Notícias

Sovietborgs ganha campanha de financiamento com demo gratuita

Retro Sumus anunciou nesta quarta-feira, 25, o lançamento oficial da campanha de financiamento coletivo de Sovietborgs na plataforma IndieGoGo. Junto à campanha, foi disponibilizado um demo gratuito do título, que promete resgatar a jogabilidade clássica de jogos run’n gun com perspectiva de cima para baixo, mirando lançamentos em plataformas retrô como Mega Drive/Genesis, Dreamcast, NeoGeo e MS-DOS.

Sovietborgs se passa em um universo alternativo no qual a União Soviética venceu a Guerra Fria e domina o mundo. Os jogadores assumem o controle de um esquadrão composto por três Sovietborgs — unidades cibernéticas — cuja missão é explorar um mundo devastado, enfrentar criaturas mutantes e combater facções rebeldes. A proposta mistura paródias de filmes de ação como Soldado Universal e O Exterminador do Futuro, além de inspiração direta em clássicos dos videogames como The Chaos Engine e Gauntlet.

A estética do jogo é baseada em gráficos pré-renderizados, utilizando técnicas semelhantes às empregadas em títulos como Donkey Kong Country e Vectorman. Já a trilha sonora mescla referências a franquias como Command & Conquer: Red Alert, Jungle Strike e Urban Strike. Além das fases principais com visão top-down, o game também contará com fases bônus ao estilo shmup (shoot ‘em up) e batalhas contra chefes de grandes proporções.

Detalhes da campanha e equipe envolvida em Sovietborgs

A Retro Sumus é formada por desenvolvedores veteranos e entusiastas de consoles antigos. O estúdio é conhecido por seu trabalho anterior em Xenocider, lançado em 2021 para Dreamcast, e também conta com membros que participaram de projetos como Pier Solar, Ghost Blade, Flashback e Fade to Black para Dreamcast.

A trilha sonora de Sovietborgs conta com contribuições de Juanjo Martín, tecladista e diretor musical do grupo Morat, e Sebastián Abreu, envolvido em projetos como Legend of the Four Winds e The Curse of Illmoore Bay.

A campanha de Sovietborgs está disponível no IndieGoGo, com diferentes metas de financiamento e recompensas para apoiadores. Uma demo gratuita também pode ser baixado por quem quiser testar a experiência antes do lançamento.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.