Westlanders é anunciado e promete survival em mundo aberto no Velho Oeste
A Radical Theory anunciou nesta segunda-feira, 15, novidades sobre Westlanders: uma parceria estratégica com a desenvolvedora espanhola The Breach Studios para impulsionar o desenvolvimento do título, um jogo de sobrevivência em mundo aberto com foco em criação, construção e gerenciamento, ambientado em um Velho Oeste inspirado na América do Norte do século XIX. O título está em desenvolvimento para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, com modos solo e cooperativo. Confira o trailer!
Sobre Westlanders
Em Westlanders, os jogadores são levados a um território hostil marcado por condições extremas, perigos constantes e recursos limitados. Além de sobreviver aos desafios naturais do Oeste selvagem, será necessário dominar tecnologias da época para construir vilarejos, estabelecer rotas comerciais, gerenciar recursos e enfrentar ameaças humanas e ambientais.
A proposta combina elementos clássicos de jogos de sobrevivência com sistemas profundos de construção e gerenciamento, oferecendo um sandbox aberto no qual cada decisão impacta diretamente o progresso da comunidade criada pelo jogador.
Desenvolvimento colaborativo com a comunidade
Para viabilizar a visão ambiciosa de Westlanders, os estúdios definiram um plano de lançamento em três fases, colocando a comunidade no centro do processo criativo. A primeira etapa será uma campanha no Kickstarter, prevista para o início de 2026, com o objetivo de reunir jogadores interessados e engajados no projeto.
Em seguida, o jogo entrará em período de Acesso Antecipado, durante o qual apoiadores e jogadores poderão experimentar versões iniciais do título, enviar feedback e ajudar a ajustar mecânicas, sistemas e balanceamentos. A versão final, identificada como V1.0, tem lançamento planejado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Segundo os desenvolvedores, o financiamento não é o único foco da iniciativa, já que o Acesso Antecipado está garantido. A prioridade é construir o jogo em colaboração direta com a comunidade.
Visão dos estúdios sobre o projeto
Ferran Punti, CEO da The Breach Studios, destacou a importância do envolvimento direto dos jogadores no desenvolvimento. De acordo com ele, a proposta é criar um jogo que evolua junto com seu público, ouvindo atentamente jogadores interessados em sistemas profundos e mecânicas satisfatórias antes do lançamento nos consoles.
Luc Heninger, CEO da Radical Theory, reforçou que o cenário de Velho Oeste ainda é pouco explorado dentro do gênero survival-crafting e que Westlanders oferece uma experiência sandbox rica, com foco especial no modo cooperativo. A ideia, segundo ele, é permitir que os jogadores mergulhem rapidamente em combates, construção e gerenciamento de recursos ao lado de amigos.

