Ruined King: Uma História de League of Legends | Review

Ruined King: Uma História de League of Legends é um RPG de turnos que se passa no mundo de League of Legends. O famoso lolzinho é um MOBA que se popularizou pelo mundo, por apresentar uma jogabilidade rápida e complexa, se tornando rapidamente um grande sucesso no mundo dos jogos competitivos. Além disso, o título sempre se destacou por entregar aos jogadores campeões diversificados e com personalidades únicas. Este aspecto único dos personagens acabou levando a Riot a criar várias obras derivadas de LOL. Algumas delas são: a série Arcane na Netflix e também o game que está sendo analisado aqui, Ruined King: Uma História de League of Legends.

Diferente do título original, está aventura será focada em alguns campeões, sendo eles: Ahri, Yasuo, Illaoi, Pyke, Braum e Miss Fortune. Durante a aventura, controlaremos cada um deles, com seus próprios objetivos e habilidades, tendo apenas um grande objetivo em comum. Salvar a região de Runnetera de uma maldição sombria que se aproxima das distantes ilhas das sombras. Portanto, será que está nova aventura no mundo de League of Legends consegue entregar uma jornada marcante? Confira agora em mais uma review do Pizza Fria!

A maldição das ilhas das sombras

Ruined King: Uma História de League of Legends começa com uma cinemática mostrando como a ilha das sombras de tornou um lugar amaldiçoado. Um rei tentou ressuscitar a sua amada usando águas misteriosas e de certa forma, conseguiu alcançar o seu objetivo. Entretanto, foi uma versão corrompida de sua esposa que retornou a vida, o apunhalando com uma adaga. Logo, ao morrer ele também foi corrompido por está maldição, força está que se espalhou por todo o seu reino. Portanto, após está introdução, somos apresentados aos protagonistas do game, Ahri, Yasuo, Illaoi, Pyke, Braum e Miss Fortune.

Ruined King: Uma História de League of Legends
Yasuo, um dos protagonistas de Ruined King: Uma História de League of Legends. (Imagem: Divulgação)

Cada um deles terá o objetivo em comum de lutar contra está maldição, que cada vez mais se aproxima de Águas Sentina, a principal região do jogo. Entretanto, eles possuem motivações diferentes para estarem contra a força maligna. Grande parte do desenvolvimento destes personagens será em torno de descobrirmos os seus reais motivos e até que ponto eles irão para alcança-los. Logo, a interação entre eles nas missões ao decorrer do título acaba sendo um dos grandes destaques na campanha.

Pois eles muitas vezes apresentarão visões diferentes de como resolver os problemas que encontrarmos pelo caminho, sejam eles bandidos, enigmas ou até mesmo uma grande ameaça. Para os fãs de League of Legends, a história de Ruined King: Uma História de League of Legends é lotado de referências e aprofundamentos em vários aspectos do lore e background dos campeões presentes no MOBA. Entretanto, os jogadores que estiverem tento o primeiro contato com este universo criado pela Riot, também poderão aproveitar uma excelente narrativa.

Um excelente RPG de turnos

Ruined King: Uma História de League of Legends possui uma visão isométrica e uma jogabilidade que me lembrou bastante Divinity Original Sin 2, porém de forma mais simplificada. Não temos aqui um sistema de escolhas super vasto que irá alterar todo o mundo ao nosso redor, por exemplo. Entretanto, o game incentiva bastante que os jogadores explorem as regiões do game em busca de segredos, missões opcionais e documentos com informações sobre a localidade que se encontram. No título, podemos controlar até 3 personagens em uma party, entretanto, todos só estarão presentes nos momentos de combate.

Ruined King: Uma História de League of Legends
Ao entrarmos em combate, toda a parte de reunirá para o confronto. (Imagem: Divulgação)

Logo, enquanto exploramos as regiões do título, podemos escolher entre um dos heróis presentes naquele momento e ao decorrer da história, quando encontrarmos outros personagens, poderemos assumir o controle deles também. Minha personagem favorita foi Miss Fortune, ela é uma mulher habilidosa e com uma personalidade forte, que se destacou bastante em todos os seus momentos ao decorrer do game.

Os combates em Ruined King: Uma História de League of Legends apresentam uma clássica gameplay por turnos. Logo, quando o confronto se inicia, devemos realizar uma série de ataques para derrotar o inimigo.

Cada membro da party pode executar um ataque por vez, sendo eles um Ultimate, Instantâneo e Rota. O instantâneo é um ataque mais fraco, mas que é executado de imediato. O de rota ao executarmos, nosso turno será passado e na próxima jogada a ação será realizada. E a ultimate é um ataque supremo tão forte, que pode até mesmo mudar completamente o rumo da batalha. Além disso, alguns personagens também possuem habilidades passivas e de cura, que podem ser usadas para curar personagens com HP baixo ou caídos.

Combates variados e inimigos diversificados

Embora o sistema de combate de Ruined King: Uma História de League of Legends pareça simples, o game faz um excelente trabalho em tornar cada confronto algo único. Pois, em cada luta enfrentaremos inimigos diversificados que podem ser bandidos, criaturas e até mesmo forças místicas das sombras. Além disso, ao decorre da campanha, nossos heróis irão upar de nível e ganharão novas skills que podem ser usadas em combates ou adicionadas aos personagens de forma passiva, fornecendo assim um bônus positivo, como mais HP ou experiência após a batalha.

Ruined King: Uma História de League of Legends
Os inimigos que enfrentamos em Ruined King: Uma História de League of Legends são diversificados e exigem que os jogadores criem estratégias para derrota-los de maneira eficaz. (Imagem: Divulgação)

Também encontraremos runas que podem ser adicionadas nas armas, tornando-as mais fortes em combate. É importante que os jogadores fiquem atentos na criação das builds, pois, principalmente em partes mais avançados do game, os inimigos irão ser extremamente desafiadores. Logo, é importante que os players também façam uma combinação correta de personagens no grupo para enfrentar determinado inimigo.

Gráficos e trilha sonora

O visual de Ruined King: Uma História de League of Legends é um aspecto que deixa a desejar. Embora o game apresente uma excelente arte durante algumas cinemáticas, durante o gameplay fica evidente que o título possui certa limitação. Os cenários não possuem muita riqueza de detalhe e nem efeitos, os personagens não apresentam uma boa expressão facial. Logo, o título poderia ter trabalhado melhor estes aspectos. Além disso, não temos uma grande variedade visual envolvendo as localidades que visitamos. A sensação que tive jogando, é que sempre estava andando pelos mesmos lugares e nunca chegava em um local realmente novo. Isto torna a exploração no jogo pouco inspirada e até mesmo entediante em alguns momentos.

Ruined King: Uma História de League of Legends
O gráfico em geral e principalmente as expressões faciais são um aspecto que deixa a desejar. (Imagem: Divulgação)

A trilha sonora também é um aspecto que deixa a desejar. Embora inicialmente as trilhas sejam boas, com um grande toque de aventura, logo fica claro que elas são repetitivas. Portanto, semelhante aos elementos visuais, isto tira bastante a imersão durante os confrontos e exploração no título, pois temos a impressão que estamos fazendo sempre a mesma coisa.

Desempenho

Minha experiência foi no PlayStation 4 Slim. O game fluiu de uma maneira satisfatória ao decorrer de toda a campanha, sendo que não tive problemas de performance, bugs e nem travamentos. Entretanto, o game apresenta muitos loadings na campanha e eles são bem demorados, algo que não faz muito sentido considerando que não estamos falando de um título em mundo aberto ou com visuais muito avançados.

Vale a pena comprar Ruined King: Uma História de League of Legends?

Ruined King: Uma História de League of Legends apresenta uma aventura divertida, com elementos de RPG de turnos competentes. O grande foco do jogo é na história e é excelente finalmente conhecer mais sobre o background de League of Legends e de alguns dos principais campeões do game. Entretanto, o título acaba deixando a desejar em alguns aspectos, como os gráficos e na variação de cenários e trilhas sonoras ao decorrer da campanha.

Por fim, Ruined King: Uma História de League of Legends é um título que recomendo fortemente para os fãs de carteirinha de LOL, entretanto, para os novatos neste universo, o mais recomendado é esperar uma promoção.

Ruined King: Uma História de League of Legends foi desenvolvido pela Riot Forge e lançado no dia 16 de novembro para Nintendo SwitchXbox OnePlayStation 4 e PC, via SteamGOG.com e Epic Games Store.

*Review elaborado em um PlayStation 4 Slim, com código fornecido pela Riot Forge.

Ruined King: Uma História de League of Legends

R$ 159,90
7

História

8.0/10

Gameplay

8.0/10

Gráficos e Sons

6.0/10

Inovação

6.0/10

Prós

  • A história é interessante e expande o universo de League of Legends
  • Os personagens são carismáticos
  • Os combates por turnos funcionam bem
  • Legendas e dublagem em PT-BR

Contras

  • A ambientação é muito repetitiva
  • O visual no geral poderia ter sido melhor trabalhado, principalmente o design visual dos cenários e as expressões faciais dos personagens
  • O game apresenta muitos loadings longos no PlayStation 4

Leandro Paiva

Um estudante de jornalismo e o primeiro estagiário do site. Degustador nato de coxinha e pizza fria com ketchup. Amante de RPG, principalmente aqueles em que é possível pescar em vez de fazer a missão principal. Piadista em tempo integral e um grande degustador de café. Defensor de Birds of Prey e da DC em geral nas horas vagas.