PS5 Showcase: resumo de todos os anúncios do evento

A Sony realizou na última quinta-feira, 11, o aguardado evento para apresentação dos jogos do PlayStation 5. Além de trazer muitos títulos first party, a companhia também apresentou alguns jogos third party, que também serão lançados para outras plataformas. No entanto, o principal destaque ficou por conta da apresentação do design do console que, até então, vinha sendo mantido em segredo. Outra novidade revelada é que o PS5 será lançado em duas opções: um modelo padrão com unidade de disco Blu-ray Ultra HD e um modelo digital, sem unidade de disco.

PlayStation 5
A família PlayStation 5 (Imagem: Divulgação)

Além do visual do console, a Sony apresentou alguns dos acessórios que estarão disponíveis para o videogame no momento do lançamento. São eles:

  • Headset sem fio PULSE 3D – que conta com suporte a áudio 3D e dois microfones para cancelamento de ruído;
  • Câmera HD – com duas lentes 1080p para que os jogadores possam filmar e transmitir seus momentos mitológicos no jogo;
  • Controle de mídia – um controle remoto com microfone interno para navegar facilmente pelos filmes e serviços de streaming;
  • Base de carregamento DualSense – para um carregamento conveniente de controles DualSense sem fio.

Já a lista de jogos revelados foi longa. Ao todo, foram 26 jogos diferentes, incluindo alguns exclusivos aguardados, como a sequência de Horizon: Zero Dawn e Resident Evil 8. Sem mais delongas, vamos à lista!

Grand Theft Auto V e GTA Online

O jogo do ano de 2013 irá receber o segundo port para uma nova geração. Originalmente lançado em 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360, Grand Theft Auto V já havia chegado para PlayStation 4Xbox One e PC, via Steam e Epic Games Store, e agora também será lançado para PS5 e Xbox Series X. Além disso, GTA Online também chegará para a nova geração de consoles e, surpreendentemente, estará disponível separadamente e gratuitamente de forma exclusiva para o PlayStation 5 durante os primeiros três meses de lançamento. Leia mais aqui.

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

Sem muitas informações, a Sony e a Insomniac Games revelaram Marvel’s Spider-Man: Miles Morales para o PlayStation 5. O game será lançado no fim de 2020, ainda sem uma data exata, e será exclusivo do console. Confira nossa matéria completa.

Gran Turismo 7

Outra franquia que retorna na próxima geração é Gran Turismo. A sétima entrada na linha principal de jogos é desenvolvida pela Polyphony Digital e apresenta um gameplay com opções de personalização, além de corridas em terceira e primeira pessoa. Nossa matéria completa sobre o anúncio pode ser lida aqui.

Ratchet & Clank: Rift Apart

Outro exclusivo do PlayStation 5 revelado no evento foi um novo Ratchet & Clank. O trailer apresenta um visual esplendoroso, com muitos efeitos visuais e explosões. No entanto, ainda não há data de lançamento. Confira os detalhes.

Project Athia

Revelado pela Square Enix, Project Athia é um jogo em desenvolvimento e, segundo a Sony, conta com um nome provisório. O game é exclusivo do PS5 e apresenta uma guerreira em um planeta desconhecido, enfrentando criaturas perigosas e salta por penhascos e desfiladeiros. Saiba mais sobre o título aqui.

Stray

Revelado pela Annapurna Interactive e desenvolvido pela Blue Twelve Studio, o game nos coloca no papel de um gato, em uma distopia futurista. O título chegará ao PlayStation 5 e para PC, via Steam, em algum momento de 2021. Veja nossa matéria completa.

Returnal

Desenvolvido pela Housemarque, um estúdio parceiro da Sony, Returnal traz ação frenética e gameplay que exige reflexos instantâneos. Além disso, conta com gráficos incríveis, iluminação realista e muitas partículas. As informações completas podem ser lidas aqui.

Sackboy A Big Adventure

Um dos mascotes do PlayStation ganhará um jogo exclusivo após LittleBigPlanet. Sackboy: A Big Adventure é um jogo de aventura em 3D, mudando a perspectiva de jogos 2.5D em que o personagem costumava aparecer. Nossa matéria completa pode ser vista aqui.

Destruction Allstars

Mais um vindo de um parceiro da Sony, Destruction AllStars pega emprestado elementos de diversos jogos para criar uma identidade única. Domine a arte de intensos combates veiculares em arenas vibrantes em todo o mundo. Leia mais sobre o jogo.

Kena: Bridge of the Spirits

O estúdio independente Ember Lab irá lançar o game de aventura em um mundo de fantasia para PS5, PlayStation 4 e PC, via Epic Games Store. Ainda não há data para chegar, mas há alguma expectativa pelo jogo: os desenvolvedores são responsáveis pelo curta Majora’s Mask – Terrible Fate (2016) explorando a origem do Skull Kid da série Zelda. Saiba mais aqui.

Goodbye Volcano High

Desenvolvido e publicado pela KO_OP, o título apresentou um trailer recheado de dinossauros e um drama adolescente. De acordo com a sinopse oficial, trata-se de uma narrativa cinematográfica sobre o fim de uma era… e o começo de uma história de amor. O game chega no ano que vem, também com versões para PlayStation 4 e PC, via Steam. Confira os detalhes aqui.

Oddworld: Soulstorm

O título foi anunciado em 2017 e não recebia novidades há bastante tempo, mas parece que seu desenvolvimento está em pleno vapor, com um lançamento previsto para PS5, PS4 e PC. Os visuais do novo trailer chamam bastante atenção, mas o enredo é o que promete ser o chamatriz do novo jogo da Oddworld Inhabitants. Veja nossa matéria aqui.

Ghostwire: Tokyo

Shinji Mikami apresentou mais detalhes do seu novo jogo de terror e confirmou que será disponibilizado para a próxima geração. Publicado pela Bethesda, os jogadores puderam conferir um pouco do gameplay de Ghostwire: Tokyo. Nossa notícia completa traz mais detalhes sobre o jogo.

JETT: The Far Shore

Outro jogo que será lançado para PS4, PS5 e PC. Desenvolvido pelo estúdio do aclamado indie Sword & SworceryJETT: The Far Shore parece ter um escopo mais ousado que a primeira criação do estúdio e pretende ir além, afinal, o trailer é uma boa prova disso. Você pode saber mais em nossa matéria especial.

Godfall

O primeiro jogo anunciado para o PlayStation 5 ganhou alguns minutos de gameplay no evento. Assim, com lançamento previsto para o fim do ano, também com versões para PC, foi possível conferir o que esperar do jogo. Se quiser saber mais, leia aqui.

Solar Ash

Outro game publicado pela Annapurna Interactive, Solar Ash perdeu o Kindgom do nome, mas ganhou uma nova plataforma. O jogo era previsto para PS4 e PC, via Epic Games Store, no entanto, também chegará para PS5. Leia os detalhes aqui.

Hitman 3

O jogo que irá concluir a saga World Assassination do Agente 47 foi anunciado no evento para o PlayStation 5, mas também chegará para PS4, Xbox Series X, Xbox One e PC, em janeiro de 2021. Veja mais aqui.

Astro’s Playroom

Uma sequência espiritual de Astro Bot Rescue Mission foi confirmada e estará disponível como um dos jogos de lançamento do console. De acordo com a descrição do vídeo, ele já virá pré-instalado no PS5. Saiba mais em nossa matéria completa.

Little Devil Inside

O RPG de ação e aventura oferece elementos de sobrevivência em um mundo semi-aberto e atmosférico. Pelo trailer, podemos ver algumas novas cenas, monstros e vislumbres de jogabilidade em vários ambientes. Além do PS5, o título chegará para PS4, Xbox One, PC e Wii U. Veja mais.

NBA 2K21

A sequência de uma das mais aclamadas séries de simulação esportiva ganhou um trailer com gráficos incríveis. De acordo com a 2K, o título foi desenvolvido do zero para o PlayStation 5. Os gráficos estão surreais, mas queremos ver mesmo é o gameplay! Veja mais aqui!

Bugsnax

Os criadores de Octodad: Dadliest Catch trouxeram um novo jogo de aventura e extravagante para PS4 e PS5. Você pode tirar suas próprias conclusões assistindo ao trailer abaixo.

Demon’s Souls

O aguardado remake que deu origem ao gênero soulslike foi confirmado. Desenvolvido pela Bluepoint Games, o título chegará de forma exclusiva para PlayStation 5. Veja nossa matéria aqui.

Deathloop

Outro jogo da Bethesda, Deathloop, desenvolvido pela Arkane Studios, havia sido revelado na E3 de 2019, mas só agora recebeu mais novidades. O título chegará para PlayStation 5 e PC, ainda sem data exata. Leia mais sobre o game aqui.

Resident Evil VIllage

O oitavo lançamento da saga principal de Resident Evil foi, enfim, confirmado. O título chega no começo de 2021 para PlayStation 5, Xbox Series X e PC, via Steam, e traz de volta Ethan, de RE 7, e o lendário Chris Redfield, personagem clássico e ex-membro dos S.T.A.R.S. Nossa matéria completa está disponível aqui.

Pragmata

Uma surpresa e nova IP da Capcom. O trailer é bastante misterioso e não revela muito sobre o jogo, mas sabemos que trata-se de um jogo futurista, pois vemos um astronauta em uma vazia Times Square, e um gato holográfico. Todas as nossas impressões sobre o trailer estão aqui.

Horizon Forbidden West

Por fim, Horizon: Forbidden West, sequência de Horizon: Zero Dawn, foi anunciado como um exclusivo do PS5. Desenvolvido pela  Guerrilla Games, o título ainda não tem data de lançamento, mas ganhou um trailer empolgante. Confira tudo o que sabemos em nossa matéria.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.