AnálisesPCPlayStationSlideXbox

EA SPORTS WRC | Review

A Electronic Arts vai dominar o mundo dos jogos de esporte a qualquer momento! O mais novo jogo de seu portfólio agora é o EA SPORTS WRC, título oficial do Campeonato Mundial de Rali da FIA, que já está disponível para PlayStation 5Xbox Series X|S e PC, via EA AppEpic Games Store e Steam. O jogo, feito pela Codemasters, nos coloca em diversos percursos espalhados pelos quatro cantos do planeta, em carros de todas as divisões, além de modelos clássicos consagrados pela história do Rali mundial, recontando a história do WRC.

Antes de iniciar essa análise, vale ressaltar que eu, fã de automobilismo que sou, tive a experiência no jogo totalmente feita com base no uso do volante Logitech G29, com marchas sequenciais e freio de mão customizados, o que muda radicalmente a jogabilidade, trazendo mais imersão e realismo. Portanto, aperte os cintos e vamos ao que interessa!

Um rali diferenciado

Eu amo jogos de corrida voltados para a simulação, mas jogar qualquer título de rali sempre foi um grande desafio. Acostumado a corridas de rua e Fórmula 1, eu sempre vi nos games do WRC um grande obstáculo, embora eu até tentasse. Contudo, depois de muito tempo, muita paciência e a customização do meu setup, finalmente consegui me encontrar no EA SPORTS WRC. Uma das coisas que mais achei interessante no jogo da EA, foi que ele apresenta tutoriais explicativos de como você controla o carro em diferentes pistas e situações. Até existiam tutoriais similares assim em outros títulos, mas nunca tinha sentido tanta confiança quanto em EA SPORTS WRC.

Assim, desde que comecei a jogar e a estudar os carros, pistas e como reagir a diferentes tipos de terrenos e pistas, pude perceber a complexidade do esporte, que não consiste apenas em velocidade, mas em muita técnica, reflexos e controle, sobretudo ao jogar com um volante, marchas e o freio de mão. São muitas coisas para pensar ao mesmo tempo, e isso torna a experiência em algo ainda mais incrível. Porém, já adianto para os menos empolgados, que o EA SPORTS WRC tem uma série de opções que deixam o jogo mais fácil de ser apreciado, excluindo boa parte das coisas que um simulador exige. Dependendo das escolhas, os impactos das superfícies podem ser praticamente erradicados.

ea sports wrc rally
Um novo nível nos jogos de rali. (Imagem: Divulgação)

Ou seja, mesmo sendo um baita simulador, EA SPORTS WRC também traz consigo um aspecto democrático, permitindo que todos tenham uma experiência com o rali. É claro, o jogo não vira simplesmente um arcade, mas fica muito mais fácil. E para quem quer só se divertir, ignorando simulação e outras coisas, é uma ótima pedida.

Crie sua própria equipe e muito mais

De engenheiros a pilotos parceiros, EA SPORTS WRC permite a criação de equipes de rali totalmente customizáveis. Com isso, contratamos funcionários, tomamos escolhas de calendário, ajeitamos todos os mínimos detalhes mecânicos dos carros, estilizamos… enfim, temos o poder de fazer muita coisa. Desta forma, o modo nos permite ser um “construtor”, visando ter o melhor carro da história. E é claro, não é uma tarefa nada fácil. E isso pode ser ainda mais complicado, já que o jogo não está legendado em português, o que é uma pena.

Confesso que aprendi muita coisa ao jogar esse modo, e isso me animou a dar continuidade no jogo. É claro, não é nada fácil, sobretudo se você escolher as opções mais próximas da simulação. Para se ter uma ideia, caso você dê uma “perda total” no carro, já estará eliminado. E isso aconteceu algumas vezes. Uma curva mal feita, uma batida muito forte, enfim… existem mil e uma maneiras de se acabar com a etapa. Não só isso, consegui entender as diferentes características mecânicas do carro, embora este não seja lá o meu forte. De toda forma, está ali, e você pode (ou não) se aprofundar. Concluindo, EA SPORTS WRC acertou demais com esse modo.

ea sports wrc rally
Construir meu próprio carro é algo que me agrada demais. (Imagem: Divulgação)

EA SPORTS WRC também apresenta outros modos, como o Moments, em que é possível reviver momentos recentes e do passado do Campeonato Mundial de Rali. Para os fãs que acompanham o WRC a muito tempo, isso certamente tem um gosto bem especial. No meu caso, confesso conhecer poucas coisas, mas acabei achando legal a ideia de recriar momentos e, assim, aprender mais sobre o esporte.

Além disso, o game apresenta campeonatos criados de maneira randômica ou não, corridas contra o relógio, diversos modos multijogador multiplataforma e rali de regularidade. São muitos modos para jogar, e, mais uma vez, a EA acerta aqui. É claro, não há nada de muito diferente de outros jogos, mas é isso.

ea sports wrc rally
Um baita simulador, vale ressaltar. (Imagem: Divulgação)

Outros pontos relevantes

EA SPORTS WRC apresenta três tipos de terreno: terra, neve e asfalto, cada um com características bem específicas, aumentando ainda mais o nível de realismo. Desta forma, a cada tipo de terreno, deveremos escolher pneus e configurações específicas para ter maior controle. Além disso, o jogo foi feito baseado em mais de 25 anos de jogos de rali, uma das grandes marcas da Codemasters. Portanto, será possível dirigir carros licenciados do WRC, WRC2 e Junior WRC, com pilotos, equipes e pinturas da temporada de 2023.

Além dos carros épicos, também é possível utilizar cerca de 70 veículos históricos autenticamente recriados, em mais de 200 etapas lançadas juntamente com o jogo, das temporadas mais recentes a outras clássicas. E tudo isso com gráficos condizentes com a nova geração, que trazem muito realismo para a experiência do game. Isso é realçado também pelo áudio do jogo, que amplifica o grau de imersão proposto pela EA e a Codemasters.

ea sports wrc rally
Os gráficos estão incríveis! (Imagem: Divulgação)

Vale a pena comprar EA SPORTS WRC?

Sinceramente, EA SPORTS WRC é o melhor jogo da modalidade que já pude experienciar. E olha que pude testar vários. No entanto, nunca senti um jogo ser tão balanceado como esse, atendendo a vários públicos, com uma jogabilidade totalmente customizável. Aliás, até para configurar diferentes dispositivos como o volante, a marcha e o freio de mão, facilitando bastante a vida do jogador. Aqui, vale destacar o impacto do Force Feedback na jogabilidade, que torna a experiência em algo muito mais imersivo.

Não só isso, o jogo conta com gráficos e sons excelentes, bem como modos variados e diversos veículos. Desta forma, EA SPORTS WRC é um jogo bem completo e que certamente trará novos jogadores para o mundo do rali virtual. O único ponto do jogo que pesa contra ele, é que, mais uma vez, a EA não localizou um jogo seu para o público brasileiro, o que acho uma pena. Isso poderia chamar a atenção de mais jogadores, embora eu acredite que quem quer jogar, vai de qualquer jeito, mesmo sem entender. Contudo, com jogos cada vez mais caros, precisamos ser ainda mais exigentes.

Enfim, ao que tudo indica, a Codemasters surpreendeu e conseguiu subir ainda mais o nível de seus jogos de rali, estabelecendo um novo padrão, trazendo uma jogabilidade incrível e tudo o que há de bom neste incrível e desafiador esporte. Concluindo, se você é fã de rali ou curioso, vale (e muito), dar uma chance para EA SPORTS WRC. E antes que você me pergunte, não. A EA não estragou essa franquia. Muito obrigado, Codemasters!

*Review elaborada em um PC equipado com uma GeForce RTX, com código fornecido pela Electronic Arts.

EA SPORTS WRC

R$ 249,00+
8.8

Jogabilidade

9.0/10

Gráficos e sons

8.8/10

Licenças, jogadores e imersão

8.8/10

Extras

8.5/10

Prós

  • Gráficos surpreendentes
  • O jogo fica ainda mais incrível e imersivo com um volante
  • Variedade de pistas e carros surpreende

Contras

  • Não é legendado para o português, o que é uma pena
  • Desempenho do jogo é exigente, sobretudo em 4K

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.