Ghost of Tsushima apresenta detalhes de sua trilha sonora
A Sony e a Sucker Punch divulgaram nesta quinta-feira, 2, mais novidades sobre a trilha sonora de Ghost of Tsushima. Bradley D. Meyer, diretor de áudio da Sucker Punch, contou mais detalhes sobre as músicas, compositores e todo o processo de criação no PlayStation.Blog.
Segundo Meyer, quando começaram a detalhar o mundo de Ghost of Tsushima, eles usaram temporariamente música de filmes, TV e outro games que serviram de inspiração e apresentavam o feeling buscado. Dois compositores cujo trabalho se destacou, e que sempre chamaram a atenção da equipe são Ilan Eshkeri e Shigeru “Ume” Umebayashi. Ambos foram inspiração para o desenvolvimento inicial e, por fim, a equipe desejou ambos como compositores da trilha do jogo.
A escolha dos compositores
Eles escolheram dois compositores por alguns motivos. Primeiro, pois Ghost of Tsushima é grande. Há bastante conteúdo e é necessário haver muita música para preencher o mundo e mostrar a evolução da jornada de Jin, de samurai até o fantasma. Segundo, quando feito de forma correta, múltiplas vozes esculpindo a trilha podem criar uma tapeçaria mais diversa e elaborada para a história e a ação do game se apoiarem. Ilan e Ume ambos foram responsáveis por algo especial para a trilha, que foi usada para criar a base emocional do mundo do game. Sendo assim, isso vai da história ao combate à exploração da grande ilha de Tsushima.
Meyer também explica que no protótipo, foi criada uma pequena missão onde você cavalga por um cenário enorme, e luta contra um líder Mongol dentro de um forte japonês. Sendo assim, foi usada uma faixa de uma das trilhas sonoras de filme de Ilan para o passeio a cavalo, e o estúdio inteiro teve uma reação muito animada. A ação relativamente mundana tomou uma qualidade épica e emocional, em grande parte devido a esta bela obra musical. Ilan compôs várias trilhas de filmes, incluindo Coriolanus, 47 Ronin, e Stardust, para games como a franquia The Sims, e outros projetos legais. O que mais chamou atenção da equipe em sua música foi o forte conteúdo melódico e suas escolhas únicas de instrumentalização.
Todo o time responsável pelo áudio sabia que a trilha teria que ser bem melódica e emocional para transmitir a história de Jin Sakai e do povo de Tsushima. Portanto, Ilan foi uma escolha natural. Ele se concentrou em criar as melodias e temas para os personagens e imediatamente mergulhou em instrumentos tradicionais japoneses e escalas musicais.
Ilan falou um pouco mais sobre o processo criativo para a trilha sonora de Ghost of Tsushima:
“Desde a primeira reunião, percebi que o jogo contava uma forte jornada emocional. O tema de Jin, The Way of the Ghost, foi uma das primeira peças que escrevi. Geralmente as produções ficam prontas para a música depois que todo mundo já começou a trabalhar no jogo, Por mais que entenda a história, sempre leva algum tempo para realmente apreciar e entender as nuances de personagens bem escritos. Embora alguns dos meus primeiros esboços evoluíram, este tema grudou mesmo.
Ilan Eshkeri, compositor.
É sobre como o povo de Tsushima o enxerga. Ele é seu heróis: forte, infalível, inspirador e cheio de esperança, mas o que realmente me fascinou sobre Jin é o contraste do que está acontecendo dentro dele. Para salvar seu lar e o povo que ele ama, ele deve ir contra tudo que foi ensinado a acreditar, e quebrar o código dos Samurai. Jin é um personagem em conflito emocional, e acima de tudo, foi isso que me atraiu à Ghost.
O cenário histórico é fascinante. Comecei a estudar música japonesa antiga, canções folclóricas, música de corte, música sagrada e taiko, além das diferentes escalas usadas na música japonesa. É um mundo rico, feito para ser muito explorado. Na trilha do jogo, usei Shakuhachi, Koto, Shamisen, Taiko Drums e Chants, e a minha descoberta favorita, a Biwa. A Biwa é um instrumento que os samurai usavam, e sua arte foi quase perdida – hoje em dia há apenas alguns músicos no mundo todo! Por sorte, pude encontrar um deles para tocar em Ghost. É um som realmente especial e você pode ouvi-lo na faixa The Heart of the Jito.
Por fim, quis criar um mundo emocional que não apenas apoia a narrativa e a ação do jogo, mas que também atraia o jogador para a jornada emocional de Jin. “
Quanto a Shigeru Umebayashi, o catálogo de sua obra é grande demais para ser listado. No entanto, algumas de suas trilhas são conhecidas, estando presente em House of Flying Daggers, True Legend, e The Grandmaster. O que foi visto de forma continua na obra de Ume foi um senso de lugar. Sua música ajudou a equipe a se transportar no tempo, e para o outro lado do planeta. É mágica, e a equipe sabia que queria que ele criasse o terreno sonoro do mundo do jogo. Portanto, foi solicitado que Ume começasse a esboçar alguns temas concentrados na beleza natural do mundo que estava sendo criado pela Sucker Punch. Ele realmente usou o arco emocional do mundo, e criou um conjunto de temas baseados em palavras chave, representando a gama que Jin vivencia: Serenidade, Ocupação, Exílio, Assombro, e Santuário.
Sendo assim, Ume fala um pouco mais sobre como abordou os temas deste mundo aberto:
Nasci na cidade de Kita-Kyushu, que fica próxima da ilha de Tsushima. Entretanto, nunca estive lá pessoalmente, e não era familiar com a história da região antes de trabalhar neste game. Agora que faço parte do projeto, acho que seria uma ótima oportunidade para visitar.
Shigeru Umebayashi, compositor.
Quando estava compondo para o game, me inspirei na natureza, clima, estilo de vida e música clássica japonesa. As minhas composições usam vários instrumentos japoneses, como Shakuhachi, Koto, e o Taiko japonês. Mas os instrumentos não são nada sem quem os toca. Para mim, vejo músicos como avatares de mim mesmo. Materializam a música que conceitualizei, e a entregam aos ouvintes. Sem essa colaboração, seria apenas um músico de rua que todos ignoram.
Quando as pessoas ouvirem a música do jogo, espero que sintam o coração das pessoas de Tsushima; aqueles que amam o lugar, vivendo com as dádivas da terra, e dos guerreiros que aprendem a usar suas katanas e seguem o caminho do samurai.
A empreitada global para a consolidação da trilha de Ghost of Tsushima
A gravação foi uma empreitada global, unindo o trabalho dos compositores da Sucker Punch e do departamento interno de música da PlayStation. Foram gravadas as cordas e os metais no estúdio Abbey Road de Londres, e no Air Studios, além dos solos e instrumentos tradicionais japoneses, como o Koto e Shakuhachi. Foi gravado o áudio solo adicional e instrumentos tradicionais como o Shamisen, percussão, Shakuhachi e um conjunto de Taiko em Tóquio, além de monges budistas dos templos de Honjyuji e Myounji, que providenciaram cânticos para a trilha. Em Los Angeles, foram usados os talentos do famoso músico Tuvan, Radik Tyulyush para gravar os cânticos e instrumentos tradicionais dos Mongóis, e o Doutor Osamu Kitajima auxiliou com a gravação de ainda mais instrumentos japoneses como a Biwa.
Os últimos passos para os compositores foram pegar a trilha e desconstruí-la em camadas que foram implementadas no sistema para cuidar do playback no jogo, baseado na ação, dificuldade e intensidade do que está acontecendo em cena. Sendo assim, o resultado final é uma trilha poderosa, que traz à vida a Tsushima do século XIII e o difícil caminho que Jin deve trilhar. Portanto, ouça abaixo alguns exemplos, que estarão presentes no jogo, que será lançado em dia 17 de julho:
A trilha sonora será lançada pela Milan Records no dia 17 de julho em todas as plataformas digitais, além de um conjunto de dois CDs. Os jogadores poderão reservar aqui, e todas as reservas da trilha sonora digital incluem um download imediato da trilha The Way of the Ghost (feat. Clare Uchima). Por fim, uma edição de vinil também será lançada no futuro.