Filme de Gran Turismo recebe trailer e entrevista do diretor
A Sony anunciou nesta terça-feira, 2, via PlayStation.Blog, mais um trailer de Gran Turismo, filme do jogo homônimo que chega às salas de cinema ainda em agosto de 2023. Quem dirige o longa é o diretor sul-africano Neill Blomkamp, conhecido por fazer filmes de ficção científica como Distrito 9, Elysium e Rakka. O diretor falou exclusivamente ao Blog da PlayStation sobre os desafios de adaptação para as telas de cinema e sobre os filmes que se inspirou para filmar as cenas de corrida e simulador presentes no longa. Confira o trailer e a entrevista abaixo!
O filme Gran Turismo é uma diferença notável em relação aos filmes anteriores que você dirigiu – não é baseado em um de seus roteiros, nem é uma ficção científica distópica. O que te atraiu para este projeto?
Então, na verdade, é um roteiro distópico de ficção científica que vendi para a Sony que iniciou a conversa. À medida que o processo de pré-produção prosseguia, comecei a ficar muito ansioso para trabalhar em algo e, nesse ponto, eles disseram: “Que tal Gran Turismo?” Meu primeiro pensamento foi: “Espere, como você faz um filme a partir de um simulador de corrida?” Mas eu li o roteiro e pessoalmente possuo três [Nissan] R35 GTRs – tenho uma obsessão pessoal pela Nissan e toda a linhagem Nismo – então fiquei imediatamente intrigado como um amante de carros.
Também estive muito próximo dos videogames de várias maneiras ao longo da minha carreira e nunca havia encontrado algo como Gran Turismo, onde o próprio filme trata o jogo como um jogo. É baseado em uma história real sobre Jann Mardenborough, que aprendeu a dirigir jogando antes de dirigir profissionalmente na vida real, competindo contra outros pilotos reais. É apenas uma história incrível.
Outra razão pela qual assinei foi porque minhas coisas tendem a ser muito mais sombrias e distópicas, como você mencionou, mas este filme parecia, bem, muito inspirador. Nunca havia passado pela minha cabeça dirigir um filme em que o público saísse do cinema animado e inspirado. Isso foi realmente atraente para mim.
Existem desafios criativos específicos – ou benefícios – para trabalhar em um IP como este?
Uma coisa boa é que não havia um monte de executivos que diriam: “Bem, na verdade, achamos que deveria ser assim”. Se você está trabalhando em outro IP com um universo ou narrativa mais estabelecida, todos têm ideias preconcebidas sobre como as coisas deveriam ser. Mas, com o Gran Turismo, você tem um IP bem conhecido que não carrega essas noções preconcebidas sobre como deve ser sua adaptação para o cinema. Isso me deu uma tonelada de liberdade criativa para sair e, você sabe, fazer isso.
Sem um enredo estabelecido ou um universo fictício para se basear, de que forma você homenageou o jogo? Como você extraiu o DNA do jogo em algo reconhecível para um filme?
Por um lado, o filme tenta levá-lo ao longo da jornada de alguém que primeiro experimentou essas trilhas lendárias virtualmente e depois pegou o que aprendeu em uma simulação e aplicou em um cenário da vida real. E então, tentei conectar visualmente esses dois pontos usando muitas das imagens dos jogos GT, como as linhas que você seguiria dirigindo na pista e os marcadores e pontos de verificação, bem como os prêmios por subir de nível e coisas como que.
E depois há um monte de ovos de páscoa menores – pequenos momentos como recriar algumas das poses de vitória no jogo que pedimos aos nossos atores para fazer no filme. Há também uma tonelada de carros legais para os redutores também; fizemos o nosso melhor para lançar carros interessantes em todo o lugar sempre que podíamos.
Na mesma nota, quais são alguns dos seus carros favoritos que aparecem?
Quero dizer, há um NSX Geração 1 no início do filme, o que é muito importante para mim. Tenho muito amor por aquele carro. E no outro extremo do espectro, também queríamos algumas opções realmente chamativas que seriam verdadeiros ovos de páscoa para os amantes de carros – como o Koenigsegg Gemera, um carro ainda inédito, um carro de 4 lugares com 1.700 cavalos de potência. É como um Bugatti Rolls Royce.
Pelos clipes que vimos até agora, parece que parte da cinematografia faz referência direta à câmera de perseguição do jogo. Também temos vislumbres de um equipamento de aparência bastante séria para filmar os carros em alta velocidade. Você pode nos guiar através do seu processo aqui?
Bem, tudo se resumia a criar algo que seria legal de assistir em uma grande tela de cinema e, para isso, dobramos os drones FPV para transportar câmeras aprovadas por sensores IMAX. Há uma tonelada de trabalho aéreo de drones de alta velocidade no filme, e utilizamos um braço de perseguição montado em um veículo de alta velocidade. Nesse caso, nós o montamos em um R35 GTR, que poderia acompanhar (praticamente) muitos dos carros GT3 do filme.
Então, entre esse carro e o trabalho do drone, você já tem alguns ângulos dinâmicos legais. Mas também estava obcecado em recriar os ângulos de câmera que os jogadores conhecem do jogo: então, para a perspectiva de perseguição em terceira pessoa, construímos um equipamento R1 que poderia posicionar uma câmera de forma que todo o carro coubesse no quadro.
Para capturar o ponto de vista do motorista (visão do cockpit), nosso motorista de dublê se deitava para que pudéssemos montar uma câmera onde sua cabeça deveria estar. Gostamos de incluir acenos para o jogo dessas maneiras.
Há uma rica história de filmes que retratam o drama dentro e fora das pistas do automobilismo, desde clássicos como Le Mans e Gran Prix até o mais recente Ford vs. Ferrari. Em quais filmes do gênero você buscou inspiração, se houver?
O único filme que posso apontar genuinamente e dizer que é diretamente referenciado no Gran Turismo é Le Mans de Steve McQueen. Aquele filme é insano. Você pode dizer o quão rápido eles estão indo. Você pode dizer o quão perigoso é. Você pode até dizer como os carros são poluentes. É incrível.
No início do filme, eles gastam muito tempo pressionando cada personagem antes da corrida – o herói, o vilão, o relógio – e então começa a se cruzar rapidamente entre eles. Há uma sequência muito parecida em nosso filme com nosso protagonista e seus oponentes que foi diretamente inspirada no clássico de McQueen.
Normalmente, há alguém explodindo ou alguma criatura geneticamente mutante correndo loucamente em meus filmes. Eu nunca teria pensado em um trilhão de anos que faria um filme de corrida/esportes. É até surpreendente agora, dizendo isso.
Sobre Gran Turismo 7
Gran Turismo 7 promete um número impressionante de modos de jogo, incluindo favoritos dos fãs como Campanha GT, Arcade e Escola de Pilotagem. Por isso, seja você um piloto competitivo ou casual, colecionador, tuner, designer de visuais ou fotógrafo, haverá uma opção para jogar. Com a volta do lendário Modo de Simulação GT, os jogadores de Gran Turismo 7 podem comprar, modificar, pilotar e vender em uma campanha solo recompensadora enquanto desbloqueiam novos carros e desafios. Além disso, o modo GT Sport está de volta para quem curte duelar com outros pilotos.
Confira nossa review de Gran Turismo 7!
Gran Turismo 7 apresenta mais de 420 carros disponíveis na Brand Central e a concessionária de carros usados desde o primeiro dia, Gran Turismo 7 recria o visual e a sensação de motores clássicos e supercarros de ponta com detalhes inigualáveis. Cada carro é controlado de forma diferente e oferece uma sensação única enquanto você percorre mais de 90 pistas em condições climáticas dinâmicas, incluindo pistas clássicas da história de GT.
Gran Turismo 7 foi lançado em março de 2022 para PlayStation 4 e PlayStation 5. O game receberá uma atualização gratuita para PS VR2 em breve.