NotíciasPC

Cataclismo sai do Acesso Antecipado e recebe versão 1.0 para PC

A Hooded Horse e a desenvolvedora Digital Sun anunciaram nesta quinta-feira, 20, o lançamento da versão 1.0 de Cataclismo, um RTS de fantasia sombria que combina construção de fortalezas, defesa contra cercos e exploração. O jogo está disponível para PC, via Steam, GOG e Epic Games Store.

Lançado originalmente em acesso antecipado em julho de 2024, Cataclismo recebeu mais de uma dezena de atualizações, introduzindo novos mapas, sistemas de progressão e modos de jogo. A atualização 1.0 adiciona os capítulos finais da campanha, um novo bioma e um modo inédito, consolidando a experiência completa para os jogadores.

Ao longo do jogo, os jogadores devem gerenciar recursos e construir fortificações tijolo por tijolo para resistir a hordas inimigas vindas da Névoa. A versão final também conta com melhorias no sistema de coleta de recursos e um modo Sandbox para experiências mais flexíveis.

Cataclismo mistura estratégia em tempo real com o gênero de defesa de torres, com foco em construção pedra por pedra. Construa muros, fortalezas e torres encaixando blocos no estilo Lego encontra “They Are Billions”. Depois, comande soldados para ocupar posições táticas e defender-se contra as incessantes ondas de Horrores que surgem da densa névoa.

Além da campanha para um jogador, Cataclismo oferece modos de Sobrevivência, Criativo e Escaramuça, cada um com suas próprias maneiras únicas de jogar. O jogo traz um interessante sistema de construção de castelos inspirado em LEGO, onde mais de 100 peças diferentes podem ser combinadas, permitindo aos jogadores otimizar a vida e a produção dentro das muralhas do castelo.

Outras características notáveis incluem a defesa contra enxames noturnos de Horrores, o desdobramento de tropas com especialidades táticas únicas e a possibilidade de equipá-las com equipamentos de cerco, como flechas flamejantes, veneno, armadilhas de garras e muito mais. Cataclismo também promete apresentar uma arte em estilo de quadrinhos, ilustrando um mundo sombrio perdido no perigoso Nevoeiro.

O título está localizado para diversos idiomas, incluindo português do Brasil. Com o lançamento da versão 1.0, Cataclismo também adicionou suporte para italiano, tcheco, turco, ucraniano e húngaro.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.