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Fallen Tear: The Ascension | Preview

Fallen Tear: The Ascension é um metroidvania, em duas dimensões, desenvolvido pela Winter Crew Studios e publicado pela CMD Studios. Nele, controlamos um camarada sem memória chamado Hira que precisa sair pelo mundo em busca de respostas sobre seu passado, quem ele realmente é e o que o levou a perder a memória para começo de conversa.

O jogo ainda está em desenvolvimento, mas tivemos a oportunidade de dar uma olhada em como tudo está andando. Curiosos para saber qual será o futuro dessa parada? É o que tentaremos descobrir agora, em mais uma preview profética do Pizza Fria!

Garoto maravilha

Fallen Tear: The Ascension, leitores e leitoras! Hora de fazermos mais uma de nossas tentativas (quase sempre certas, devo dizer) de adivinhar se um jogo em desenvolvimento ativo será legal, e digno de nossa atenção, ou não. Nosso querido de hoje chega tentando conquistar nossos afetos oferecendo uma jogabilidade metroidvania focada em um grande mapa para explorar, escolhas para fazer e amigos para conquistar.

Devo admitir que fiquei realmente intrigado com o título, principalmente quando ele usa nomes de peso como Elden Ring e Suikoden em sua lista de inspirações, dentre outros no mesmo nível de belezura. De fato, meu tempo com o título permitiu enxergar algumas dessas referências, em maior e menor escala, e posso dizer que ele conseguiu aguçar minha curiosidade.

Em se tratando da narrativa, Fallen Tear: The Ascension faz uso do bom e velho protagonista que perdeu a memória mas, adivinhem só, tem um passado muito mais tenso e misterioso do que outra pessoa qualquer. Hira, o esquecido da vez, vive feliz em sua vila com sua família adotiva quando um evento inesperado coloca seu mundo todo para de pernas por ar.

Agora, perdido e sem rumo, ele precisa dar um jeito de sair pelo mundo para descobrir mais sobre si mesmo e do que causou toda a confusão que o colocou nessa posição. Admito que fiquei interessado na jornada, ainda que todo esse lance de pessoas com amnésia seja algo bem utilizado nesse tipo de jogo. Mas, vendo pelos personagens e pelo universo sendo construído, acredito que possa acabar em uma história boa de acompanhar.

Fallen Tear: The Ascension
Hira e seus amigos. (Imagem: Divulgação)

Já em quesito jogabilidade, Fallen Tear: The Ascension entrega um metroidvania com uma boa quantidade de mapas para se explorar, inimigos para enfrentar, segredos para descobrir e buracos sem fundo para cair. Além dos golpes normais, esquivas e tudo mais, Hira também pode contar com a ajuda de diversos aliados que ele encontra durante sua jornada.

Esses carinhas podem ser chamados para executarem uma habilidade única de cada um, com efeitos de ataque ou suporte por exemplo, além de possibilitarem o uso de ataques em conjunto. Temos uma boa variedade aqui, e acredito que a versão final deixará o jogador ter uma boa dose de liberdade na hora de montar suas builds misturando as habilidades de Hira com as de seus amigos.

A exploração também me agradou, combinando uma boa dose de plataformas com a necessidade se se combinar as diversas habilidades ofensivas e de mobilidade tanto para derrotar os inimigos quanto para poder avançar pelos mapas. Levando em conta o tamanho do mundo, suponho que teremos uma boa dose de surpresas para aqueles que desejarem revisitar áreas antigas com novos poderes.

Em se tratando de visuais, Fallen Tear: The Ascension também agrada. Temos desenhos bem legais com cores vivas e vibrantes, deixando tudo com um ar de desenho animado e conferindo uma identidade mais diferente ao título. Ainda que outros também apliquem essa proposta, acredito que o que foi feito aqui tem qualidade o suficiente para ser mais destaque do que pura cópia ou inspiração.

Fallen Tear: The Ascension
Que bocão. (Imagem: Divulgação)

O que esperar de Fallen Tear: The Ascension?

A única preocupação que tive até o momento com Fallen Tear: The Ascension foram os bugs que encontrei durante minha jogatina que, infelizmente, não foram tão poucos quanto gostaria. Compreendo que ainda seja uma versão em desenvolvimento, mas essa é uma questão que precisará ser tratada até o lançamento para que o título realmente consiga entregar todo seu potencial.

E é isto, gente bonita do meu coração. Apesar de alguns pesares, ainda acredito que Fallen Tear: The Ascension tenha uma boa chance de ser mais um metroidvania de qualidade para nossa coleção. Ele tem boas ideias na cabeça que, aplicadas da maneira correta, poderão nos dar umas boas horas de diversão e exploração. Resta dizer que ele entrou em meu radar, e espero poder ver como ele irá se sair quando a jornada de Hira começar para valer.

Fallen Tear: The Ascension está previsto para chegar no primeiro trimestre de 2026 para PC, via Steam, e consoles.

*Review feita em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela CMD Studios.

Matheus Jenevain

    Redator de idade não especificada e habilidade excepcional (segundo o próprio, acredite se quiser). Curte Metroidvanias, RPGs e jogos de luta. Reza toda noite, intensamente, para receber um remake de God Hand. Nunca foi atendido.