Kingdom Hearts: Entenda a cronologia da saga
Em 2022, a saga de games Kingdom Hearts completou 20 anos. Conhecida por misturar uma variedade de personagens da Disney com os da Square Enix, ela é composta por 10 jogos principais e alguns spin-offs. Mas o que ela tem de querida pelos fãs, tem de confusa, já que, ao longo dos anos, foi lançada para consoles diferentes. Por isso, preparamos uma lista com a ordem cronológica ideal e os consoles para se divertir com a franquia!
1 – Kingdom Hearts (2002)
O jogador inicia a saga com o protagonista Sora, um menino de 14 anos cuja jornada se baseia na busca para restaurar o seu mundo, que foi destruído por criaturas chamadas Heartless. Apesar de não ser o primeiro na cronologia da narrativa, é melhor começar por ele, pois é o game que apresenta os principais personagens. O game foi lançado para PlayStation 2 e em versão remasterizada na coletânea HD 1.5 ReMix para o PS3.
2 – Kingdom Hearts: Chain of Memories (2004)
Produzido com um gameplay e gráficos diferentes, ele mostra Sora, Pato Donald e Pateta em uma aventura no Castle Oblivion contra a Organização XIII. O título foi originalmente lançado para Game Boy Advance, mas em 2007, um remake em 3D com o subtítulo Re: Chain of Memories foi lançado para PS2.
3 – Kingdom Hearts 358/2 Days (2009)
A história, lançada para Nintendo DS, gira em torno de Roxas, personagem que surgiu em Chain of Memories, enquanto Sora está hibernando. Ele funciona como um prólogo para o jogo a seguir.
4 – Kingdom Hearts II (2005)
Considerado o melhor jogo da série, Kingdom Hearts II dá prosseguimento à luta de Sora e seus companheiros contra a força Darkness e traz mais detalhes sobre Naminé, Roxas e a Organização XIII. O game foi lançado originalmente para PlayStation 2 e também está disponível na coletânea Kingdom Hearts HD 2.5 Remix para PlayStation 3.
5 – Kingdom Hearts: Birth by Sleep (2010)
Apesar de se passar dez anos antes do início da história de Sora, Birth By Sleep pode ser jogado nessa ordem, porque os protagonistas Aqua, Terra e Ventus estão conectados de certa forma aos personagens e acontecimentos dos games listados acima. Por isso, ele não está em primeiro lugar. Este game foi lançado para PSP e na coletânea HD 2.5 Remix para PS3.
6 – Kingdom Hearts χ Back Cover (2017)
Lançado primeiramente no Japão, em 2013, ele contextualiza os acontecimentos anteriores a todos os jogos da saga que desembocaram na Keyblade War. Em 2017, o filme foi apresentado para complementar a história. Está disponível na internet (apenas em japonês) e na coletânea Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue para PS4.
7 – Kingdom Hearts Re: coded (2010)
A importância dele está relacionada à revelação do que está escrito na carta que Mickey deixou para Sora em Kingdom Hearts II, o que une muitas pontas soltas da história. O jogo foi lançado apenas para Nintendo DS
8 – Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (2012)
Lançado para Nintendo 3DS e na coletânea HD 2.8 Final Chapter Prologue para PS4, o game traz belos gráficos e a possibilidade de jogar em três dimensões. Na narrativa, Yen Sid pede para que Sora e Riku participem do Teste de Qualificação para Mestre.
9 – Kingdom Hearts 0.2: Birth by Sleep – A Fragmentary Passage (2017)
No penúltimo jogo da lista, lançado para PlayStation 4, Aqua continua sua jornada no Mundo das Trevas. O game funciona como epílogo para Birth by Sleep e prólogo para o décimo título da lista.
10 – Kingdom Hearts III (2019)
No lançamento mais recente da saga, Sora tenta impedir o vilão Xehanort de criar uma nova Keyblade War, tentando encontrar os sete guardiões da luz para alcançar seu objetivo. O game foi lançado para PS4, Xbox One e PC, o qual deve ser jogado preferencialmente com um PC gamer.