NotíciasNintendoPCPlayStation

Nobunaga’s Ambition: Awakening revela detalhes de gameplay

KOEI TECMO America anunciou nesta quinta-feira, 25, o uso de Táticas de Guerra Provinciais e apoio de castelos em seu próximo jogo de estratégia tática, Nobunaga’s Ambition: Awakening, o 16º jogo da franquia de simulação histórica de Kou Shibusawa, que será lançado no dia 20 de julho para PlayStation 4, Nintendo Switch e PC, via Steam. A nova entrada na franquia mescla o poderio militar com a diplomacia política em uma missão para conquistar os Estados Guerreiros do Japão.

Nobunaga’s Ambition: Awakening
Imagem: Divulgação

Em Nobunaga’s Ambition: Awakening, os jogadores vivenciam o caótico Período dos Estados Guerreiros do Japão assumindo o papel de daimyō – um poderoso senhor feudal e proprietário de terras japonesas. À medida que avançam e começam a dominar partes cada vez maiores do mapa, suas táticas se expandem através da cooperação entre as províncias do daimyō e dos oficiais. Aqui, um regente, que é o líder de uma província, proporá Táticas de Guerra Provinciais, com vários cenários se desenrolando dependendo da habilidade do regente.

As táticas incluem: ofensivas conjuntas, com todas as tropas marchando em direção ao mesmo alvo que a província do daimyō; ataques abrangentes, onde as províncias atacam vários castelos do mesmo clã inimigo de uma só vez; reforço, onde as tropas na retaguarda enviam soldados para as unidades aliadas na linha de frente; e fingimento, onde as tropas marcham perto das fronteiras inimigas, atraindo-os para fora de seus castelos para criar oportunidades para ataques de unidades aliadas. Com tantas táticas para escolher, é fundamental para os jogadores escolherem seus regentes com sabedoria para superar as forças inimigas.

Além disso, os jogadores agora podem atribuir papéis aos castelos, ajudando a adicionar novas linhas de estratégia dentro da rede de castelos. Um castelo que é considerado uma “base defensiva” é crucial para a defesa, configurando um palco para cercos. Enquanto isso, ter uma “base de assistência” perto da base defensiva pode ajudar a aumentar o número de soldados protegendo quando atacados por uma grande força de inimigos. Além disso, uma “base de reabastecimento” ajudará a apoiar marchas e expedições de longo prazo com suprimentos adicionais quando as tropas estiverem passando a caminho da próxima luta.

Sobre Nobunaga’s Ambition: Awakening

Em Nobunaga’s Ambition: Awakening, os jogadores terão a oportunidade de experimentar a vida de um daimyō, um líder japonês poderoso, no turbulento período da Guerra Civil Japonesa do século XVI. Como líder do seu próprio clã, os jogadores terão que tomar as melhores decisões em áreas-chave, como a economia, diplomacia e poder militar, na esperança de eventualmente unificar o país. Para isso, eles contarão com a ajuda de seus assessores, oficiais de inteligência artificial que pensam e agem com seu próprio julgamento. Os assessores fornecerão sugestões aos jogadores para ajudá-los a planejar sua estratégia de batalha.

Os jogadores emitirão políticas que afetarão todo o clã e nomearão proprietários de terras que desenvolverão seus domínios sozinhos. Além disso, eles também poderão nomear conservadores, que podem mudar a tendência geral do clã, bem como conselheiros para guiá-los ao emitir políticas. Os jogadores até podem ter conversas diretas com seus assessores para fortalecer sua lealdade e impedi-los de desertar, e essas conversas diretas têm o potencial de abrir novas estratégias à medida que os jogadores aprofundam seus laços com seus assessores.

Uma das características mais populares de Nobunaga’s Ambition, o cerco, também retorna em Nobunaga’s Ambition: Awakening, mas de uma forma inédita. Pela primeira vez na série, os cercos ocorrerão em um único mapa com diferentes tipos de terreno e castelos ou cidades castelos totalmente variados, permitindo que os jogadores desfrutem de cercos dinâmicos e um novo nível de estratégia. Ao atacar, os jogadores precisarão decidir onde romper e qual caminho seguir, enquanto, ao defender, precisarão decidir onde implantar equipamentos de defesa e como interceptar a força atacante.

Além disso, Nobunaga’s Ambition: Awakening promete incluir várias características que se adequam ao 40º aniversário da série, incluindo marcos e conquistas que afetarão a estratégia. Os jogadores também desfrutarão de uma grande variedade de cenários, eventos, políticas e muito mais, além de elementos dos títulos anteriores, como uma função de edição que permitirá que eles mudem o status do oficial, música de fundo e cenários ou criem novos clãs.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.