O que são soulslikes?
Mais um dia, mais uma aula, queridos leitores e leitoras desse maravilhoso, informativo e totalmente excelente cantinho das interwebs. Hoje, iremos aprender um pouco mais (bem pouco, não se empolguem) sobre um gênero que conhecemos a pouco tempo, mas já consideramos para caramba: o incrível, difícil, impiedoso e totalmente excelente soulslike.
De onde veio ?
Como todas as coisas na vida, a origem do termo soulslike varia de acordo com aquele que se pergunta. Contudo, segundo minha pesquisa e uma pequena dose de clarividência, a maior parte dos curiosos tende a acreditar que o estilo deu seus primeiros passos com o lançamento da primeira versão de Demon’s Souls, lançado pela FromSoftware em 2009.
O título revolucionou o mercado ao entregar uma experiência tão desafiadora quanto justa e, por que não, divertida. As modas lançadas aqui, como a necessidade de recuperar as almas perdidas após morrer, o gerenciamento de vigor e os inimigos que punem os jogadores afobados, caíram nas graças da galera e começaram a influenciar todo tipo de gênero desde então.
Quando Dark Souls foi lançado, alguns anos depois, a fórmula terminou de romper sua bolha e entrar, de fato, para a história dos videojojos. Agora, quase todo gênero já conhecido pelos antigos reptilianos já deu uma palinha com o soulslike. Metroidvanias, Adventures, RPGs, enfim. Provavelmente até encontraremos outros mais inusitados como corrida ou futebol se procurarmos. Que época para se estar vivo.
E como é a jogabilidade em um soulslike?
Agora, leitores e leitoras, falarei dos conceitos que, em minha visão, caracterizam um soulslike. Caso lembrem de algum que não falei aqui, peço educadamente que deixem escrito nos comentários ou, não sendo possível, que me enviem através de sinais de fumaça exatamente à meia noite. Combinado? Bom, então vamos nessa.
O primeiro ponto, e acredito ser um dos mais característicos, é a dificuldade justa. Todos os jogos da série Souls, assim como suas ramificações, são conhecidos por serem desafiadores sem, na maior parte do tempo, frustrarem demais. Isso é feito através do uso de inimigos que pressionam e punem o jogador que é afobado, principalmente quando tentamos jogar como se fosse um título de ação qualquer. Metralhar golpes nunca dá certo, e esse tipo de jogo não deixa barato.
Temos, também, as mecânicas de recuperação de souls (ou como for chamado) em caso de morte. Tombar para qualquer perigo faz com que voltemos no último ponto de salvamento sem nada do que tínhamos, e morrer novamente faz com que tudo suma na névoa. Levando em conta que esses recursos geralmente são usados para fortalecer nossos bonecos, e o medo e a emoção ficam altíssimos sempre que rodamos para os malvadões.
Outra característica clássica do gênero são as bonfires, ou fogueiras, em português, que curam o jogador, recarregam munição, itens de cura e, de quebra, fazem todos os inimigos genéricos renascerem. Essa é uma mecânica bem interessante, porquê coloca na mesa a escolha entre renovar as energias, ou correr o risco de enfrentar todos os inimigos de um determinado mapa novamente. Nem todo soulslike as utilizam, mas os clássicos sempre o fizeram.
O sistema de vigor, também, fatora em peso. Nele, toda ação que tomamos consome fôlego que, ao acabar, nos impossibilita de realizar uma série de feitos como bater, esquivar ou correr. Somado a ele temos, também, os sistemas de peso, no qual o equipamento interfere diretamente tanto no tanto de energia que gastamos, nos limites que teremos e o quão rápido nos movimentamos.
Certamente, com a evolução natural da vida, posso ter deixado alguns conceitos de lado. Contudo, qualquer um desses, principalmente os primeiros, são um bom indicativo de que temos um soulslike de respeito em mãos. Contudo, novos lançamentos estão mudando cada vez mais a fórmula original, criando variações tão divertidas quanto criativas.
Recomendações
Para terminar, queridos e queridas do reino da Pizza, deixo algumas recomendações para seu aproveitamento. Contudo, sugiro que, também, procurem outros que não estão aqui para poderem avaliar e conhecer mais do soulslike. Afinal, o universo é vasto, e o gênero recebe, a cada dia, mais e mais títulos de qualidade que aplicam seus conceitos. Agora, vamos ao que interessa.
Demon’s Souls Remake
Buscando se manter fiel ao clássico cult dos fãs da FromSoftware, mas ao mesmo tempo quebrando algumas barreiras para novos entrantes, Demon’s Souls Remake consegue agradar à veteranos e novatos com maestria. A única decepção fica no uso simplório do DualSense, que poderia ser mais exploratório para um jogo exclusivo ao console.
Remnant II
Curti meu tempo com Remnant II e acredito que seja um sucessor de respeito ao título original, expandindo onde era possível e mantendo o padrão de qualidade proposto no começo. A jogabilidade agradável somada ao fator rejogabilidade carrega boa parte da experiência nas costas, e compensa com folga qualquer ponto que ele venha a falhar. Por isso, posso recomendar tranquilamente.
Elden Ring
Além disso, o jogo consegue impressionar com a beleza dos cenários e a vasta variação em cada um deles, sendo que temos aqui o game mais variado da desenvolvedora. Outro aspecto que se destaca, é o design dos personagens, pois, cada um deles possui características únicas e visualmente impactantes. A trilha sonora também impressiona, pois, consegue elevar os acontecimentos do título a um patamar de grandeza que torna os segmentos presentes no jogo marcante e impactante.
Star Wars Jedi: Survivor
Particularmente, Star Wars Jedi: Survivor se tornou um dos meus jogos favoritos de toda a franquia, dividindo espaço com o atemporal Star Wars: Knights of the Old Republic. Ele é épico, é divertido, é desafiador… é uma homenagem aos fãs, melhorando o que já estava incrivelmente bom. Contudo, não há como não falar da decepção que foi ter de lidar com os problemas de desempenho e bugs ocorridos na estreia. A EA e a Respawn precisam tomar mais cuidado com isso, pois acaba pegando muito mal lançar um jogo maravilhoso com um desempenho sofrível.
Lies of P
Lies of P é um game que segue a “receita de bolo” do soulslike à risca. O jogo apresenta uma jornada que fica muito no seguro emulando os aspectos mais conhecidos e de destaque do gênero e se recusa a ousar e apresentar algo original. A ambientação embora seja belíssima e atmosférica, não apresenta algo muito original, principalmente se compararmos com outros games que entregam uma atmosfera semelhante. Além disso, a história poderia ser um elemento de destaque se apresentasse elementos mais únicos e que tornassem o game algo marcante, situação está que infelizmente não acontece.