Xbox Series X|S têm preços menores no Brasil após redução de IPI

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira, 29, a redução no preço de pré-venda dos consoles Xbox Series X|S, após o decreto presidencial que determinou a redução de IPI para videogames ser publicado no Diário Oficial da União. Com isso, o Series X passa a ser vendido ao preço sugerido de R$ 4.599,00, enquanto o Series S custará R$ 2.799,00. Ambos os pacotes contam com o respectivo console, um controle e os cabos necessários para o funcionamento dos dispositivos.

Novos Xbox: Xbox Series X para desempenho superior, Xbox Series S para jogadores que não exigem resoluções 4K. (Imagem: Divulgação)
Imagem: Divulgação

Ainda segundo a empresa, os consumidores que fizeram a compra na pré-venda devem solicitar o reembolso com os varejistas responsáveis pela comercialização, que devem avaliar como o reembolso será feito caso a caso. A lista completa de revendedores está disponível neste link e a pré-venda segue aberta. Ambos os videogames chegam ao país no dia 10 de novembro.

Os novos Xbox

Xbox Series X

Em junho deste ano, a Microsoft publicou detalhes sobre o Xbox Series X. O processador do console é feito sob medida e no patamar das últimas arquiteturas Zen 2 e RDNA 2 da AMD, fabricante do chip, prometendo mais de 12 TFLOPs da GPU. Dessa maneira, a capacidade de processamento equivale a ter pelo menos quatro Xbox One X somados. 

A largura da banda de memória também deve ser a mais alta de qualquer console até hoje. Serão 16 GB de memória GDDR6. Com o propósito de manter o processador alimentado e sem engasgos, 10GB serão otimizados para a GPU a uma taxa de 560 GB/s. 

A potência bruta é para manter desempenho gráfico constante e entregar jogos em resoluções 4K nativas em até 120 quadros por segundo. Seu kit de desenvolvimento compartilha as mesmas ferramentas com o “irmão menor”.

Xbox Series X
Imagem: Divulgação

Xbox Series S

Xbox Series S tem quatro vezes o poder de processamento de um console Xbox One e é capaz de rodar 120 quadros por segundo e de renderizar raytracing. O Xbox Series S terá como armazenamento um SSD feito sob medida para a arquitetura Xbox Velocity, reduzindo tempos de carregamento.

Fora a ausência de leitor no Xbox Series S, a principal diferença entre os novos Xbox é a resolução, sendo que o Xbox Series S foi feito para jogadores que não exigem uma TV 4K e preferem uma taxa de quadros estável. O console atinge 1440p a 60 quadros por segundo, possivelmente até 120.

Xbox Series S é todo digital, removendo o leitor e feito para jogadores que não exigem uma TV 4K. (Imagem: Divulgação)
Imagem: Divulgação

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.