PlayStation VR2 é oficialmente anunciado pela Sony

A Sony anunciou na noite da última terça-feira, 4, durante a apresentação na CES 2022, o PlayStation VR2, sistema de realidade virtual de última geração desenvolvido para o PlayStation 5. O hardware havia sido revelado em fevereiro de 2021, ainda sem informações como nome e especificações, mas agora ganhou detalhes.

PlayStation VR2
Imagem: Divulgação

Além do PlayStation VR2, o novo controle de realidade virtual também ganhou nome: PlayStation VR2 Sense. Segundo a Sony, o hardware promete levar os jogos de VR a um novo nível, oferecendo uma maior sensação de presença e permitindo que os jogadores escapem para os mundos dos jogos como nunca.

Ainda de acordo com a empresa, o PlayStation VR2 adiciona uma verdadeira experiência de última geração com visuais de alta fidelidade, novos recursos sensoriais e rastreamento aprimorado, junto com uma configuração simplificada de cabo único USB-C. Entre as novidades, estão:

  • Qualidade visual: o PS VR2 oferece 4K HDR, campo de visão de 110 graus e renderização acelerada. A tela conta com a tecnologia OLED, resolução 2000×2040 por olho e taxas de quadros suaves de 90/120 Hz.
  • Sem necessidade de câmera: com rastreamento de dentro para fora, o PS VR2 rastreia você e seu controle por meio de câmeras integradas no headset de VR. Os movimentos e a direção para a qual você olha são refletidos no jogo, sem a necessidade de uma câmera externa.
  • Novos recursos sensoriais: segundo a Sony, o PS VR2 Sense combina rastreamento ocular, resposta do headset, áudio em 3D para criar uma sensação profunda de imersão. A resposta do headset é um novo recurso sensorial que amplifica as sensações das ações do jogador no jogo. É criado por um único motor incorporado com vibrações que adicionam um elemento tátil inteligente, aproximando os jogadores da experiência de jogo. Assim, será possível sentir a pulsação elevada de um personagem durante momentos tensos, o movimento de objetos passando perto da cabeça do personagem ou o impulso de um veículo conforme o personagem acelera. Além disso, o Tempest 3D AudioTech do PS5 dá vida aos sons do ambiente do jogador, aumentando o novo nível de imersão.
  • Rastreamento ocular: com o rastreamento ocular, o PS VR2 detecta o movimento dos seus olhos, então um simples olhar em uma direção específica pode criar uma entrada adicional para o personagem do jogo. Isso permite que os jogadores interajam mais intuitivamente de maneiras novas e realistas, permitindo uma resposta emocional intensificada e expressão aprimorada que proporcionam um novo nível de realismo aos jogos.

Informações sobre preço, disponibilidade e design do PlayStation VR2 ainda não foram divulgadas. No entanto, detalhes do controle já haviam sido apresentados em março de 2021. Relembre:

PlayStation VR
PlayStation VR
PlayStation VR
PlayStation VR

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5 e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.