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NVIDIA anuncia novidades para a GDC 2025 e lançamento de Half-Life 2 RTX

A NVIDIA revelou nesta última terça-feira, 13, em antecipação à Game Developers Conference 2025 (GDC), uma série de atualizações inovadoras em suas tecnologias RTX. Os anúncios incluem a chegada dos shaders neurais à prévia do Microsoft DirectX, a impressionante marca de 100 jogos e softwares compatíveis com DLSS 4, o lançamento oficial do RTX Remix com uma demo jogável de Half-Life 2 RTX, além de novas integrações com a Unreal Engine 5. Outra grande novidade é a estreia dos NPCs autônomos NVIDIA ACE, que prometem transformar a forma como interagimos com personagens nos jogos. Confira os destaques da NVIDIA antes da GDC 2025!

Half-Life 2 RTX, An RTX Remix nvidia
Imagem: Divulgação

Shaders neurais chegam ao DirectX para revolucionar a renderização

A NVIDIA e a Microsoft anunciaram que a tecnologia Neural Shading estará disponível na prévia do DirectX em abril, aproveitando o poder dos Tensor Cores das GPUs GeForce RTX para aprimorar os shaders gráficos dos jogos.

Essa abordagem inovadora combina Inteligência Artificial com técnicas tradicionais de renderização, proporcionando ganhos significativos em desempenho, qualidade visual e eficiência de processamento. Com a chegada do SDK NVIDIA RTX Neural Shaders, os desenvolvedores poderão treinar e otimizar shaders com modelos neurais, criando experiências visuais ainda mais avançadas em tempo real.

RTX Kit agora compatível com Unreal Engine 5

A NVIDIA anunciou a integração do RTX Mega Geometry e RTX Hair ao Unreal Engine 5. Essas tecnologias elevam o Ray Tracing a novos níveis de realismo, permitindo renderização em tempo real de geometrias complexas e fios de cabelo com precisão aprimorada.

Os avanços incluem a introdução de uma nova primitiva 3D (Linear Swept Sphere – LSS), que substitui primitivas triangulares, permitindo uma simulação mais fiel de cabelos e pelos. Essas melhorias também foram demonstradas em uma versão atualizada da demo Zorah, que agora incorpora RTX Mega Geometry, RTX Hair e ReSTIR Path Tracing, demonstrando o potencial do Ray Tracing e IA combinados.

RTX Remix é lançado oficialmente com suporte a DLSS 4

Após um período em Beta Aberto, o RTX Remix chega agora em sua versão oficial. A ferramenta permite que modders remasterizem jogos clássicos com tecnologias RTX, trazendo recursos como DLSS 4, Ray Tracing completo e novos shaders neurais. Para celebrar o lançamento, os jogadores poderão testar gratuitamente, a partir de 18 de março, uma demo jogável de Half-Life 2 RTX, que traz melhorias visuais impressionantes, incluindo assets remasterizados, RTX Neural Radiance Cache, RTX Volumetrics e Reflex.

Desde sua estreia, o RTX Remix já foi utilizado por mais de 30.000 modders, aprimorando clássicos e proporcionando experiências visuais completamente renovadas para mais de 1 milhão de jogadores.

DLSS 4 atinge 100 jogos e softwares compatíveis

O DLSS 4, que estreou com a série GeForce RTX 50, alcançou 100 jogos e aplicativos compatíveis, tornando-se a tecnologia de jogos da NVIDIA com a adoção mais rápida.

A principal inovação do DLSS 4 é a Multi Frame Generation, que utiliza IA para gerar até três quadros extras por cada quadro renderizado, multiplicando a taxa de quadros em até 8x comparado à renderização tradicional. Jogos como Lost Soul Aside, Phantom Blade Zero e Stellar Blade serão lançados com suporte à tecnologia, garantindo desempenho aprimorado para jogadores de PC.

NPCs autônomos NVIDIA ACE estreiam este mês em jogos

A tecnologia NVIDIA ACE, que traz NPCs autônomos com IA avançada, será implementada nos jogos inZOI e NARAKA: BLADEPOINT MOBILE PC VERSION ainda este mês.

  • inZOI apresentará NPCs personalizáveis, chamados Smart Zoi, que utilizam IA para definir objetivos de vida e interagir de forma dinâmica com outros personagens.
  • NARAKA: BLADEPOINT MOBILE usará NPCs controlados por NVIDIA ACE para auxiliar os jogadores em combate e na busca por itens.

Além desses títulos, Black Vultures: Prey of Greed e Fate Trigger também estão adotando as tecnologias NVIDIA ACE, demonstrando o avanço da IA na criação de personagens mais realistas e dinâmicos dentro dos jogos.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.

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