NotíciasDestaqueEventos

GDC 2022: Confira os vencedores e indicados de todos os eventos da conferência

Entre os dias 21 e 25 de março de 2022, foi realizada a Game Developers Conference (GDC 2022), a maior conferência de desenvolvedores de jogos do mundo, na cidade de São Francisco nos Estados Unidos. E durante a noite do dia 23 foram realizadas as premiações anuais de jogos do Independent Games Festival (IGF) e do Game Developers Choice Awards (GDCA). Assim como o The Game Awards, o GDCA e o IGF também são considerados prêmios de bastante relevância na indústria e considerado por muitos desenvolvedores as premiações mais técnicas da indústria. Confira abaixo os indicados e vencedores em diversas categorias!

GDC 2022
Imagem: Divulgação

Confira os vencedores do Independent Games Festival 2022

Excelência em Áudio

  • Toem (Something We Made)
  • Unpacking (Witch Beam)
  • Jett: The Far Shore (Superbrothers A/V + Pine Scented)
  • Mini Motorways (Dinosaur Polo Club)
  • Sable (Shedworks)
  • Inscryption (Daniel Mullins Games)
  • Menções Honrosas: Severed Steel (Greylock Studios), A Musical Story (Glee-Cheese Studios), Death’s Door (Acid Nerve), The Vale: Shadow of the Crown (Falling Squirrel), Kena: Bridge of Spirits (Ember Lab), Overboard! (inkle), The Wild at Heart (Moonlight Kids)

Excelência em Design

  • Inscryption (Daniel Mullins Games)
  • Unpacking (Witch Beam)
  • Overboard! (inkle)
  • Strange Horticulture (Bad Viking)
  • Webbed (Sbug Games)
  • Midnight Protocol (LuGus Studios)
  • Menções Honrosas: Loop Hero (Four Quarters), Unsighted (Studio Pixel Punk), Mini Motorways (Dinosaur Polo Club), Card Shark (Nerial), KeyWe (Stonewheat & Sons), Sunshine Heavy Industries (Daisyowl Games)

Excelência em Narrativa

  • Last Call (Nina Freeman and Jake Jefferies)
  • Neurocracy (Playthroughline)
  • Closed Hands (Passenger)
  • Overboard! (inkle)
  • Inscryption (Daniel Mullins Games)
  • Unpacking (Witch Beam)
  • Menções Honrosas: Card Shark (Nerial), Norco (Geography of Robots), The Big Con (Mighty Yell), Tux and Fanny (Ghost Time Games), Opus: Echo of Starsong (Sigono), Sable (Shedworks), Blackhaven (Historiated Games)

Excelência em Arte Visual

  • The Eternal Cylinder (ACE Team)
  • Behind the Frame: The Finest Scenery (Silver Lining Studio)
  • Papetura (Petums)
  • Fuzz Dungeon (Jeremy Couillard)
  • The Wild at Heart (Moonlight Kids)
  • Jett: The Far Shore (Superbrothers A/V + Pine Scented)
  • Menções Honrosas: Inscryption (Daniel Mullins Games), A Musical Story (Glee-Cheese Studios), Kena: Bridge of Spirits (Ember Lab), Saturnalia (Santa Ragione), Stonefly (Flight School Studio), Cris Tales (Dreams Uncorporated, Syck) 

Melhor jogo feito por estudantes

  • Cai Cai Balão (Look Up Games)
  • Abriss – build to destroy (Randwerk Games eG)
  • Letter Lattice (Ethan Zarov)
  • SmallLife (Yueqi Wu)
  • Nainai’s Recipe (Fan Fang, Mai Hou)
  • Live Adventure (Live Adventure Team)
  • Menções Honrosas: Astreia’s Gift (Femy Nassirou & Hervé Blanchot), There You Are (Funky Dango), The Bleeding Tree (No Input Interactive), dumpling.love (the parks staff), Lysfangha (Baptiste Marsac & Daphne Pauchet-Deloffre), Jivana (Team Jivana), Hook Up (Team Hook Up), Come with Me (Xin Ye)

NUOVO AWARD

  • Memory Card (Lily Zone)
  • Okthryssia and Saturnia’s Bureaucratic Adventures (Outlands)
  • Space Hole 2020 (Sam Atlas)
  • Tux and Fanny (Ghost Time Games)
  • Cruelty Squad (Consumer Softproducts)
  • Sparkles & Gems (Resnijars)
  • Fuzz Dungeon (Jeremy Couillard)
  • Cuccchi (Fantastico Studio)
  • Menções Honrosas: Last Call (Nina Freeman and Jake Jefferies), The Shape of Time (落日间 xpaidia studio), The Under Presents (Tender Claws), ~Song of Homunculus~ (Diamond Ace (Lily Zone + Zoë Sparks)), Card Shark (Nerial), The Vale: Shadow of the Crown (Falling Squirrel)

SEUMAS MCNALLY GRAND PRIZE

  • Inscryption (Daniel Mullins Games)
  • Unpacking (Witch Beam)
  • Loop Hero (Four Quarters)
  • The Eternal Cylinder (ACE Team)
  • Cruelty Squad (Consumer Softproducts)
  • Unsighted (Studio Pixel Punk)
  • Menções Honrosas: Toem (Something We Made), Norco (Geography of Robots), Overboard! (inkle), Saturnalia (Santa Ragione), Dodgeball Academia (Pocket Trap), Webbed (Sbug Games), Fuzz Dungeon (Jeremy Couillard)

O que é o Independent Games Festival?

O Independent Games Festival (IGF) é uma premiação anual realizada durante a Game Developers Conference 2022 (GDC 2022), e é considerado o maior evento voltado para a indústria de jogos independentes mundial. O Independent Games Festival foi fundado em 1998 para promover e incentivar o desenvolvimento de jogos, mas principalmente reconhecer e premiar os melhores desenvolvedores independentes de jogos do ano. O objetivo do Independent Games Festival é promover o mercado independente de jogos com os mesmos benefícios de outras grandes premiações, porém com o foco maior em desenvolvedores pequenos.

Game Developers Choice Awards
Imagem: Divulgação

Confira os vencedores do Game Developers Choice Awards (GDCA)

Melhor Áudio

  • Returnal (Housemarque / Sony Interactive Entertainment)
  • Unpacking (Witch Beam / Humble)
  • Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)
  • Marvel’s Guardians of the Galaxy (Eidos Montreal / Square Enix)
  • Forza Horizon 5 (Playground Games / Xbox Game Studios)
  • Menções Honrosas: Halo Infinite (343 Industries / Xbox Game Studios), It Takes Two (Hazelight Studios / Electronic Arts), Genesis Noir (Feral Cat Den / Fellow Traveller), Kid A Mnesia: Exhibition (Arbitrarily Good Productions, Namethemachine / Epic Games), Resident Evil Village (Capcom)

Melhor jogo estreante

  • Kena: Bridge of Spirits (Ember Lab)
  • Valheim (Iron Gate Studio / Coffee Stain Publishing)
  • Wildermyth (Worldwalker Games / WhisperGames)
  • The Artful Escape (Beethoven & Dinosaur / Annapurna Interactive)
  • Sable (Shedworks / Raw Fury)
  • Menções Honrosas: Genesis Noir (Feral Cat Den / Fellow Traveller), ElecHead (Tsuyomi / NamaTakahashi), Unsighted (Studio Pixel Punk / Humble)

Melhor Design

  • It Takes Two (Hazelight Studios / Electronic Arts)
  • Psychonauts 2 (Double Fine / Xbox Game Studios)
  • Halo Infinite (343 Industries / Xbox Game Studios)
  • Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)
  • Inscryption (Daniel Mullins Games / Devolver Digital)
  • Menções Honrosas: Resident Evil Village (Capcom), Unpacking (Witch Beam / Humble), Death’s Door (Acid Nerve, Devolver Digital), Loop Hero (Four Quarters, Devolver Digital)

Prêmio em Inovação

  • It Takes Two (Hazelight Studios / Electronic Arts)
  • Wildermyth (Worldwalker Games / WhisperGames)
  • Unpacking (Witch Beam / Humble)
  • Inscryption (Daniel Mullins Games / Devolver Digital)
  • Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)
  • Menções Honrosas: Returnal (Housemarque / Sony Interactive Entertainment), Chicory: A Colorful Tale (The Chicory: A Colorful Tale Team / Finji), Loop Hero (Four Quarters, Devolver Digital)

Melhor Narrativa

  • Marvel’s Guardians of the Galaxy (Eidos Montreal / Square Enix)
  • Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)
  • It Takes Two (Hazelight Studios / Electronic Arts)
  • Psychonauts 2 (Double Fine / Xbox Game Studios)
  • Unpacking (Witch Beam / Humble)
  • Menções Honrosas: Kena: Bridge of Spirits (Ember Lab), Life is Strange: True Colors (Deck Nine / Square Enix), The Forgotten City (Modern Storyteller / Dear Villagers), Inscryption (Daniel Mullins Games / Devolver Digital), Wildermyth (Worldwalker Games / WhisperGames)

Prêmio de Impacto Social

  • Before Your Eyes (GoodbyeWorld Games / Skybound Games)
  • It Takes Two (Hazelight Studios / Electronic Arts)
  • Life is Strange: True Colors (Deck Nine / Square Enix)
  • Boyfriend Dungeon (Kitfox Games)
  • Chicory: A Colorful Tale (The Chicory: A Colorful Tale Team / Finji)
  • Menções Honrosas: Forza Horizon 5 (Playground Games / Xbox Game Studios)

Melhor Tecnologia

  • Halo Infinite (343 Industries / Xbox Game Studios)
  • Forza Horizon 5 (Playground Games / Xbox Game Studios)
  • Ratchet & Clank: Rift Apart (Insomniac Games / Sony Interactive Entertainment)
  • Returnal (Housemarque / Sony Interactive Entertainment)
  • Hitman 3 (IO Interactive)
  • Menções Honrosas: Battlefield 2042 (EA DICE / Electronic Arts), Resident Evil Village (Capcom)

Melhor Visual

  • Forza Horizon 5 (Playground Games / Xbox Game Studios)
  • Kena: Bridge of Spirits (Ember Lab)
  • Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)
  • Ratchet & Clank: Rift Apart (Insomniac Games / Sony Interactive Entertainment)
  • Psychonauts 2 (Double Fine / Xbox Game Studios)
  • Menções Honrosas: The Artful Escape (Beethoven & Dinosaur / Annapurna Interactive), Resident Evil Village (Capcom), Genesis Noir (Feral Cat Den / Fellow Traveller), Returnal (Housemarque / Sony Interactive Entertainment), Sable (Shedworks / Raw Fury)

Jogo do Ano

  • Inscryption (Daniel Mullins Games / Devolver Digital)
  • Forza Horizon 5 (Playground Games / Xbox Game Studios)
  • Resident Evil Village (Capcom)
  • Deathloop (Arkane Studios / Bethesda Softworks)
  • It Takes Two (Hazelight Studios / Electronic Arts)
  • Menções Honrosas: Halo Infinite (343 Industries / Xbox Game Studios), Marvel’s Guardians of the Galaxy (Eidos Montreal / Square Enix), Psychonauts 2 (Double Fine / Xbox Game Studios), Chicory: A Colorful Tale (The Chicory: A Colorful Tale Team / Finji), Death’s Door (Acid Nerve / Devolver Digital)

O que é o Game Developers Choice Awards?

O Game Developers Choice Awards (GDCA) é uma premiação anual, que ocorre durante a Game Developers Conference (GDC 2022). O premio foi criado pela Associação internacional de Desenvolvedores de Games, ou seja o foco da premiação e do evento principal é promover debates e palestras para todos os desenvolvedores do mundo. Atualmente o GDC é o maior evento voltado para desenvolvedores de jogos do mundo e consequentemente o Game Developers Choice Awards também é a maior premiação voltada para esse público, e em especial a GDC 2022 retornou com o evento presencial após dois anos de eventos completamente remotos.

Matheus Feldmann

Game Designer de formação, preservador de jogos antigos, amante de MMORPG's, Jogos de Luta, jogos indies e RPG's em geral. Também assumo o posto de maior defensor de jogos ruins, especialmente Daikatana.