NotíciasPCPlayStation

Horizon Zero Dawn Remastered: dev detalha melhorias

A Nixxes revelou nesta quinta-feira, 17, detalhes das melhorias que estão sendo implementadas em Horizon Zero Dawn Remastered, previsto para lançamento em 31 de outubro para PlayStation 5 e PC, Steam e Epic Games Store. A remasterização traz uma série de avanços tecnológicos e visuais, fruto de uma colaboração próxima com o estúdio Guerrilla Games.

Horizon Zero Dawn Remastered
Imagem: Divulgação

Entre os destaques estão uma mixagem de som completamente renovada, suporte para o controle DualSense no PS5 e novas capturas de movimentos para as conversas do jogo. O objetivo da Nixxes foi elevar o nível de detalhes do mundo, como a vegetação e os ambientes naturais, para que atinjam o mesmo padrão visual estabelecido em Horizon Forbidden West.

Melhorias no ambiente e na vegetação

A equipe da Nixxes focou em aprimorar os biomas e a vegetação do jogo. Segundo Patrick Blankenzee, Senior Environment Artist, foram feitas melhorias em texturas, geometria e na interação da vegetação, garantindo um visual mais detalhado e realista. Biomas como o da floresta tropical receberam atenção especial, com a inclusão de mais biodiversidade nas margens dos rios e novas tecnologias procedurais que aumentaram a densidade e qualidade da flora.

Horizon Zero Dawn Remastered
Imagem: Divulgação

Mundo vivo e aprimorado

Outro foco foi a melhoria das áreas povoadas do jogo. A Nixxes aumentou a quantidade de personagens não jogáveis (NPCs) nas vilas e cidades, introduzindo novas animações e interações que tornam os ambientes mais dinâmicos. Brian van Nunen, Senior Technical Game Designer, mencionou que a maior memória disponível no PS5 permitiu aumentar o número de NPCs e suas interações, proporcionando uma sensação de maior atividade e realismo.

Horizon Zero Dawn Remastered
Imagem: Divulgação

Texturas e materiais de próxima geração

A remasterização também traz melhorias significativas nos terrenos, objetos e edifícios. Sander Bronkhorst, Senior Technical Artist, explicou que as texturas e materiais foram substituídos pelas suas versões de Horizon Forbidden West, e, em alguns casos, completamente refeitas, como no caso dos pisos de locais como Meridian e Daytower, que ganharam texturas de alta resolução e novas geometrias.

Horizon Zero Dawn Remastered
Imagem: Divulgação

Conversas mais realistas

Com mais de 10 horas de novas capturas de movimentos, as conversas em Horizon Zero Dawn Remastered foram atualizadas para proporcionar uma experiência mais fluida e realista. Ferramentas e pipelines foram desenvolvidos para agilizar o processo de animação, permitindo que os diálogos e as cenas do jogo se alinhem com o nível de qualidade visto em Horizon Forbidden West.

Iluminação aprimorada e ambientes detalhados

A iluminação do jogo foi completamente revisada, tanto para os ambientes quanto para as cenas cinematográficas. A equipe de iluminação utilizou tecnologias mais avançadas, como o sistema Nubis, para recriar as paisagens atmosféricas e adicionar novos detalhes, como a deformação da neve e da areia, vista inicialmente na expansão Frozen Wilds. As mudanças visuais também incluem a atualização dos modelos dos personagens, como a protagonista Aloy, que recebeu aprimoramentos em seu cabelo, pele e roupas.

Horizon Zero Dawn Remastered
Imagem: Divulgação

Disponibilidade e upgrade

Horizon Zero Dawn Remastered já está disponível para pré-venda e será lançado no dia 31 de outubro. Os jogadores que já possuem Horizon Zero Dawn ou Horizon Zero Dawn Complete Edition poderão fazer o upgrade para a versão digital remasterizada por R$ 50.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.