Adaptador de PC para o PlayStation VR2 é lançado

Sony lançou nesta quarta-feira, 7, um adaptador que permite a compatibilidade do PlayStation VR2 com jogos de PC. Com isso, os jogadores poderão utilizar o headset de realidade virtual do PS5 para acessar a biblioteca de jogos da Steam. Para jogar, é necessário usar um cabo DisplayPort compatível com DisplayPort 1.4 e uma conta na Steam.

PlayStation VR2
Imagem: Divulgação

Para utilizar o PlayStation VR2 no PC, e explorar títulos populares como Half-Life: AlyxFallout 4 VR e War Thunder, é necessário que os sistemas atendam aos seguintes requisitos mínimos para garantir uma experiência satisfatória:

  • Sistema Operacional: Windows 10 de 64 bits ou Windows 11 de 64 bits
  • Processador: Intel Core i5-7600 ou AMD Ryzen 3 3100 (arquitetura Zen 2 ou posterior)
  • Memória RAM: 8 GB ou mais
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650 ou posterior (arquitetura Turing ou posterior), Série NVIDIA RTX, AMD Radeon RX 5500XT ou posterior, ou AMD Radeon RX 6500XT ou posterior
  • Para desempenho ideal, recomenda-se NVIDIA GeForce RTX 3060 ou posterior, ou AMD Radeon RX 6600XT ou posterior
  • DisplayPort: 1.4 (com porta de saída DisplayPort ou Mini DisplayPort padrão)
  • USB: Apenas conexão direta
  • Bluetooth: Bluetooth 4.0 ou posterior

A configuração será simplificada: basta conectar o PlayStation VR2 ao PC usando o adaptador e o cabo DisplayPort 1.4, e então baixar o aplicativo PlayStation VR2 e o aplicativo SteamVR na Steam. Com isso, será possível configurar o dispositivo, personalizar as configurações e a área de jogo, além de começar a comprar e jogar os títulos disponíveis na SteamVR.

Limitações do PlayStation VR2 no PC

Embora alguns recursos avançados do PS VR2, como HDR, resposta do headset, detecção de movimento dos olhos, gatilhos adaptáveis e resposta tátil, não estejam disponíveis ao utilizar o dispositivo no PC, outros elementos de imersão e alta fidelidade permanecem compatíveis. Isso inclui visuais 4K (2000 x 2040 por olho), campo de visão de 110 graus, detecção de toque de dedo, exibição transparente, renderização acelerada e áudio 3D em jogos compatíveis.

A Sony enfatiza que a experiência mais imersiva com o PS VR2 ainda é proporcionada no PS5, mas a nova compatibilidade com PC amplia as possibilidades de jogos de realidade virtual para os usuários. A biblioteca da Steam oferece uma variedade extensa de jogos, desde mundos abertos multiplayer até simuladores, jogos de ação furtiva, terror de sobrevivência, quebra-cabeças e jogos gratuitos favoritos dos fãs.

Lucas Soares

Jornalista e fã de videogames desde criança. Já teve Mega Drive, Game Boy Color, PS1, PS2, PS3, PS4, PSVR, PS Vita, Nintendo 3DS e agora tem "só" um PS5, um Nintendo Switch e um PC Gamer. Para ele, o melhor jogo da história é Chrono Trigger, mas Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, The Last of Us Part II e Red Dead Redemption 2 completam o Top-5.