Sonic X Shadow Generations | Review
Sonic X Shadow Generations é um jogo de ação, plataforma e aventura, que e será lançado pela SEGA no dia 25 de outubro para os consoles da atual geração. O game promete entregar uma campanha inédita da história de Shadow, com poderes e habilidades nunca antes vistos, além da remasterização completa do jogo original Sonic Generations, lançado em 2011.
Percorra cenários icônicos como Green Hill Zone e City Escape, controlando o clássico Sonic gordinho dos jogos 2D, e o ouriço radical dos jogos em terceira dimensão. Experimente a campanha stand-alone de Shadow, mergulhando em seu passado sombrio, enquanto enfrenta seu antigo inimigo, Black Doom, que ameaça dominar o mundo.
Mas e aí, quer saber como Sonic X Shadow Generations está rodando no PlayStation 5? Pois, já sabe, né amigão?! Procura aquela quatro queijos de sábado dentro da geladeira, e vem conferir nessa análise sombria do Pizza Fria!
A história de Shadow the Hedgehog
A SEGA já fez questão de deixar claro que 2024 será o ano de Shadow, e como mencionado acima, Sonic X Shadow Generations traz uma campanha totalmente nova e autônoma para o ouriço-preto, sendo assim, você não precisa ter jogado Sonic Generations original, e no menu de seleção do game, pode passar direto para a campanha de Shadow.
50 anos atrás, a bordo da Space Colony ARK, o Professor Gerald Robotnik, o gênio, buscou criar a Forma de Vida Suprema, chamando esta criação de “Shadow”. O poderoso ouriço-preto foi criado ao lado de Maria, neta doente do cientista, que eram amigos inseparáveis, até que houve uma série de tragédias na ARK, e os militares tentaram encobrir tudo, tirando as vidas de Gerald e Maria, e selando Shadow em uma espécie de câmara de criogenia.
Atualmente, Shadow foi despertado, cheio de ódio e tristeza, ele foi assombrado pelas palavras finais de Maria, “Shadow, eu imploro… Por todas as pessoas… naquele planeta…”. O ouriço já estava decidido a se vingar e destruir o mundo, mas foi no último segundo, que se lembrou do desejo final da garota, proteger o planeta que ela amava e todas as pessoas que vivem nele.
Porém, ainda haviam segredos no passado de Shadow, ele foi gerado a partir do DNA de um alienígena conquistador maligno conhecido como, Black Doom. O ouriço não entendia o motivo de Black Doom esperar que ele fosse a vanguarda de uma invasão à terra, e depois de muitas batalhas, Shadow destruiu o vilão e se exército, libertando-se de seu passado.
E assim, a história de Shadow Generations inicia paralelamente aos eventos de Sonic Generations, com o espaço-tempo perturbados pelo misterioso Time Eater. Shadow the Hedgehog, o solitário guerreiro sombrio, deverá viajar através de sua história para confrontar inimigos do passado e adquirir novos poderes, a fim de impedir mais uma vez Black Doom de dominar o mundo.
A história em Sonic Generations
Sonic Generations tem início com nosso Sonic clássico percorrendo pela Green Hill até escutar um barulho estranho, e perceber um terremoto quando de repente, uma misteriosa entidade aparece nos céus, deixando tudo branco em sua volta. Enquanto isso, no presente, parecia um dia como todos os outro para Sonic e seus amigos, que comemoravam o 20 º aniversário do mascote da Sega, até que um estranho buraco se abre no céu, provocado pela mesma criatura, conhecida como Time Eater, que suga a todos, deixando apenas o ouriço veloz, que tenta atacar a entidade, mas é repelido com um golpe e perde a consciência.
Ao acordar, Sonic se encontra em um misterioso espaço em branco, avista uma Green Hill totalmente sem cor e a estátua de Tails e parte correndo em uma nova aventura. Ajude Sonic a salvar seus amigos enquanto se depara com personagens do passado, controle o Sonic clássico e o ouriço moderno para derrotar seus inimigos, salvar seus amigos e restaurar a linha do tempo.
Os básicos de Sonic X Shadow Generations
Sonic X Shadow Generations é um jogo de plataforma, ação e aventura e conta com estágios em 2.5D e 3D e por isso, teremos dois tipos de jogabilidade. Nas fases em 2.5D, tudo é bem simples, funciona em side-scroller mesmo, e no geral, você deverá levar nosso Sonic gordinho do início do estágio, correndo da esquerda para a direita até o final, passando por loops e plataformas suspensas, pulando e usando o spin attack.
Já a campanha do Sonic moderno e a de Shadow que são em 3D, apesar de também linear, percorremos estágios mais abertos a exploração, contando com os famosos loops, corrimões e plataformas. Com ambos os personagens, temos o um botão para turbo, representado por medidor no canto inferior esquerdo da tela apontando o quanto de turbo pode usar, saltos e pulos duplos, além de ataques deleguiados.
Mas o que citei acima eram os comandos comuns entre os ouriços azul e preto. Porém, na campanha de Shadow, a mais poderosa forma de vida contém habilidades únicas, dentre elas, o Chaos Control, que fará com que todo o cenário fique paralisado por um breve período, e se você usar a lança do Chaos, poderá também paralisar inimigos.
Diversas outras habilidades serão adquiridas durante a campanha, Shadow, progrida e procure pelos mecanismos Doom, vou citar aqui apenas as Lanças Doom para não dar spoiler, onde Shadow irá lançar até 5 lanças poderosas do Chaos em alvos diferentes.
A campanha de Sonic Generations
Assim como no Sonic Generations original, a campanha do game se passa em um mundo branco em duas dimensões, que vai tendo suas cores recuperadas à medida que Sonic progride em sua jornada, recupera seus amigos, e vence os desafios. Cada uma das fases possui dois estágios, um que será jogado com Sonic clássico em 2.5D e outro em 3D com Sonic moderno, e após vencer esses estágios, 4 desafios são liberados para cada um dos Sonics e você deve vencê-los para recuperar as chaves e abrir a porta para o chefão.
Dentre os desafios da campanha dos Sonic temos, o da velocidade onde você deve chegar ao objetivo o mais rápido possível, do item, onde você deverá usar itens da caixinha para chegar até o final, sósia, que é uma corrida contra um sósia do ouriço, desafio do amigo, que você usará Tail, Amy, ou algum outro amigo de Sonic para avançar até o final, dentre outros, e vencendo esses desafios, um sino poderá ser tocado e liberará um item colecionável para apreciarmos na sala da coleção, ou uma música para usarmos nos estágios.
Tendo dito, Sonic X Shadow Generations nos entrega a experiência definitiva de Sonic Generations, o game está ainda mais bonito e fluido, contém a DLC Casino Night com suas maravilhosas máquinas de pinball, legendas em PT-BR, uma vez em que, só para reforçar, o game original não possuía, e ainda por cima adicionou 3 Chaos em cada estágio para você coletar, sendo possível conferi-los na seção Resgate de Chaos na Sala da Coleção. Mas admito que senti falta de um certo Mega Drive que havia na versão Xbox 360, ficava bem acima do portal do primeiro estágio e te dava acesso a todo o Sonic 1, de 1991 para o Mega Drive.
O mapa da nova campanha tem mais foco na exploração
Mas a cereja do bolo é a campanha do ouriço-preto. Enquanto na campanha de Sonic Generations temos um mundo em branco totalmente em progressão lateral, a campanha de Shadow Generation o mapa é totalmente em 3 dimensões e feito para ser explorado. Vasculhe por cada canto e procure por parafusos e baús, você deverá coletar as chaves nos estágios para desbloquear músicas, fotos e informações.
Assim como Sonic possui sua própria sala de coleções, pressione Start e vá até sala de coleção, na campanha do ouriço-preto, você será levado ao quarto de Shadow e poderá ver a imagem em 3D e ler a história dos personagens, em filmes assistir às cutscenes já vistas na campanha, escutar 89 diferentes músicas, se divertir com 98 diferentes ilustrações em Artes e por fim, porá subir na motoca e se inteirar ainda mais sobre a história de Shadow.
Por fim, a campanha de Shadow também conta com os desafios de ato, onde você deverá concluir uma série de desafios a fim de obter as chaves de portão para enfrentar os chefes de cada estágio. Esses desafios podem ser, por exemplo: A corrida dos rings, onde você devera coletar uma determinada quantidade de anéis e chegar ao objetivo no tempo estipulado, ou mestre do Chaos, onde usando o poder de Shadow, você terá um tempo para chegar no objetivo, dentre muios outros. São estágios mais rápidos, mas divertidos e que também contém extras e chaves de baús para você coletar.
Desempenho e audiovisual de Sonic X Shadow Generations
Sonic X Shadow Generations roda extremamente bem no console mais poderoso da Sony e durante toda a campanha de ambos os jogos não tive problema com bugs, gargalos ou travamentos. Tendo dito, a campanha stand-alone de Shadow, pode ser jogado no modo qualidade gráfica, que prioriza os detalhes e efeitos visuais, ou modo desempenho, o meu favorito, pois deixa o jogo ainda mais rápido e fluido, já na de Sonic Generations não temos essa opção, mas o game está muito mais bonito e fluido que o original.
E por falar em beleza, ambas as campanhas são um colírio para os olhos. Sem dúvidas a SEGA conseguiu deixar Sonic Generations ainda mais bonito, mas o destaque aqui vai para o novo jogo, com fases extremamente bem construídas, inimigos diversificados e áreas com gaps de tirar o fôlego. As partes nos estágios que você encontra o Black Doom são a la Inception demais, bem criativas, com prédios e ruas distorcidas e de cabeça para baixo.
Quanto ao áudio, temos um ótimo trabalho de dublagem e efeitos sonoros, mas as músicas meus amigos, elas como sempre se destacam na franquia de jogos do mascote da SEGA, trazendo do rock pesado a músicas eletrônicas com batidas aceleradas para ornar com os cenários frenéticos que as campanhas entregam, e o mais legal de tudo, à medida que você desbloqueia as músicas, você pode selecionar o que quer escutar durante a jogatina.
É importante ressaltar que diferente do game original, Sonic X Shadow Generations possui legendas totalmente localizadas para o português do Brasil, menus, as falas dos personagens, as cutscenes e os conteúdos extras, você poderá apreciar tudo em nosso idioma.
Vale a pena jogar Sonic X Shadow Generations?
Sem dúvidas, Sonic X Shadow Generations vale cada centavo investido e cada segundo jogado. Finalmente fizeram uma campanha digna de Shadow, com estágios diversificados, habilidades divertidas e um mapa relativamente extenso para explorar. A campanha do ouriço-preto, na verdade, me lembrou bem Sonic Frontiers, e arrisco afirmar que poderia tranquilamente ser vendida como jogo solo.
Seu mapa é relativamente grande, divertido e com diversos gaps para interligar as áreas e facilitar a exploração, as cenas animadas são extremamente bem feitas e empolgantes, todos os seis cenários são bem variados, cada um contendo dois estágios, as habilidades que Shadow adquire durante a jornada deixa tudo ainda mais rápido e fluido, sem contar que possui modo online, é sempre divertido tentar pegar o podium e ficar em primeiro lugar no ranking mundial com melhor tempo nos estágios, o que contribui ainda mais para a longevidade do jogo.
Por fim, a campanha de Sonic Generations continua sendo obrigatória para os fãs do mascote da SEGA, trazendo tudo o que há de melhor na franquia, dos estágios clássicos como Green Hill e Chemical Plant, a City Escape e Planet Wisps, todos com suas músicas clássicas e retrabalhadas, e diversos conteúdos extras que fazem o pacote valer totalmente a pena.
Sonic X Shadow Generations será lançado no dia 25 de outubro a partir de R$ 219,90 para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC, via Steam e Epic Games Store. Quem comprar a Digital Deluxe Edition pode jogar o título a partir desta terça, 22, com três dias de antecedência.
*Review elaborado em um PlayStation 5 com código fornecido pela SEGA of America.