6 dicas para aproveitar melhor o tempo de jogo

Assim como os jogos exigem dedicação e estratégia para passar de fase ou subir de nível, um bom jogador deve definir metas para melhorar a qualidade de sua gameplay e organizar melhor o tempo gasto na jogatina. Em 2022, teremos o retorno de séries consagradas e a chegada de novas IPs bastante aguardadas, acumulando assim mais títulos para se jogar. Além disso, a vida não é só games e precisamos também realizar as atividades básicas do cotidiano. E para ajudar os gamers nesta gestão de jogos, a HyperX preparou 6 dicas para você aproveitar melhor o tempo de jogo. Confira!

1 – Crie uma lista com alguns jogos que você deseja jogar

Dar prioridade a um título em especial pode significar deixar outro de lado… Ou não! Uma dica para não precisar abrir mão de jogos que você quer muito jogar é se organizar e fazer uma listinha com alguns títulos que deseja muito conhecer, em ordem de prioridade. Ao definir a ordem dos favoritos, você poderá avançar aos poucos.

Na dúvida, tente começar pelo game mais curto. Ao terminá-lo, o jogador terá consciência de como pode avançar com os outros, mesmo que precise de muitos checkpoints para alcançar a meta. Paciência e gestão de tempo são aspectos essenciais na vida, portanto se organize!

Xbox Game Pass
Se você tiver o Xbox Game Pass, faça uma lista dos títulos que te interessam e coloque em ordem! (Imagem: Divulgação)

2 – Não é preciso zerar tudo (nem platinar!)

Atualmente o nível de qualidade dos games está crescendo substancialmente e, neste ano, tente evitar investir o tempo em detalhes entediantes ou em títulos que não estão te agradando. Se você se cansar de um game, passe para outro, faz parte! Para manter o prazer da jogatina, o usuário deve se perguntar se está satisfeito com a experiência e com o tempo que está investindo em determinado título. Afinal de contas, é muito frustrante jogar algo que não te anima, não é mesmo? 

E num mundo repleto de games, é interessante ressaltar que nem todas as histórias serão interessantes, e está tudo bem. Afinal de contas, alguns jogos priorizam outros aspectos como jogabilidade, diversão ou gráficos. Muitos jogos, mesmo os single player, apresentam centenas de tarefas secundárias extremamente repetitivas para manter os jogadores engajados e isso pode ser ignorado. Jogar é um lazer e deve representar sobretudo um momento de diversão. Se não está legal, dê um tempo e repense o que você quer jogar.

death stranding
Death Stranding é um jogo difícil de zerar e mais ainda de ser platinado. (Imagem: Divulgação)

3 – Foque em treinar, e as vitórias virão

Para os fãs dos jogos competitivos, como League of Legends, FIFA, Valorant, Counter Strike e tantos outros, ou para aqueles que estão procurando novos desafios, sempre é hora para treinar e aprimorar as habilidades, formar equipes com amigos e buscar vitórias juntos. Isso costuma provocar uma sensação muito positiva, mas também depende muito de quais aspectos os jogadores querem focar. 

Ao adentrar o mundo dos esportes eletrônicos, é muito comum que alguns jogadores fiquem obcecados com o seu nível e habilidades, desejando vencer acima de tudo. Isso é nítido nas comunidades competitivas, que estão repletas de usuários reclamando de estarem “travados” em determinados rankings. Alguns até apelam e justificam isso por conta da qualidade de sua equipe. As vitórias são ótimas, é verdade, mas o primeiro passo para se aprimorar é aceitar as derrotas. Perder faz parte do processo. 

8 dicas para jogar melhor em Call of Duty: Warzone
Treinar é essencial! Aceitar a derrota também! (Imagem: Divulgação)

Vitórias e derrotas vão acontecer normalmente e cabe ao jogador não ficar atrelado exclusivamente ao resultado. Concentre-se no seu desempenho e trabalhe em equipe para melhorar suas “fraquezas”. Se uma partida for uma causa perdida, use-a para praticar ao invés de perder tempo se frustrando com a derrota iminente. Ao final de cada jogo, tente definir algumas habilidades de destaque e pensar em maneiras de melhorar sua gameplay. Foque também nas estratégias em grupo que deram errado e discuta com o time formas de melhorar. O diálogo com a equipe é essencial para evitar estresse e, consequentemente, derrotas e frustração!

4 – Limite os gastos nas microtransações!

As microtransações são um aspecto cada vez mais comum nos games, e isso não é necessariamente um problema se você souber se controlar. É normal que os jogadores queiram adquirir desejos em Genshin Impact, skins limitadas em Fortnite ou inúmeros pacotes do Ultimate Team no FIFA. Contudo, se os gastos estão muito altos é preciso ter uma limitação. Uma boa alternativa para isso é estipular orçamentos semanais ou mensais e só investir o que já estava planejado. Vale lembrar também que investir demais em jogos não te tornará melhor do dia para a noite.

fifa 21
A franquia FIFA conta com um sistema de microtransações que pode ajudar a melhorar o seu time, mas jamais a sua jogabilidade… (Imagem: Divulgação)

5 – Investir em passes de batalha que realmente podem te ajudar

Os passes de batalha geralmente são comprados pelas recompensas escondidas no fim dos jogos, mas nem sempre os jogadores exploram verdadeiramente os conteúdos adicionais. No início, é comum progredir rapidamente e receber boas recompensas, mas, após um tempo, o pode acabar. Afinal, já foram muitas sessões de gameplays investidas e certos jogos acabam se tornando repetitivos. Se o intuito é adquirir o passe de batalha e ir até o fim, ótimo, mas uma dica é escolher bem os conteúdos que deseja explorar e não apenas sair comprando vários conteúdos que provavelmente nem terá tempo de concluir ou até mesmo de usar.

call of duty temporada 5
Call of Duty é um exemplo de jogo com o sistema de passe de batalha. (Imagem: Divulgação)

6 – Tente algo novo para variar

Todos nós temos preferências, não é mesmo? Portanto é comum a gente preferir algumas franquias e gêneros, sobretudo os que sentimos que temos mais destaque. No entanto, o universo dos games tem tantos estilos e opções que sair da “zona de conforto” e procurar um gênero novo pode ser bastante satisfatório – e desafiador!

Para se divertir, não é preciso jogar sempre o que há de mais novo, mas o que é novo e atrativo para você. Se o jogador procura inspiração para saber qual será o próximo gameplay, é possível navegar em catálogos de serviços por assinaturas, como o Xbox Game Pass, e ver o catálogo disponível. Além disso, expandir os horizontes permitirá que o jogador faça melhores recomendações para seus amigos e talvez até encontre um novo game para se apaixonar.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.