Atari 50: The Anniversary Collection, com a chegada da Atari 50: The Anniversary Celebration Expanded Edition, que adiciona duas novas linhas do tempo e 39 jogos ao retrospecto jogável da Atari. O lançamento está previsto para 25 de outubro no PC, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5, e Atari VCS, incluindo uma versão física para Nintendo Switch e PlayStation 5.

Atari 50: The Anniversary Celebration Expanded Edition
Imagem: Divulgação

A edição física contará com uma versão Steelbook para Nintendo Switch, que incluirá cartões de arte do Atari 2600, miniaturas de letreiros de arcade, um cartão de visita réplica da Syzygy Co. de Al Alcorn e um estojo Steelbook. A versão padrão será vendida por US$ 39,99 e a versão Steelbook por US$ 49,99.

A linha do tempo “The Wider World of Atari”, que inclui 19 jogos jogáveis e oito segmentos de vídeo, mergulha nas histórias da Atari, mostrando como a empresa continuou a influenciar criadores e fãs ao longo das décadas. Novas entrevistas, anúncios vintage, artefatos históricos e mais foram pesquisados e apresentados com o estilo característico da Digital Eclipse. Destaques incluem uma análise do jogo Berzerk da Stern Electronics, inovações subestimadas dos anos 1980, um foco na artista Evelyn Seto, criadora do icônico logo “Fuji” da Atari, e Al Alcorn explicando o nascimento de Breakout, além de uma exploração do papel dos fãs na descoberta de protótipos não lançados, criação de jogos “homebrew” e preservação da história da Atari.

A linha do tempo “The First Console War”, que inclui 20 jogos jogáveis e meia dúzia de segmentos de vídeo, conta a história da primeira grande guerra de consoles na indústria dos games entre o Atari 2600 e o Intellivision da Mattel. A equipe da Digital Eclipse explora essa rivalidade, incluindo a decisão peculiar da Mattel de criar jogos para o concorrente Atari 2600. Destaques incluem uma seleção de jogos M Network, uma mistura de jogos esportivos da Atari e M Network, e alguns protótipos raros do Atari 2600 e 5200. Entrevistas incluem o ex-diretor de jogos da Intellivision Don Daglow, a programadora da M Network Jane Terjung, David Crane e Garry Kitchen da Activision, o programador de “homebrew” Dennis Debro e os historiadores Leonard Herman e Mike Mika.

As novas linhas do tempo e jogos serão oferecidos aos proprietários da versão original de Atari 50 como DLCs ainda este ano.

Leia nossa review de Atari 50: The Anniversary Celebration!

Atari 50: The Anniversary Celebration oferece uma jornada vibrante pelo passado histórico da empresa. Unindo a emulação de oito diferentes plataformas de hardware da Atari em um único pacote, esta coleção abrange títulos que atravessam cinco décadas, com uma biblioteca que ilustra vividamente a evolução dos jogos mainstream e os influentes títulos da Atari que moldaram a indústria dos videogames como conhecemos hoje.

Atari 50: The Anniversary Celebration está à venda para Nintendo SwitchXbox One, Xbox Series X|SPlayStation 4, PlayStation 5 e PC, via Steam.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.