Nimo TV apoia a diversidade de gênero no universo gamer

As mulheres estão dominando o mundo dos games, e isso está ficando cada vez mais evidente. De acordo com a Pesquisa Game Brasil, realizada pela Sioux Group, Blend New Research e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em 2019, 53% das pessoas que jogam são do sexo feminino, estando entre a faixa etária de 25 a 34 anos.

nimo tv korah
Korah, uma das streamers da Nimo TV. Imagem: Divulgação.

Porém, vale ressaltar que estes dados colocam tanto as mulheres que jogam casualmente no smartphone, como as que jogam online e participam de competições mundo afora. De toda maneira, já mostra que elas são maioria neste universo, conhecido muitas vezes por ter uma comunidade machista e tóxica.

O papel da Nimo TV na representatividade feminina

E neste cenário, a Nimo TV, plataforma de streaming com foco na transmissão de games, tem apostado muito nas mulheres. Sendo assim, a empresa vem ampliando o seu hall de streamers que conta com nomes como LOUD BabiLOUD Mii e LOUD Voltan, do time LOUD; Mari, do Los Grandes; Korah do Black Dragons; e Lucroft do grupo Buique. Já no estilo “lifestyle” são 21 streamers, com destaque para Karen CamilaDEUSA_FF e Lyah Mendes, mulheres que atingem grande número de engajamento na plataforma.

“A história de que os games eram vistos como algo quase que exclusivo do público masculino é velha e já caiu por terra há muito tempo. Cada vez mais as mulheres conquistam seu espaço dentro da indústria e em todas as áreas, seja em desenvolvimento, streaming ou como atleta profissional de eSport. Assim sendo, a plataforma quer reconhecer isso cada vez mais”.

Rodrigo Russano Dias – gerente de Marcas e PR na Nimo TV.

E, segundo a Nimo TV, é por isso que a empresa quer trazer cada vez mais mulheres para sua equipe de streamers. Esse tipo de representatividade é extremamente importante para que o cenário dos games comece a se modificar, sendo plenamente tolerante e menos tóxico com as mulheres.

A equipe feminina

Mari é a recém chegada na plataforma. Streamando há pouco mais de três meses, tem 20 anos, conta com quase 30 mil seguidores e é a única mulher da equipe Los Grandes, que conta com apenas 10 membros. Assim como vê seu público crescer a cada dia, suas lives chegaram a ter mais de 15 mil usuários simultâneos assistindo. Contudo, ela por vezes tem que lidar com as dificuldades, como os comentários machistas e fora de contexto.

Já Korah está próxima de completar um ano de Nimo TV, tendo mais de 116 mil inscritos em seu canal. Contudo, sua vida como streamer começou em agosto de 2018. Membro do time de influenciadores Black Dragons, passa até oito horas no ar. Além disso, atua na organização de campeonatos amadores na Liga Leal, empresa que criou após entrar para o universo do eSports.

Outra promessa presente na equipe da Nimo TV é Lucroft, que streama há três anos, mas sempre foi apaixonada pelos games. Ela faz parte do grupo Buique, que tem por bases a diversidade de gênero e a luta contra o preconceito. Portanto, por ser uma mulher trans, sua busca por um lugar de destaque no mundo dos games é grande.

“Escutei que isso nunca daria em nada ou que nunca sairia do lugar. E aqui estou eu! Tendo pessoas que me apoiam, tendo uma plataforma que está presente no que eu precisar! Isso é gratificante, me faz ver o quanto sonhos podem se tornar realidade. Como mulher trans fico ainda mais emocionada por poder mostrar a outras que elas não estão só e que cada uma pode chegar onde quiser, basta acreditar em si mesma”.

Lucroft, streamer da Nimo TV.

Sobre a Nimo TV

Nimo TV é uma plataforma com foco na transmissão de diversos jogos eletrônicos, eSports e conteúdos criativos. A empresa, criada pela Huya, um dos maiores serviços de streaming de jogos da China, chegou ao Brasil com visando oferecer conteúdo de qualidade e divertir quem quer transmitir partidas ou assistir seus canais favoritos.

Dentre os principais recursos da Nimo TV, estão o “Ultra HD Broadcasting”, “Video Second Open”, “Full Link Monitoring” e “Mobile Streaming”. Esta última permite que a transmissão de sessões de gameplay sejam feitas ao vivo e diretamente do aparelho mobile.

Álvaro Saluan

Historiador e cientista social de formação, é completamente apaixonado por videogames e escreve sobre o tema há uns bons anos. Vê os jogos para além do entretenimento, considerando todo o processo como uma grande e diversificada arte.