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LANESPLIT ganha data de lançamento no PC e chega aos consoles posteriormente

O desenvolvedor solo FunkyMouse anunciou nesta segunda-feira, 15, que LANESPLIT, simulador de corrida de motos focado em manobras entre o tráfego urbano, será lançado no PC via Steam na quarta-feira, dia 28 de janeiro de 2026. O título, desenvolvido por um único criador, também está confirmado para PlayStation 5 e Xbox Series X|S em uma data posterior.

Sobre LANESPLIT

Em LANESPLIT, os jogadores assumem o controle de motocicletas esportivas em corridas que exigem precisão extrema ao trafegar entre carros em movimento. O jogo aposta em circuitos com múltiplos cenários ao redor do mundo, incluindo rodovias urbanas, estradas de montanha sinuosas e vias costeiras, sempre com tráfego ativo composto por caminhões, sedãs e outros veículos que seguem as leis de trânsito.

A proposta central gira em torno do risco constante: a diferença entre vencer uma corrida e sofrer um acidente fatal pode ser medida em poucos centímetros. O jogador precisa antecipar curvas, mudanças de faixa e variações no fluxo de veículos para manter a velocidade máxima sem colidir.

Física realista e variação climática

O simulador contará com 15 motocicletas esportivas diferentes, cada uma com atributos físicos próprios. A escolha da moto deve considerar fatores como aceleração, controle, tração e frenagem, especialmente em condições climáticas distintas. Pistas secas favorecem alta velocidade e agilidade, enquanto estradas molhadas exigem maior controle e cautela.

Antes das corridas, o jogador pode analisar o clima para ajustar sua estratégia, tornando o desempenho diretamente ligado à leitura do ambiente e à adaptação ao terreno.

Modos de jogo focados em ritmo e imersão

LANESPLIT oferece diferentes modos de experiência. O Rush Hour coloca o jogador em cenários com tráfego intenso, exigindo reflexos rápidos e tomada de decisão constante. Já o Zen Mode permite percorrer estradas mais vazias, priorizando fluidez e sensação de velocidade sem a pressão de congestionamentos.

Além disso, o sistema de personalização permite modificar roupas e capacetes, influenciando a identidade visual do piloto dentro do jogo.

Trilha sonora e sensação de velocidade

A experiência é complementada por uma trilha sonora baseada em drum and bass, que se intensifica conforme o velocímetro sobe. O áudio, aliado a efeitos de som, controles precisos e desfoque de movimento, busca transmitir a sensação de velocidade em alta intensidade, interrompida de forma abrupta a cada colisão.

Álvaro Saluan

Completamente apaixonado por videogames, escreve e pesquisa sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte. Vai dos jogos de esporte aos RPGs tranquilamente, admirando cada experiência. Seu maior ídolo dos jogos é Hideo Kojima.