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INDIKA chega ao Nintendo Switch em novembro

A 11 bit studios e o Odd Meter anunciaram nesta quarta-feira, 8, que INDIKA, uma das experiências narrativas mais comentadas do ano, será lançado para Nintendo Switch em 17 de novembro. O jogo, que conquistou o cobiçado Game Designer’s Award no Japan Game Awards, promete levar aos consoles portáteis uma das jornadas mais intrigantes e provocantes do cenário indie recente. Confira o trailer!

Sobre INDIKA

Em INDIKA, os jogadores acompanham a história de uma jovem freira em uma Rússia do início do século XIX, em uma aventura que desafia tanto a fé quanto a sanidade. A protagonista, Indika, embarca em uma jornada espiritual e existencial repleta de simbolismo, questionamentos religiosos e dilemas morais.

Acompanhada por uma figura improvável e constantemente provocada pelo próprio Diabo, a freira enfrenta obstáculos que misturam o mundo real e o espiritual. Essa mistura entre o divino e o profano cria uma narrativa repleta de metáforas, conduzindo o jogador a refletir sobre temas como saúde mental, crença, culpa e autoconhecimento.

Jogabilidade cinematográfica e experimental

INDIKA combina mecânicas de aventura em terceira pessoa com elementos de quebra-cabeça, plataforma e minigames, mas o foco principal está na experiência narrativa. A jogabilidade é fluida e pontuada por momentos de introspecção e tensão, alternando entre sequências de exploração, diálogos profundos e cenas cinematográficas que remetem a produções do estúdio A24.

O estilo visual é igualmente marcante: cenários sombrios e surreais recriam uma Rússia distorcida e metafísica, onde o real e o imaginário se confundem. O trabalho de direção de arte e trilha sonora reforça a atmosfera melancólica e misteriosa, tornando a jornada de Indika uma experiência sensorial e emocional única.

Um dos títulos independentes mais marcantes de 2024

Desde o seu lançamento original, INDIKA tem sido amplamente elogiado pela crítica e pelos jogadores por sua ousadia estética e narrativa. O título se destaca por romper convenções de design e abordar temas raramente explorados em jogos eletrônicos, tratando religião e espiritualidade sob uma ótica filosófica e psicológica.

Ao receber o Game Designer’s Award no Japan Game Awards, INDIKA se consolidou como um marco entre os jogos independentes modernos. O prêmio reconhece produções que inovam no design e oferecem novas maneiras de envolver o jogador, algo que INDIKA faz com maestria ao unir arte, filosofia e jogabilidade em um mesmo palco.

Reflexão, fé e loucura em uma só experiência

O grande mérito de INDIKA é sua capacidade de provocar o jogador. A obra não se limita a entreter, mas convida à reflexão. Cada decisão, cada metáfora e cada diálogo têm o propósito de desafiar a visão de mundo do jogador e levá-lo a questionar o significado de fé, obediência e identidade.

O contraste entre a devoção e a tentação, representada pelo diálogo constante com o Diabo, cria um jogo psicológico profundo e desconcertante. A história se desenrola como um drama existencial, com momentos de humor ácido e absurdismo que lembram clássicos da literatura russa, como Dostoiévski.

Álvaro Saluan

Completamente apaixonado por videogames, escreve e pesquisa sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte. Vai dos jogos de esporte aos RPGs tranquilamente, admirando cada experiência. Seu maior ídolo dos jogos é Hideo Kojima.